segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dexter – 4x05 “Dirt Harry”


Episódio exibido no dia 25/10/2009 nos EUA

Confirmando a promessa de que essa 4ª temporada tem tudo para ser uma das melhores da série, “Dirt Harry” é o episódio que finalmente coloca Dexter na trilha do Trinity Killer, ainda que o tenha identificado rápido demais. Além disso, ao construir um gancho em torno da revelação do ponto que (indiretamente) une esses dois serial killers, o quinto episódio abre espaço para que o jogo de gato e rato ganhe nuances ainda mais complexas e interessantes.

Leia mais...

    Investindo na subtrama dos ‘vacation murderers’ então apontados como responsáveis pelo atentado que vitimou Lundy e feriu Debra, “Dirt Harry” traz Dexter envolto não só na busca por justiça, mas também por vingança, uma situação nova para ele que seguindo as pistas deixadas por Lundy, acaba identificando o Trinity Killer ao passo em que descobre nele o reflexo de sua própria situação: assassino frio, mas com família.

    Não faço a menor ideia de como essa trama irá evoluir daqui até o final da temporada, mas não me restam dúvidas de que antes do embate final entre Dexter e o Trinity, veremos o personagem de Michael C. Hall dividido entre o desejo de vingança e a fascinação/oportunidade de entender naquele monstro, como funciona a mente de alguém, que assim como ele, se divide entre dois mundos absolutamente distintos e contraditórios. E ao dizer isso, começo a vislumbrar um final de temporada bem mais sombrio que as anteriores, mas igualmente fundamental para a continuidade do alto nível da série.

    Outras observações:

    - Embora ainda não tenha ficado claro neste episódio, penso que os autores do atentado a Lundy e Debra foram mesmo os ‘vacation murderers’ ou pelo menos um deles. A pegadinha porém, recairia sobre o fato de que o próprio Trinity possa tê-los induzido a ir até aquele local, uma vez que a investigação de Lundy já não era mais um segredo e poderia expô-lo.
    - Sensacional a cena da angustiada Debra (a sempre ótima Jennifer Carpenter) expondo toda sua raiva e insegurança para o irmão, que sempre enxergou nela, sua primeira e forte ligação com o que o mantém são.
    - Dada a construção da crescente suspeita de Rita com relação às mentiras de Dexter, fico cada vez mais curioso para ver como se dará a descoberta dela sobre a outra faceta de seu marido.

13 comentários:

  1. Eu suspeito que o atirador tenha sido o Anton. A muié passou a madruga fora...

    ResponderExcluir
  2. O final desse episódio foi ótimo. Pra mim foi totalmente surpreendente descobrir que o Trinity tem uma família.

    A única chance de eu conseguir achar a Rita legal é ela descobrir sobre o "hobby" Dexter e continuar com ele, por que eu não aguento mais ela. Toda cena dela com o Dexter, eu fico torcendo pra ele puxar a faca e matar ela, mesmo sabendo que não vai acontecer.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o segundo parágrafo ^

    Eu acho que o Trinity é pai biológico do Dex. [?]

    ResponderExcluir
  4. O Trinity Killer é parecidíssimo com Dexter, como o Dexter mesmo percebeu, porém tem anos de experiência e aparentemente conseguiu manter sua família e seu lado psicopata equilibrados durante todos esses anos.

    Também estava na dúvida sobre o assassinato de Lundy ser ou não obra do Trinity Killer. Estava pensando que poderia ser trabalho dele, já que ele viu que Lundy representava uma ameaça à sua identidade, porém na cena em que o Trinity Killer está assistindo ao jornal tomando café, acho que ficou sugerido que ele ficou sabendo ali sobre isso, e assim ficou tranquilo em realizar o assassinato naquele prédio mesmo depois de ver Lundy lá fora investigando (já que ele soube, então, que este estava morto).

    Ótimo episódio de uma temporada que promete muito.

    ResponderExcluir
  5. Esse foi o melhor episódio da temporada até agora. Ótimo do começo ao fim.

    Não consigo entender esse ódio todo que o pessoal sente pela Rita, acho as atitudes dela bastante plausíveis.

    A única chance de eu conseguir achar a Rita legal é ela descobrir sobre o "hobby" Dexter e continuar com ele.

    Eu realmente li isso? Meu Deus.

    ResponderExcluir
  6. Excelente episódio! Cada dia que passa, Dexter me cativa mais. Essa está sendo sua melhor temporada.
    Tenho pena da Rita, ela irrita pq gostamos demais do Dexter e ela acaba atrapalhando seu "lado negro". Ao mesmo tempo ele se vê cada dia mais em contato com seus sentimentos que até então não sabia que poderia sentir.

    ResponderExcluir
  7. Sensacional a Jennifer Carpenter nesse episódio! Doeu em mim! rs

    ResponderExcluir
  8. Final de episódio sensacional !

    Como realmente a coisa tá andando rápido e Dexter já descobriu quem é o Trinity, vamos ter mais tempo para ver como ele vai lidar com o fato de que novamente encontrou um "igual" (ou que ele acha que é um igual). Como sempre, o Dexter encontra alguém com quem se identifica (seu irmão na Temporada 1, Layla na Temporada 2, Miguel na Temporada 3), só pra descobrir mais tarde que a pessoa é bem diferente dele e que não resta opção senão dar cabo dela ...

    Pelo trailer do próximo episódio, dá claramente a entender que Trinity será o antagonista mais complexo de toda a história da série. O que me deixa muitíssimo ansioso pelos episódios que ainda temos pela frente (felizmente, vários ainda!).

    ResponderExcluir
  9. Caraca, atualmente para mim Dexter é a melhor serie... Tem a capacidade de reinventar e criar novas vertentes.

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Quantas cenas legais.
    Quando vi a Debra chorando e o Dexter
    falando que ele tava 'lost' e com o tema
    da série tocando no fundo me veio uma ótima
    impressão que algum dia Dexter vai contar
    sobre seu hobby. Não sei o que aconteceria
    com a série dai em diante mas que a cena seria MUITO legal, ah seria.

    As narrações das cenas sempre foram um grande
    forte da série e sempre elas tiveram o mesmo tom
    (parece de tédio) e na cena que o Dexter tava desesperado
    procurando a irmã no início do episódio a narração não combinou
    muito. Misturou desespero com tédio, ficou estranho.
    Mas deve ser muito difícil gravar uma cena toda
    (com um show de interpretação do Hall, diga-se de passagem)
    e depois ter que entrar em um estúdio e ler um papel.

    Observação não relevante ou sim.
    O simples jogar do remédio no lixo é lembrado em uma outra cena
    por uma observação da Rita. Ou seja a série é montada em fatos
    que a deixam muito real muito conectada. Você consegue perceber
    que cada cena é planejada e que elas se conectam e formam um sentido.
    (e pela milésima vez) O que faz dessa série ser muito BOA!

    Sensacional a Jennifer Carpenter nesse episódio! Doeu em mim! rs [2]

    ResponderExcluir
  11. Episódio sensacional. Mas me dói acharem a Debby boa atriz. Pode ser birra minha, mas não a suporto. Dessa vez tinha motivo, mas ela SEMPRE parece que vai chorar quando fala com alguém, começa a soluçar... meu deus do céu, como me irrita ela falando soluçando.

    Já o Trinity, finalmente me convenceu. Que virada espetacular... com certeza promete muito. Já a Rita, realmente enche o saco, mas dá pra entender: o Dex já teve um caso, já usou "drogas", ela tem experiência com relacionamentos fracassados... a mulher não podia agir diferente do está fazendo.

    ResponderExcluir
  12. o que houve com as atualizações?
    estou ansiosa para saber o que davi está achando desses episódios recentes de flash forward
    xD

    ResponderExcluir
  13. Oi Larissa, o trabalho infelizmente tem consumido mais do meu tempo do que eu gostaria. Desculpas à parte, hoje devo fazer um apanhadão dos episódios mis recentes das séries que geralmente cubro por aqui ;)

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.