quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Seria True Blood a nova Twin Peaks?

Comparar séries de universos tão distintos, geralmente é uma grande furada, mas como a matéria escrita por Ben Rawson-Jones para o Digital Spy faz apontamentos bem coerentes com questão que dá título a este post, resolvi dividí-la com vocês.

Leia mais...

    Por Ben Rawson-Jones

    Coisas estranhas acontecendo numa comunidade rural habitada por jovens complicados, viciados em droga, um assassino misterioso e toda sorte de entidades não humanas à espreita na floresta. Essa descrição poderia se aplicar tanto à lendária Twin Peaks quanto à triunfante (e nova série) True Blood. É claro que há grandes diferenças entre as duas produções, mas é bem interessante ver a quantidade de similaridades que dividem.

    Morador local boa pinta envolvido com drogas, promiscuidade e suspeito de assassinato

    Jasom, o irmão de Sookie Stackhouse teve muitas conquistas amorosas. O badboy loiro é parecido com o personagem de Bobby Brigs em Twin Peaks, que teve um caso com Laura Palmer e com Shelley. O sangue de vampiro é a droga escolhida por Jason, enquanto cocaína era a de Bobby. Além disso, os dois jovens foram questionados quando ex-amantes foram brutalmente assassinadas.

    Fetiche por tortas

    A suculenta fatia de torta de cereja aparecia em Twin Peaks por cortesia da RR Diner nas cenas que mostravam Dale Cooper e muitos outros personagens totalmente obcecados em devorá-la. À certa altura daquela série, o chefe do FBI, Gordon Cole soltou a clássica frase: “Pretendo escrever um poema épico sobre essa linda torta!” Enquanto isso, em True Blood a torta da avó de Sookie apareceu quase como provocando fetiche entre aqueles ao redor. E foi justamente naquele doce, que Sookie encontrou conforto depois de um momento traumático. Mais tarde, a tentativa dela de encontrar pistas sobre uma garçonete assassinada que aparece numa visão, leva Sookie ao Big Patty’s Pie House onde um sujeito esquisito serve tortas...

    Policiais não muito espertos

    Nem Twin Peaks nem True Blood deixam a impressão de que a força policial local seja de confiança. Em Twin Peaks, o oficial Andy provou ser um chorão inveterado. Em True Blood, seu homônimo é ridicularizado por moradores que não o levam a sério por seguir o assassino errado ou por tentar desvendar a razão do estranho comportamento de Sam.

    Sequências de fantasia surreais

    Anões dançarinos que falavam de trás para frente e misteriosos gigantes apareciam nos proféticos sonhos do agente Dale Cooper, embora fosse surpreendente que ele conseguisse dormir dada a quantidade de café que tomava. Em True Blood, a aura fantástica era induzida pelo sangue de vampiro que Jason e Amy experimentavam em viagens para lá de psicodélicas.

    Narrativa distinta

    Na primeira temporada de ambas as séries, a atenção é frequentemente centrada no que ocorre na tv. Em Twin Peaks, a comunidade acompanhava a novela ‘Invitation to Love’, que ecoava vários temas ligados à narrativa da série. Em Bon Temps, Lousiana, os residentes estào quase sempre ligados na cobertura dos canais a respeito dos direitos civis dos vampiros e das questões políticas ligadas a isso.

2 comentários:

  1. Achei as comparações bem fracas..

    Fixação por tortas só porque em UM episódio a Sookie as come?

    Também não acho que os debates Vampiros X Humanos possam ser considerados uma narrativa distinta, já que fazem parte de um mesmo universo, inclusive utilizando muitas vezes os mesmos personagens, como os da Sociedade do Sol...

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de True Blood, assim como de Twin Peaks, que assisti completo + o filme..e sinceramente, achei que o jornalista forçou e muito a barra. A única semelhança que consigo ver entre as séries é a inspiração. Personagens bizarramente bem construidos e dialogos acima da média.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.