sexta-feira, 23 de outubro de 2009

FlashForward – 1x05 “Gimme Some Truth”


Episódio exibido no dia 22/10/2009 nos EUA

Agora com cinco episódios na conta, FlashForward se sustenta pelos bons ganchos e pela introdução de subtramas que – espero eu – devem se ligar mais tarde de uma forma ou de outra. Assim, “Gimme Some Truth” deixa de lado a conspiração indicada no final do episódio anterior (Simon, personagem de Dominic Monaghan sequer aparece nesse) para explorar os jogos de poder na capital americana, que coincidentemente exercem influência direta em toda investigação do Mosaic.

Leia mais...

    Bem menos expositivo, “Gimme Some Truth” abre espaço para que as interpretações surjam naturalmente - o que para mim é sempre uma diversão a mais –, e mesmo usando o artifício batido de mostrar um evento cuja resolução só vem depois de vermos a narrativa retrocedendo por algumas horas, fato é que esse quinto episódio foi bem mais consistente e empolgante que os dois últimos ainda que a boa sequência de ação do final tenha soado exagerada (como assim nenhum dos agente se feriu após terem seu carro atingido por um tiro de bazuca?!).

    Equilibrado, o episódio amarrou de forma interessante a história de Washington à medida em que atrelou a rixa política antiga entre Wedeck (diretor do FBI em LA e chefe de Mark) e a ambiciosa senadora Clemente, com a garantia de continuidade da investigação, graças a uma chantagem envolvendo o presidente interpretado pelo sempre competente Peter Coyote. Além disso, ao abrir espaço para focar um pouco mais na agente Janis, “Gimme Some Truth” mostrou um curioso contraste entre o flash dela e sua atual situação amorosa, o que não deixa de contribuir para um desenvolvimento maior dessa boa personagem.

    E finalmente, mas não menos importante, vale destacar também a revelação de que o evento de apagão coletivo ocorrido na Somália 18 anos antes, de fato envolveu uso de alguma tecnologia desconhecida. Dito isso e dado o contexto da trama, só torço para que consigam desenvolver uma explicação para o grande mistério da série usando bases pseudo científicas que não diminuam o impacto criativo que ela carrega.

    Outras observações:

    - Sobre o desfecho do episódio envolvendo o pedido do presidente para quem alguém resolvesse uma determinada situação, só torço para que as visões de Mark vendo-se alvo de um grupo misterioso, não sejam reveladas simplesmente como o plano de alguem interessado em silenciar uma investigação que ameace uma posição de poder.

    - Com relação ao temor de Olivia com o 'problema' de Mark, fica meio óbvio que a partir do momento em que ela perder a confiança no marido, abrirá espaço para se aproximar de Sincoe, confirmando quem sabe, seu tào repetido flash não acham?

    - Divertidamente exagerada, a parte em que se argumenta que os chineses estariam por trás do apagão simplesmente porque tiveram poucas perdas fica ainda mais curiosa quando colocam orientais atacando justamente aqueles que investigavam tudo. Agora, se a coincidência foi proposital ou não só os próximos episódios dirão.

40 comentários:

  1. O episódio foi muito interessante. Deu um gás na série. Sem dúvida, pra mim, o melhor até agora.

    Quanto aos exageros, concordo, a princípio pensei ser um fuzil com lança granada, mas quando vi o comentário fui assistir a cena de novo e realmente era uma bazuca. Pequena, mas o suficiente pra ter machucado os agentes...hehehe

    No mais, tudo muito interessante. O gancho sobre as torres na Somália. Os chineses envolvidos ou com o apagão ou apenas com questões de poder político...

    Muito bom. Ansioso pelo próximo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente deu uma melhorada. Mas tem que começar a dar respostas se for realmente resolver essa trama na primeira temporada.

    ResponderExcluir
  3. acabei de assistir..e realmente foi um bom episódio....
    Gostei do posto que tomou o agente wedeck.. ele pra mim era o mas fraco da serie, e seu FF no banheiro, o mais ridículo, mas nesse episodio ele deu a volta por cima e se tornou importante para a trama...
    MAs...

    é ... eteve o MAs... nesse episódio...

    a cena Final!!

    Que foi aquilo? NADA a ver... como o davi disse, meteram uma bazuca no carro, explodiram tudo e nao feriu ninguem??? e a musica NADA a vercom o MOMENTo... podia ter terminado bem.... mas na hora do 19 derraparam..

    mas continuo a assitir.. pois ainda acredito na serie

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o episódio.

    Agora, eu não sei se foi doidera minha mas, vocês viram a integração com a série 24 horas?

    Quando o presidente vai se pronunciar, que avisa a chegada dele é o mesmo cara de 24 horas, que trabalhou nesta última temporada para a presidente e tal.

    Se foi doidera minha, me digam por favor.

    ResponderExcluir
  5. disculpa...mas vcs devem ganha alguma coisa pra comenta essa porcaria de série né?
    Consegue ser pior que Prison Break nossa!

    ResponderExcluir
  6. @Jonatas, Você descobriu meu segredo. Ganho 1 milhão para comentar cada episódio :P

    @Thyago, o cara é o mesmo de 24 Horas, mas embora faça o mesmo tipo de personagem, foi so uma coincidência mesmo ;)

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. Que mal gosto, hein Jonatas?Além de falar que FF é ruim,fala mal de Prison Break, uma das melhores séries de todos os tempos, senão a melhor.Veja a nota no IMDB se duvida [http://www.imdb.com/title/tt0455275/].E, julgando pela sua foto, você já deveria estar a maduro suficiente para saber que gosto não se discuste.Se não gosta de uma série, não assissta e não fale mal de quem gosta.

    ResponderExcluir
  8. Sabia que não tinha que ter comentado!

    "Prison Break, uma das melhores séries de todos os tempos, senão a melhor." cara, chorei de tanto rir HAUSHUAHUSHAUHSUHAUHSUHAUSHA e não estou 'discutindo seu gosto' não!

    "E, julgando pela sua foto, você já deveria estar a maduro suficiente..."
    Pela foto? Ahhh bom depois eu não sou o maduro.

    E Davi: você sabe que eu admiro muito seu trabalho e respeito muito sua opinião em gostar 'disso'.
    Mas só queria rir um pouco dos que, com 5 episódios, já pagam maior p** pra uma criação de J.J. Abrams.

    ResponderExcluir
  9. Jonatas, o espaço é democrático ;) Aliás, eu até quero poder pagar pau para FF, mas por enquanto ela é só promissora. Novo Lost? Falta MUITO.

    ResponderExcluir
  10. ufa....pensei que tinha ofendido :p
    quando começar a gostar da série eu venho aqui comentar... não sei se é lucrativo não gostar e vim falar...
    tem muita gente que se ofende.. é meio do tipo 'achou ruim? faça melhor'... não sou pago pra fazer melhor e também ngm é pago pra me apedrejar ;/

    mudando totalmente de assunto: Davi você já olhou Six Feet Under? Li que é muito boa... mas só olho se vocês me recomendarem ahsuhausha

    abç

    ResponderExcluir
  11. Six Feet Under é sensacional, Jonatas. Só pra você ter ideia, tem o Michael C. Hall (Dexter) no elenco. Vale muito à pena ser vista ;)

    ResponderExcluir
  12. Bom eu acho q além do Jonatas eu sou a única q não gostei desse ep, bom depois vou assistir de novo p ver se vejo alguma coisa q me faça gostar, pode ser q eu não tenha entendido direito sei lá. Mas eu ainda aposto muito em FF. Só acho q FF está muito longe de chegar ao patamar de Lost. =]

    ResponderExcluir
  13. Prison Break é uma das melhores séries já feitas, as 2 primeiras temporadas são antológicas.

    ResponderExcluir
  14. Cara, leio os comentários de Jonatas e faço a mesma coisa que ele: caiu na risada. O cara diz que admira o trabalho e tal, mas fica explícito que existe aí mais incômodo do que admiração.

    Diz e repete que riu da opinião do Davi sobre Prison Break. Pra mim, rir da opinião dos outros não é admiração.

    Parece mais ciúmes. Não é a toa que Jonatas tem um blog intitulado "Dude, I'm Lost", o qual possui duas postagens.
    Usa a inteligência que você parece ter pra criar algo mais original, onde você possa expor suas idéias. Porque se você continuar implicando com o trabalho dos outros só pq é melhor que o seu, você vai ter que comentar muito post...hehe

    Vida londa aos bons blogs, aos bons trabalhos...

    Nós leitores, aspirantes a blogueiros, blogueiros, curiosos agradecemos.

    ResponderExcluir
  15. O Clima tá pesado aqui, mas mesmo assim gostaria de ter espaço para perguntar algo...

    Será que a agente morreu no final???

    Concordei que a cena da bazuca foi meio forçada e a música escolhida foi ruim, mas to achando a série interessante e aposto muito nela... sinceramente não acho que será igual lost, mas acho que vai longe sim e torço que vá mesmo.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  16. achei o episódio razoável, mas ao contrário do que disse davi, tenho a impressão que pode ser o fim da história da agente janis, a cena mostrando novamente seu flash parecia uma despedida. Será que seria o primeiro sinal de que os futuros poderam ser alterados. E quem será que mandou a mensagem a olivia, será se algum terceiro conhece as visõesde todo mundo, ou seria apenas alguém que ouviu o mark contando?

    ResponderExcluir
  17. Acho que o Simcoe vai se aproximar de Olivia com intuito de descobrir sobre a investigação de Mark.

    ResponderExcluir
  18. Davi, parabéns. Suas críticas a FF são (falei antes e falo de novo) as melhores e mais imparciais das que eu leio na inernet. Você realmente notou tudo o que ocorreu de bom no episódio (só esqueceu de enfatizar o belíssimo uso de Like a Rolling Stone na cena final) e tudo o que ocorreu de ruim. Muitíssimo obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Thiago Crato: "Diz e repete que riu da opinião do Davi sobre Prison Break. Pra mim, rir da opinião dos outros não é admiração"
    Davi não falou de Prison Break...leia melhor.
    E concordo muito com o vinícius: "Davi, parabéns. Suas críticas a FF são as melhores e mais imparciais das que eu leio na internet."

    Thiago Crato:
    "Parece mais ciúmes. Não é a toa que Jonatas tem um blog intitulado "Dude, I'm Lost", o qual possui duas postagens.
    Usa a inteligência que você parece ter pra criar algo mais original, onde você possa expor suas idéias. Porque se você continuar implicando com o trabalho dos outros só pq é melhor que o seu, você vai ter que comentar muito post...hehe"

    Nossa as pessoas entendem tudo errado. Deus!
    Explicando:
    "Dude, I'm Lost" foi uma conta que criei pra iniciar a produzi o novo designe do "Dude, We are lost" (na época da promoção) mas infelizmente não consegui fazer a tempo.
    Ciúmes? Posso até ter. Não é à toa que admiro tanto o trabalho dele.

    Davi, desculpe gastar seu precioso tempo moderando isso...sei que aqui não é o espaço apropriado. Prometo que não ocorrerá novamente.
    E agora eu sei: "não é lucrativo não gostar e vim falar" :(

    ResponderExcluir
  20. Gostei do episódio! Só fiquei com uma dúvida, já citada por alguem aqui nos comentários, será que a agente Janis não morreu? Fiquei com essa impressão!
    Valeu! ;D

    ResponderExcluir
  21. Pois é Lucas, se a Janis morreu, de fato teremos mais um elemento contraditório interessante nessa trama, uma vez que o Aaron também viu a filha viva, mesmo sabendo que no presente ela está morta. Aguardemos pelo próximo episódio para ver onde vai dar ;)

    ResponderExcluir
  22. Olá Davi, sou fã de Lost e leitor assíduo do seu blog.

    Concordo plenamente com você, FF tem muitos elementos para se tornar uma das boas da tv. Bons atores, boas idéias. A direção é irregular.

    A impressão que me dá é que há alguns roteiristas incríveis misturados com outros sofríveis. O que foi aquele início de episódio ao som de bjork (1x04)? Fantástico. Já outras partes da série ainda tem cara de filme de sessão da tarde.


    Este último episódio me pareceu bom. Mas ao contrário dos demais aqui, não achei a última cena ruim! Me pareceu algo mais forçação de barra à la Quentin Tarantino. Ao som de uma excelente música de Bob Dylan!

    No entanto, exceto pelo Dylan e Bjork, acho que o ponto fraco da série é a trilha sonora, e acho que isso é fundamental. Em Lost, por exemplo, a trilha sonora faz toda a diferença para dar credibilidade às cenas de drama e adrenalina às cenas de ação. Muito do que consideramos ótimo em Lost seria só mediano, não fosse a ótima trilha sonora.

    Saudações!

    ResponderExcluir
  23. A cada episódio essa série vai ficando mais chata!

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que a agente Janis não morreu. Acho que ela se assutou com a conversa da Maya de que as duas deviam casar e ter filhos. Afinal, acabaram de se conhecer.

    Qto a filha do Aaron, eu já falei antes. Pra mim, ela perdeu as pernas no Iraque. Por isso seus restos pesaram tão pouco e o DNA confere. Mas ela realmente deve estar viva. Eu acredito nos FF.

    ResponderExcluir
  25. Eu estou gostando da série. Fico curiosa em saber se os roteiristas irão se embasar na idéia de que o futuro pode ser mudado, ou seja, sabendo o que vai acontecer os personagens podem lutar contra seu destino. Ou se basearão da idéia de que o destino não pode ser mudado, não importa o que fazemos, sempre terá o mesmo final. (assim com em Lost no episódio em que Desmond fica salvando a vida do Charlie, mas no fim o destino dele é morrer).

    ResponderExcluir
  26. Eu acho que a série está exagerando no pouco caso que vem tratando o blackout. Um reporter chegou a comparar o Blackout de TODA populacao mundial com o 11/9 e com o Katrina! Fala sério né?

    Eu estou acabando o livro, e obviamente, sei q a série é baseada no livro. Mas acho q podiam tratar o fenomeno de forma mais global, ao invez de um ataque aos EUA...

    Eu to gostando astante do livro, acho q a série tem potencial, mas ainda não me convenceram...

    ResponderExcluir
  27. Ainda não tinha visto todos os episódios, por isso não tinha postado nada ainda, mas tem umas coisinhas que queria expor (talvez alguém já tenha falado sobre isso, mas...):

    1-Com tanto nome de mulher por aí, a protagonista tinha que se chamar Olívia?!? Justo o nome da "heroína" da outra série candidata a "novo Lost" (Fringe)... Tudo bem, é coincidência, claro, mas se eu fosse alguém da produção de FF, mudava o nome.

    2-Se os eventos são mais ou menos "on-line" com a nossa realidade - mesma época - o Presidente dos EUA não devia ser negro (Obama)??? Ou será que a realidade de FF já é alternativa de cara? (Olha o "Fringe" de novo aí!!!). Ou é só "licença poética" mesmo?

    3-Se o "apagão" existe nas visões do futuro (como sugere o fato do Mark o estar investigando), por quê ninguém lembrou de "dar um tchauzinho" a si mesmo na hora H? Tipo: eu sei que AQUELES 2:17m são AQUELES que foram vistos. E a atitude de todo mundo é "normal" nessa hora??? Qual é!!! Ou então o apagão não houve na visão do futuro e o Mark estava investigando OUTRA coisa (pode ser...).

    É isso, por enquanto. No mais achei a série... hummmm... interessante. Novo Lost? Por enquanto, não.

    ResponderExcluir
  28. Flashforward o que posso dizer pra vc..
    Flashforward vc é decepção, depois de um episódio piloto interessante vc me decepciona a cada novo episódio
    Muita enrolação atores muito fracos História desconexa e muito mal contada, roteiristas de segunda categoria... Com lost apesar de muita enrolação os roteiristas conseguiram nos prender por 5 temporadas, vc em 5 episódios já encheu meu saco

    ResponderExcluir
  29. Quando uma banda lança um álbum épico, os fans ficam esperando que o próximo álbum seja muito melhor, e que seja um novo épico. Esse é o problema de flashfoward, o povo fica comparando com Lost, sendo que a série nem é J.J. Abrams, é outra direção... Assistam sem ficar comparando e pronto. Eu estou gostando e acompanhando, mas não se tornou minha séria favorita (com 5 episódios fica difícil dizer algo...).

    Quanto à direção acho irregular, o piloto foi bem executado, a cena da bjork belíssima, eu gostei da música a la tarantino com bob dylan desse ultimo episódio. Mas acho que na média os episódios são meio monótonos, seja um episódio dramático, comédia, com mais ação ou suspense os episódios não estão passam o feeling pra quem está assitindo.

    Além disso, acho que o som das cenas tá meio imperfeito, o som é importante pra passar o feeling pro espectador: era pra dar susto, fazer ficar triste, rir. Coisa que não acontece.

    O enrredo é interessante, mas a direção é que peca pra quem espera uma série com episódios à nível de cinema e não novela das 8.

    ResponderExcluir
  30. Achei um lixo esse episodio de FF, a serie prometia muito no começo mas so vem decaindo de la pra ca, se eu quiser assistir algo sobre politica americana vou ver The West Wing, palhaçada total.

    ResponderExcluir
  31. A série para mim ainda merece ser acompanhada.
    Tem tanta série lixo por aí, que se compararmos com FlashForward, são muito piores. Por isso acho que aqueles que estão fazendo críticas muito pesadas estão exagerando demais.
    A série não está ruim do modo como muitos falam.
    Ela precisa se desenvolver mais, isso é fato. Mas tem uma excelente história, ótimos atores e uma teia de mistérios que prende nossa atenção. Porque então não dar uma chance para FF?
    Ela ainda é uma das melhores opções para essa season. Vou continuar acompanhando!!!

    PS: Engraçado como os tópicos sobre FF, em alguns blogs, estão com tantos comentários. Em alguns até brigas estão surgindo. Boa ou ruim, que ela está sendo polêmica é fato.

    ResponderExcluir
  32. Sempre alguém tem que começar né Arthur :p

    E com um comentário estúpido e cretino você consegue gerar algumas dezenas de comentários hahahaha

    ResponderExcluir
  33. FF ta com cara de ser o novo heroes, anotem!

    ResponderExcluir
  34. Tá muito sem graça Flash Forward, to pensando em desistir.

    ResponderExcluir
  35. Esperando comentários do ultimo episodio do flashforward, Dude

    ResponderExcluir
  36. Davi, não sei se isso seria motivo para um post no blog, mas a questão da audiência de Fringe tá se tornando muito preocupante. Ver uma série que vai tão bem em termos de desenvolvimento de sua trama, superando vários defeitos da 1ª temporada, cair em queda quase livre na audiência é nem um pouco satisfatório. O único motivo plausível que vejo seja a concorrência no horário, que convenhamos, é muito dura. To "desabafando" depois de ver a audiência do último episódio (4,95 milhões!). Ta difícil ver 2 das séries que mais gosto (Fringe e FlashForward) indo mal na audiência. rsrsrs

    ResponderExcluir
  37. a série tem muitos momentos de diálogo, deixa fria a série, mas ainda acredito, creio que vamos ter uma das melhores séries depois de lost.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.