segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Estreias da Temporada 2009/2010 (Parte 3) – The Forgotten, The Good Wife, NCIS: LA, Mercy e Eastwick



Na terceira parte dessa cobertura das séries estreantes, os destaques são os dramas. Tem investigações sobre vítimas não identificadas em The Forgotten, um drama jurídico diferente em The Good Wife, spin-off com NCIS: LA, mistura de Grey’s Anatomy com Nurse Jackie em Mercy e adaptação de filme famoso em Eastwick.

Leia mais...

    Obs.: Todas as datas de estreia se referem à exibição nos EUA

    The Forgotten (estreou no dia 22 de setembro)

    No mundo do atualmente onipresente produtor da tv americana Jerry Bruckheimer (da franquia CSI e Without a Trace por exemplo) nada se cria, tudo se adapta. Se Cold Case mostrava um grupo policial especializado em investigações de crimes não resolvidos, The Forgotten é sobre um grupo de voluntários civis que investigam casos envolvendo vítimas não identificadas. ‘Original’, não?

    Embora todos os voluntários do grupo se envolvam naquele trabalho por alguma razão pessoal, não tem como não negar que a série força muito a barra colocando civis sem qualquer preparo para fazer investigações perigosas (a exceção é o personagem de Christian Slater que é um ex-policial). E se esse pequeno detalhe nem chega a comprometer a série totalmente, a trama e seus personagens desinteressantes apontam uma certeza quando o episódio Piloto termina: The Forgotten é só (mais) uma série bem feitinha, mas igualmente - com o perdão do trocadilho que o título permite - esquecível...

    The Good Wife (estreou no dia 22 de setembro)

    O lado bom de se ver uma série nova sem ter expectativa nenhuma, é que qualquer traço de novidade no que se vê já pode ser suficiente para ganhar seu interesse. Contudo, dizer isso de The Good Wife é ser injusto e superficial, afinal, a produção explora o mundo das séries jurídicas sob um novo prisma, mesclando o drama pessoal de sua ótima protagonista ao caso em foco.

    Contando com Julianna Margulies (a Carol de ER) no papel de Alicia Florrick, uma dedicada esposa que vê sua vida mudar radicalmente depois que um escândalo envolvendo seu marido (Chris Noth, o Mr. Big de Sex and the City) vem à tona, The Good Wife mostra o choque na vida de uma mulher que de uma hora para outra se vê não apenas obrigada a voltar a trabalhar como advogada depois de vários anos ‘aposentada’ em casa, bem como a descobrir se sua família ainda tem chance de ficar de pé. À princípio pode até parecer desisteressante, mas acredite, a série é das mais promissoras da temporada e merece os elogios que vem recebendo sobretudo pela composição equilibrada de Margulies.

    NCIS: Los Angeles (estreou no dia 22 de setembro)

    Honestamente passo bem longe de ser admirador de NCIS, a série que originou esse spin-off estrelado por Chris O’Donnell e LL Cool J, mas curioso que sou, resolvi conferir o Piloto dessa variação passada em Los Angeles. O veredicto? Embora bem produzida, NCIS: LA é, tal qual sua matriz, só mais uma série de ação repleta de exageros estéticos (a quantidade de cenas telegrafadas beira o absurdo) sem nenhuma qualidade que a faça ter algo a dizer.

    Anticlimática e previsível, a trama do Piloto nada mais é que um veículo usado para (tentar) provar que a dupla de protagonistas Sam e ‘G’ Callen (Cool J e O’Donnell respectivamente) é realmente fodona e tira de letra a missão de impedir que ameaças à segurança nacional se tornem realidade. Sendo assim, só sobra à série a capacidade de fazer rir com a personagem chamada Hatty, uma senhorinha de 1,50m que além de dar ordens e fornecer os gadgets da missão, é uma cópia idêntica da Edna de Os Incríveis. Brincadeiras à parte, a verdade é uma só: NCIS: LA fará tanto sucesso na audiência quanto a original, mas será tão dispensável quanto ela.

    Mercy (estreou no dia 23 de setembro)

    Receita para tentar emplacar uma nova série médica: pegue a fórmula de uma produção já veterana (Grey’s Anatomy), coloque os médicos como coadjuvantes, acrescente uma protagonista feminina que não por acaso seja enfermeira tal qual oa de outra série recente bem elogiada (Nurse Jackie) e pronto, você tem Mercy saindo fresquinha do forno.

    Centrada em Veronica, uma enfermeira experiente recém chegada do Iraque, Mercy nada mais é que uma cópia honesta(?) daquela mescla de casos médicos com pequenos conflitos profissionais e pessoais (leia-se romances dentro e fora do hospital). Fora isso, sua protagonista é um espelho menos complexo daquela de Nurse Jackie de quem também pega modelos para outros personagens, como por exemplo, a enfermeira novata e inexperiente (papel de Michelle Trachtenberg). Dizer que a série é pessima seria injusto, mas se aquelas que a inspiraram continuam na ativa, para que optar pela cópia?

    Eastwick (estreou no dia 23 de setembro)

    Repetindo o enredo base do filme que a originou (As Bruxas de Eastwick, produção de 1987 estrelada por Cher, Susan Sarandon, Michelle Pfeiffer e Jack Nickolson), Eastwick, dramédia sobre três mulheres que se descobrem com dons para lá de incomuns, é praticamente uma Desperate Housewives com poderes sobrenaturais.

    Divertida sobretudo graças à boa química de seu trio de lindas protagonistas (Roxie, Joanna e Kat), Eastwick no entanto tem toda pinta de ser aquele tipo de série com prazo de validade curto. Sendo assim, se você não dispensa um guilty pleasure, essa pode ser uma alternativa bem razoável dessa temporada.

10 comentários:

  1. Oi, Davi
    Olha só, a senhorinha de 1,50m é a Linda Hunt, que até Oscar já ganhou, pelo ótimo O Ano em que vivemos em perigo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Sim sim Flávia, o filme aliás é muito bom exatamente por causa da composição dela de um personagem masculino. Meu ponto no comentário de NCIS:LA nem foi pela atriz, mas sim pela caracterização exagerada e fisicamente idêntica à da personagem da animação da Pixar ;)

    ResponderExcluir
  3. Davi, e os comentários do episodio 2x02 de Fringe "Night of Desirable Objects" ? ;)

    ResponderExcluir
  4. Devem ir pro ar no mais tardar amanhã Eduardo. O tempo para ver e escrever, mesmo que de forma breve sobre tudo, tá escasso infelizmente =/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. O NCIS original é até bom, mas é como CSI: se sustenta na química da equipe que compõe o núcleo da série. Não botei fé nessa dupla do NCIS: LA. Esse spin-off tem tudo pra virar um CSI: Miami da vida :P

    ResponderExcluir
  6. Ei Dude, cadê as postagens?????

    House - Epic Fail; Flahforward - White to play...

    É sempre bom ler as postagens de vocês e discutir com a galera.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Thiago. A semana infelizmente foi corrida demais no trabalho e não consegui assistir quase nada. As atualizações portanto, só devem pintar no fim do dia ou mais certamente no final de semana.

    Obrigado pela compreenssão :)

    ResponderExcluir
  8. Valeu Davi.

    Não foi uma crítica e sim um pedido. Hehe. Sempre que assisto algo, venho logo no blog ler um pouco.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Sabe aquela história de que (mau) gosto não se discute, se lamenta?! Pois é, Pedro...

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.