quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A imperdível 11ª temporada de Law & Order: SVU

Minha relação com Law & Order:Special Victims Unit (disparada a melhor entre as três da franquia criada por Dick Wolf) é relativamente recente, devo confessar, graças às reprises do Universal Channel. Contudo, desde que descobri a série virei fã das histórias envolvendo uma divisão da polícia de Nova York dedicada a investigar os mais diversos crimes de natureza sexual.

Leia mais...

    Obviamente, há muitos episódios que jamais vi nessa longa história da série que mês passado iniciou sua 11ª temporada nos EUA, o que não me impediu de começar a acompanhar os episódios fielmente. Feito isso, depois de assistir os cinco primeiros desse novo ano, posso dizer sem qualquer receio de soar exagerado que SVU é um programão absolutamente imperdível para quem gosta de um bom procedural. CSI (o original) é bom? É, mas hoje SVU definitivamente tem os melhores textos e histórias do gênero policial investigativo da tv.


    Só para vocês terem noção, essa 11ª temporada já teve algumas boas e importantes participações especiais. Logo no primeiro episódio, Wentworth Miller (o Michael Scolfield de Prison Break) aparece na pele de um detetive durão que resolve fazer justiça com as próprias mãos num caso envolvendo estupro cheio de dilemas morais. Na sequência, teve um com o Eric McCormack (de Will & Grace) e a Melissa Farman (a jovem Danielle Rousseau de Lost) numa história que explora a morte de uma garota de programa e termina de forma absurdamente chocante e trágica. O terceiro e quarto exploram uma discussão inteligente sobre os limites da imparcialidade da justiça e como ela muitas vezes em nada contribui para a recuperação de um criminoso, e como uma experiência pessoal altera a percepção entre o certo e o errado aos olhos da lei respectivamente. Já o quinto e mais recente, mergulha numa história envolvendo pedofilia de uma forma muito corajosa, emocional e impactante graças sobretudo ao excepcional trabalho da dupla Mariska Hargitay e Christopher Meloni (detetives Olivia Benson e Elliot Stabler) e do garoto Cruz Santiago, cuja interpretação crua e realista de vítima é de partir o coração e provocar calafrios.

    Recado dado, se você parou de ver a série por alguma motivo, retome-a. Agora, se você ainda não a conhece, corra atrás dessa nova temporada já. Tenho certeza que o vício será instantâneo e recompensador.

12 comentários:

  1. Essa série é o máximo!!!
    Mas ela sempre me deixa "no chão" exausta, acabada!!! Choro horrores!
    Depois que me tornei mãe, tudo que envolve crianças ( e nessa série, quase sempre ), mexe muito comigo.
    Elliot e Olivia são demais....
    A série é mesmo muito boa..

    ResponderExcluir
  2. Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem: ‘Custe o Que Custar: Melhor do Brasil.’ Estamos realizando, também, enquetes e gostaríamos de contar com o voto de vocês.
    Sua visita será um grande prazer para nós.
    Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
    Atenciosamente,
    Sebastião Santos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, fiquei MUITO curioso para acompanhar! Nunca assisti nenhum episódio, tem problema começar agora pela 11ª temporada?(ficar perdido na trama e tal)

    ResponderExcluir
  4. @helen, divido com você essa sensação de exaustão. O 11x05 então foi de matar.

    @vitor, por nada.

    @Sebastião, vou dar uma olhada sim.

    @Vini, pode começar agora sim. Dá para acompanhar numa boa as histórias que são restritas a cada episódio.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. Davi, vc viu alguma das temporadas anteriores? são boas tb? To querendo ver desdo o ínicio!

    ResponderExcluir
  6. Cleyton, vi muitos episódios soltos nas reprises do Universal Channel, mas nunca uma temporada completa. Apesar disso, sempre que vi gostei muito e um dia ainda pretendo ver desde o início e na ordem certa, mas por enquanto seguirei, como disse no texto, acompanhando essa nova temporada fielmente :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Também comecei a assistir SVU como você, mudando de canal e parando para ver qual que é. De fato, SVU ganha em disparada das "irmãs" por sempre dar aquele "algo a mais", seja por mostrar como a investigação do dia afeta os detetives, seja por fazer dos envolvidos no crime personagens interessantes.

    Baixei o primeiro episódio dessa 11ª Temporada porque estava com saudade de ver algo novo, mas planejava ver pela tv mesmo. Mas agora não aguento, quero ver tudo! hahahahah Para mim, o episodio do ex-Will e o que Stabler foi para solitária foram os melhores. Quanta agonia! E ao mesmo tempo levantando tantas questões que não há como não servirem de reflexão.

    Adorei ver alguém finalmente falando sobre SVU, desde que comecei a ver percebo que poucos blogs discutem sobre, o que é uma pena, pois creio que essa série, embora tenha uma fórmula básica e já conhecida, consegue ir além de muitas outras séries do tipo.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. David, eu sou fã de SVU também e igual a você comecei a ver lá na frente, na 9ª temporada. E normalmente assisto às temporadas anteriores à meia-noite.

    O único problema é que a UC não passa as temporadas sequenciais... Começa na 1ª temporada, vai até a 3ª, depois volta pra 1ª... é uma zona. Por que não passam na sequência, né? Um dia ainda peço pro Paul Torrent... kkk

    Mas a série é show, os personagens são ótimos e só sinto falta da Dra. Casey Novak... :-)

    As participações especiais são geniais. Até Robin Williams na temporada passada (ou retrasada?)!

    Se você postar comentários sobre os episódios por aqui, com certeza eu serei um dos leitores, pois não perco nenhum.

    ResponderExcluir
  9. Valeu Cecilia. Bom saber que tem mais gente vendo a série também. Pena que tantos a desconheçam ou achem que SVU é só mais uma série policial como outra qualquer.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rodrigo, não prometo escrever sempre, mas tenha certeza que a série estará na minha lista das que merecem posts, ainda que esporádicos :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Fiquei surpresa,e muito feliz,de ver SVU no Dudes...é difícil achar posts e comentários sobre essa ótima série.Acompanho a anos ela e cada vez fica melhor...Mariska e Meloni são excepcionais como também os atores convidados...impossível não se emocionar.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.