terça-feira, 6 de outubro de 2009

FLASHFORWARD - Comentários do episódio 1x02



Ep. 1x02 “White to Play” (exibido no dia 01/10/09 nos EUA)

Para quem começou a acompanhar FlashForward sem saber que o planejamento de seus produtores considera quatro temporadas, a impressão mais forte deve ser a de que o mistério central será resolvido amanhã, tamanha a urgência com que determinados elementos da trama tem sido introduzidos e desenvolvidos.

Leia mais...

    Obviamente, à medida em que essa curiosa trama de proporções globais cresce, as dúvidas surgem numa frequência maior que as eventuais respostas, o que é natural, ainda que a pergunta central (o que e por que aquilo aconteceu?) essencialmente permaneça a mesma ‘apenas’ ganhando perspectivas novas e diferentes.

    Ao focar os primeiros passos da investigação que pode e deve responder o grande mistério por trás dessa história (fenômeno sobrenatural? Conspiração? Um grande devaneio coletivo?) , “White to Play” dá uma dimensão exata da complexa rede de informações que se forma com o tal Mosaico e as implicações que o cruzamento desses dados provocarão.

    E se a narrativa prova que a série tem gás para nos envolver, quer seja pelo simples mistério que a move ou pelas reações de seus personagens frente à certeza (ou falta dela) de um futuro que se desenha perfeito ou sombrio, há também um ponto de demérito que em menor escala a sabota: a insistência em ser expositiva demais nos lembrando e relembrando a todo instante o que determinado personagem viu em seu flash.

    Se o fôlego criativo da série será de maratonista ou de velocista, só o tempo dirá, mas independente das comparações narrativas, FlashForward já se vale de um artifício poderoso de Lost, que é a capacidade de nos fazer pensar sobre a trama e teorizar sobre o que se vê, sem querer fabricar respostas óbvias e fechadas, o que diga-se de passagem, é mais que suficiente para me manter preso à série. Alguém comigo?

18 comentários:

  1. 4 temporadas?! Jura?! Pelo ritmo das coisas, eu achava que só ia até a segunda. NO MÁXIMO. Vamos ver...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! Gostei muito dos dois primeiros episódios. Acho que ess asérie pode sim ser a sucessora de Lost.

    ResponderExcluir
  3. hmmm achei ela muitooo chata....não pelo assunto e mistérios q são mostrados...mas como são.......sério!!! dá sono vê o fbi salvando o mundo....tenho certeza q ela vai envolver mtaaa coisa q será só respondida na última temporada.....e até lá vai ser muitoooo chata! não sei se deva conta comigo Davi....

    ResponderExcluir
  4. continuo com a idéia de que a série lembra demais lost, só que de uma maneira mais explicadinha, toda essa aura de teorizar é ótima, se continuar assim será uma ótima série pós lost

    ResponderExcluir
  5. Eu! Pronto ja tenho a substituta para Lost.
    Só fico com uma constatação a respeito da atriz principal: ela fará alguns episódios de Lost e provavelmente será o mesmo destino de Lance Ridick, o agente Broyles. E ai fica uma dúvida/spoiler (sei que aqui o tema não é Lost, mas é inevitável): Será que o Ben irá cumprir o que disse e matará a Penny, como vingança?
    Agora um pedido: Que tal fazer um comentário sobre o tal texto que circula na internet fazendo comparações entre FlashForward e Lost. Será que alguns mistérios de Lost ganharão um Sequel em outra série?

    ResponderExcluir
  6. Tô gostando bastante de Flash Forward, e fico até feliz de saber que vão ser 4 temporadas. Por talvez estar um pouco "apressada", pode ser que os roteiristas tenham muita coisa pra falar e não podem perder tempo, o que seria muito bom!
    Mas, no geral, acho que a série tem um grande futuro.
    E é isso!
    Até mais!
    ;D

    ResponderExcluir
  7. Os caras sabem o que estão fazendo. Tiveram 5 anos pra aprender com os erros e acertos de Lost. Por isso a narrativa instigante, mas com a preocupação em não se tornar complexa demais, ou não solucionar mistério nenhum. Também não consigo ver como poderia durar 4 temporadas, mas confio que vão fazer plot twists enlouquecedores que vão mudar COMPLETAMENTE a narrativa/estilo da série. Aliás, tenho uma teoria BEM maluca:

    Quando chegar o dia visualizado, eles desmaiam e acordam no momento que apagaram pela 1a vez, tendo a chance de reviver tudo, seguir por outro caminho. FlashFoward vira FlashBack.

    E aí, exagerei nos psicotrópicos?

    ResponderExcluir
  8. Senti a mesma coisa assistindo o segundo episódio. "Pô, já sei que a Penny viu o pai do paciente, não preciso ver de novo". As únicas repetições que achei dignas foram as do Joseph Fiennes, pois servem não só pra apresentar o Mosaico como também para perceber o quanto é terrível para ele saber que beberá de novo. Mas do mesmo modo, já chega. Talvez isso pare com o tempo, pois aí já conheceremos todos os personagens. E quem sabe enfim ver o flashforward do doutor-super-otimista? :P (sim, já estou envolvida e vou continuar vendo!!)

    ResponderExcluir
  9. Achei a trama principal bem interessante, mas todo aquele lance de FBI investigando e depois estourando o cativeiro, ta muito manjado.. O q vcs acham?

    ResponderExcluir
  10. Eu achei q ia ter só 1 temporada, bom eu tô gostando de FF vamos ver no q essa trama vai dar.

    ResponderExcluir
  11. Ah, discordo. Só tivemos dois episódios, tem gente que só veria o segundo...Nesse tipo de sérieem que é necessário acompanhar todos os episódios pra entender, é importante vc pegar o público nos primeiros episódios, que chegar só segundo ainda consegue compreender o está ocorrendo.

    Como só foram dois episódiosainda é impossível dizer como será o andamento da série. Se ela não tiver episódios encheção de linguiça, como flashback 'tatuagem do jack', vou achar ótimo.

    ResponderExcluir
  12. Galera, só para esclarecer. Ainda NÂO está confirmado que a série terá quatro temporadas. Esse é o desejo dos seus produtores, mas a decisão final é da ABC que a exibe e está atrelada à audiência e etc... Por enquanto nem a 1ª temporada completa foi confirmada, embora eu acredite que vá ser, afinal a série já foi vendida para mais de 100 países... ;)

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  13. assisti os dois episodios de flashforward e achei a historia interessante porem os episodios são meio arrastados demais

    ResponderExcluir
  14. Davi, já tem algo confirmado sobre o número de episódios da primeira temp.?

    ResponderExcluir
  15. Ainda não Regis, mas tenho certeza que essa confirmação deve vir em breve indicando uma temporada completa de 22 ou 24 episódios.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Eu também estou acompanhando!
    Adoro um suspense!!!
    Vamos torcer para que a série continue interessante e não caia na mesmisse.
    Saudade de LOST!!!!!!!!
    Beijos!
    Marília Santos, RJ

    ResponderExcluir
  17. "...a impressão mais forte deve ser a de que o mistério central será resolvido amanhã..."

    Vai ser legal se o season finale da primeira temporada acontecer no tal dia de abril de 2010...

    Assim como em Lost nós perdemos o chão quando percebemos que o ápice da série não seria o resgate dos sobreviventes (paradigma que foi quebrado somente no fim da terceira e todos se lembram bem), vou achar muito bom se esses 6 meses em flashforward passarem logo, assim as vítimas do apagão vão ver suas visões se realizarem, e vão descobrir que tem muito mais caroço nesse angu...

    Aliás, já seria cansativo demais ver o Mark tentando reproduzir o mosaico que ele viu durante uma temporada inteira, imagine quatro!

    Bom mas este sou eu já criando expectativas demais e decidindo os caminhos que a série vai tomar e é isso que causa decepção ao assistir séries do gênero, portanto, vou segurar minha onda! kkkkkkkk

    Já me decepcionei o suficiente quando me dei conta de que os sobreviventes do Oceanic 815 não seriam resgatados pela Sidney Bristow e pelo Arvin Sloane (que chegariam em um cargueiro), e que o nome verdadeiro de Richard Alpert é Milo Rambaldi...

    MASSSS... eu acertei em parte, de fato chegou na ilha "um cargueiro", so...

    ResponderExcluir
  18. Esse episódio só serviu para me prender mais ainda na série! Muito suspense, e mais mistérios surgindo! Normal que um leque desses vários mistérios surja, mas to gostando do fato da série ter um foco desde o início: o que causou o flashforward e o que ele significa.
    O que me assusta é a velocidade que as coisas tão acontecendo, só que imagino que a história de FlashForward vá muito além do próprio flashforward, conforme o Breno falou. E isso me faz ficar mais curioso sobre o destino que os atuais fatos tomarão!
    Também acho que tá um pouco expositiva, insistem muito na "mesma tecla". Irrita às vezes, mas tenho a impressão de que isso ficará nesse início de série e será algo passageiro!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.