quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Símbolo Perdido – O novo livro de Dan Brown

Um Harry Potter para adultos. É assim que o Washington Post define a obra do escritor americano Dan Brown, cujo trabalho mais recente, O Símbolo Perdido (The Lost Symbol no original), chega às livrarias dos EUA e do Canadá no próximo dia 15 com uma incrível tiragem inicial de mais de 5 milhões de exemplares.

Leia mais...

    Tirando o fato de ser uma sequência indireta para O Código Da Vinci e colocar os misteriosos maçons na mistura, pouco se sabe sobre a trama do livro que traz o simbologista Robert Langdon novamente no centro de uma trama de conspiração que dessa vez acontece dentro de 12 horas na capital americana, Washington.

    O site da edição brasileira do livro (cujo lançamento ocorrerá em 4 de dezembro), está cheio de dicas e curiosidades sobre os bastidores da produção, e é um prato cheio para quem é fã das obras de Brown, que como destaca a matéria assinada por Monica Hesse e David Montgomery, é hoje um dos autores mais lidos (e ricos) do mundo, mas também pouco respeitado no meio literário onde seu estilo é considerado medíocre.

    Medíocre ou não, duas coisas são inegáveis quando se fala de Brown: 1) seu trabalho contribuiu muito para o aumento do turismo em torno dos monumentos e obras que aparecem em seus livros. 2) a prosa dos livros do cara pode até ser rasteira, mas diverte com seu ritmo acelerado quase sempre beneficiado por capítulos curtinhos que se encerram com bons ganchos, além das conspirações baseadas em elementos reais e reviravoltas a todo instante.

    Com isso em mente, pergunto: você pretende ler O Símbolo Perdido?

9 comentários:

  1. Com certeza!
    Acho os livros dele (uns mais outros menos) muito bons.
    Se for tomado como leitura despretensiosa é diversão pura!
    O que não concordo é com a crítica massacrando o cara. Querem que todo mundo seja Saramago hoje em dia?
    E para esses críticos, aqui vai um "segredo": O que ele escreve é ficção, FICÇÃO!

    ResponderExcluir
  2. Muita gente não gosta do Dan Brown. Mas em contrapartida muito mais gente gosta. =D Haha

    Eu li Anjos & Demônios e Códido Da Vinci e tb pretendo ler Lost Symbol. E ainda falta eu ler Fortaleza Digital e Ponto de Impacto. =(

    ResponderExcluir
  3. Li todos os livros do cara (alguns mais que uma vez). É sempre a mesma narrativa, só muda o plano de fundo.
    Mas isso não importa, vou ler de qualquer jeito =D

    ResponderExcluir
  4. Ganchos espetaculares, dinamismo nos acontecimentos, conspirações que instigam os leitores....isso agora é "literatura medíocre"??!!!

    Despeço me ancioso para ler mais uma obra "medíocre" que tanto me agrada!!

    ResponderExcluir
  5. Deve ter muito "intelectual" no meio literário que queria ter o talento do Brawn pra contar histórias e prender a atenção do leitor.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza vou comprar esse livro eu adoro os livros dele, eu só tenho 2 Código Da Vinci e Anjos e Demnios, ainda não li o Fortaleza Digital e Imapacto Profundo dele, mas vou comprar ainda. Eu não acho nada de mediucre nos livros dele. Mas enfim cada 1 tem sua opnião né.

    ResponderExcluir
  7. O sim, lerei este livro. Os livros dele são muito bons, prendem a atenção do leitor até o fim, além de mostrar muitas coisas legais sobre arte e sobre simbologia (ou semiótica) que é muito bacana, mesmo sendo tudo ficção.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza vou ler esse livro. Já li todos os livros dele e melhor é o Anjos e Demônios.

    E que parem de fazer filmes horríveis das aventuras de Robert Langdon...

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.