quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Dexter – 4x01 ‘Living the Dream’

Comentário de episódio inédito até mesmo nos EUA,
onde só será exibido no dia 27 de setembro.


Sendo centrada num serial killer, é óbvio que Dexter não poderia deixar de ser considerada uma produção adulta. Isso contudo, não a anula como entretenimento que é em sua essência, o que de certa forma exige uma reinvenção constante que mantenha o envolvimento do espectador, afinal, é improvável que à essa altura ainda desconheçamos algum aspecto psicológico mais impactante de seu protagonista. E é exatamente com essa ‘obrigação’ nas costas, que Living the Dream abre a 4ª temporada da série, apresentando novas dinâmicas, novo antagonista, e um Dexter igual, mas diferente.

Leia mais...

    Escrito pelo produtor executivo da série, Clyde Philips, o episódio explora a dificuldade de Dexter em equilibrar seu ‘hobby’ com suas obrigações profissionais, além das de marido e pai de três (a agora aborrescente Astor, o ainda pequeno Cody e o bebê Harrison, fruto de seu casamento com Rita). Nesse cenário e com o humor negro já peculiar à série, surgem diversas passagens curiosas que evidenciam o crítico estado do protagonista. Numa delas, a auto paródia da abertura da série serve para evidenciar o cansaço e o esgotamento físico e mental ao qual Dexter estava exposto àquela altura, e que foi inclusive responsável pelo gancho final do episódio quando após fazer mais uma vítima (um assassino que escapara da justiça por culpa de Dexter, diga-se), ele sofre um acidente com o carro que guarda na mala, a prova de seu crime.

    Igualmente bem sacada foi a introdução do ‘Trinity Killer’, personagem do veterano John Lithgow que surge de forma gradual, mas não menos impactante ao mostrar seu modus operandi meticuloso e cruel de matar. A aparição desse que será o grande antagonista de Dexter ao longo da temporada, serviu também como artifício para o retorno de Frank Lundy (o bom personagem de Keith Carradine) que agora um agente aposentado, tem um único objetivo: identificar o serial killer que conseguiu permanecer à margem da lei por mais de 30 anos.

    Com roteiro inspirado e com um elenco entrosado garantindo o tom da série, o episódio abriu bem o que promete ser mais uma temporada consistente de Dexter, cujo protagonista agora ‘vive o sonho’ de ser bom profissional, bom marido e pai, e também o matador eficiente de sempre nas horas vagas.

    Outras observações:

    - Curioso que a relação entre Debra e LaGuerta tenha ficado tão amistosa, uma evolução interessante quando lembramos como era no início da série. Por falar na tenente, não deixou de ser uma surpresa a revelação de que ela e Angel Batista mantém um caso às escondidas, o que aliás, deve render uma subtrama no mínimo divertida.
    - Falando ainda em relacionamentos, inegável que a volta de Frank balançou Debra. Resta saber se isso significará alguma mudança na ligação dela com Anton.
    - A investigação de Debra sobre as relações de Harry com informantes dá espaço à pergunta: será que é nessa temporada que o segredo de Dexter virá à tona para sua irmã?
    - Ainda sobre isso, me parece razoável imaginar que em algum ponto Rita começará a desconfiar de Dexter, já que é provável que seu cansaço possa provocar descuidos.

10 comentários:

  1. Novamente o episódio vazou. Com certeza isso é jogada de marketing, o mesmo aconteceu com a 2ª e 3ª temporada.

    ResponderExcluir
  2. David, peguei sua deixa e já baixei o episódio tb...mas tenho a mesma pergunta do Fábio: vazou ou foi intencional para promoção? Vc sabe?
    Parabéns por manter o Dude News...sempre leio o q vc escreve sobre o Dexter e o True Blood...

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelas visitas, Fernando. Agora, quanto ao motivo do vazamento, difícil apontar com certeza se foi intencional ou não, mas é no mínimo suspeito que todo início de temporada tenha vazado. De qualquer forma, quem somos nós para reclamar, não é mesmo?

    Abração para todos!

    ResponderExcluir
  4. se não era essa a intenção do canal doi muito engraçado pois eles não queriam nem que o DUDE divulgasse o material promocional(veja bem o nome:PROMOCIONAL) da série,achei ótimo que tenha caído na rede seria legal se mais episódios caissem na rede também.
    estou amando isso!!!! já estou procurando o arquivo para baixar ;)

    ResponderExcluir
  5. Só faltou comentar que Masuka continua hilário com sempre!

    ResponderExcluir
  6. Tem razão, vamos simplesmente aceitar que foi possível assistir antes do dia 27/09...rs
    Para mim, séries como True Blood e Dexter são essenciais enquanto não chega janeiro...;)

    ResponderExcluir
  7. Tonight's The Night

    *-*

    Aiai...como tava com saudade
    Só vou dizer uma coisa: quando o roteiro de Dexter parar de inovar e se reinventar a série simplesmente vai acabar...e esse é o maior desafio...que é cumprido a cada episódio e faz dessa série uma das melhores! E falo isso com a maior certeza!
    Espero que essa temporada seja invrível!

    Adorei a paródia da abertura haha hilária *-*

    Off: como as personagens LaGuerta e a dr. Cuddy (de House) são parecidas o.O

    ResponderExcluir
  8. Desta vez o "vazamento" foi diferente: nas duas temporadas anteriores os episódios vazados foram "DVDs Rip", desta vez não. O que teve a melhor qualidade de imagem foi um HDTV falsificado :P

    Mas assim foi muito bom, e acredito que seja jogada de marketing mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Tenho que concordar que o episódio foi empolgante e me animou para acompanhar a nova temporada!

    True Blood e Dexter estão me ajudando a superar a ausência de Lost e estão o fazendo com a maior competência!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.