terça-feira, 6 de outubro de 2009

FRINGE - Comentários dos episódios 2x02 e 2x03



Ep. 2x02 “Night of Desirable Objects” (exibido em 24/09/09 nos EUA)

Depois da ótima estreia da temporada, um (pequeno) balde de água fria. Perdido entre desenvolver a mitologia da série de forma orgânica e se focar num típico ‘monstro da semana’ (a la Arquivo X), “Night of Desirable Objects” diminuiu o ritmo com uma história lenta e até certo ponto desinteressante com gostinho de ‘já vi isso antes em outro lugar’.

Leia mais...

    De mais significativo do episódio portanto, ficou a dica nas palavras de Sam, o misterioso mentor indicado por Nina Sharp para ajudar Olivia, de que os deslocamentos entre os universos retratados no arco central da série podem ser responsáveis por provocar severos efeitos colaterais tanto físicos quanto psicológicos. Isso claro, explicaria o estado da agente Dunham e por tabela, implicaria num maior entendimento acerca do comportamento de Walter Bishop por exemplo, que no final das contas pode nem ser assim tão louco quanto parece.

    Dito isso, a impressão que ficou desse episódio, é que os roteiristas da série resolveram frear de forma proposital (?) a cadência desse início de temporada como se nos preparassem para novos e impactantes desdobramentos, o que aliás, aconteceu já no terceiro episódio.

    Ep. 2x03 “Fracture” (exibido em 01/10/09 nos EUA)

    Focado num maior desenvolvimento de personagens (a ida de Peter ao Iraque permitiu que conhecessemos um pouco mais de seu passado) e sobretudo na luta de Olivia para recuperar se não a memória, pelo menos seu equilíbrio físico, “Fracture” foi bem superior ao episódio que o antecedeu.

    Explorando um caso bem mais interessante (e que abertura foi aquela, não?), esse terceiro episódio da temporada teve como grande mérito o fato de ter amarrado um evento aparentemente isolado (homens cujos corpos funcionavam como bombas) à mitologia da série de uma forma genuinamente instigante e por que não dizer, inesperada.

    Sólido em sua execução e bem mais envolvente, “Fracture” montou um cenário que parecia nos levar por um caminho, mas terminou em outro. Assim, além de mostrar o trio de protagonistas numa posição central para os rumos da anunciada guerra entre os universos, o episódio trouxe com seu surpreendente final, a indicação de que há implicações ainda mairores envolvendo o papel do Observador na trama, que passa de mistério periférico a central levantando as perguntas: de que lado ele está? O que ele representa? E por que seu foco em Walter?

9 comentários:

  1. Lembro também de Peter estar cumprindo a promessa da Fringe Division estar sendo mais pro-ativa.

    A viagem ao Iraque e a consequente ação anti-bomba ilustram este cumprimento da promessa.

    Ao meu ver, Fringe está aliando muito bem seu eixo com os "caso-a-caso".

    Seu blog é leitura obrigatória para mim, muito bom mesmo. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. O último episódio exibido foi muito bom. Uma dúvida plantada sobre o Observador (Ou os vários que possam existir, o tal general que talvez esteja falando a verdade. Se não me engano, no proximo epi. vai ter o reaparecimento de "Mr.Spock" e espero que mostre mais detalhes da conversa entre ele e Olívia!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. @geanalves, obrigado pela visita e pelo elogio :) Sobre o Peter, é realmente curioso ver como ele tomou uma atitude mais pró-ativa nessa temporada deixando de ser apenas o personagem que faz piadinhas.

    @Lucas, antes desse terceiro episódio eu achava que o mistério do observador ainda demoraria a voltar à tona, por isso fiquei realmente surpreso com a cena final ligando a presença dele por um interesse no Walter. Sobre o eventual retorno do William Bell, tomara mesmo que no próximo episódio tenhamos alguma dica nova sobre o que aconteceu naquela conversa dele com a Olivia.

    Abração para vocês.

    ResponderExcluir
  4. Concordo que o 2 foi ruim e no 3 a coisa melhorou. Mas o personagem do Sam, guru indie ou sei lá o que, irmão do Sayid... não gostei. Muito clichê esse tipo de cara, que NUNCA dá um resposta direta, fica falando coisas nada a ver, e de repente solta uma metáfora com lição de moral. Sinceramente, não tenho paciência NENHUMA pra isso, Sr Myagi wannabe.

    ResponderExcluir
  5. Davi e/ou Juliana, tudo bem? Vcs sabem o nome do cantor/banda e da música que toca no final (E QUE FINAL, HEIN? XD) do episódio 2x03 de Fringe? Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Gostei de todos os episódios até agora e volta e meia temos que ter SIM um episódio com um monstro bizarro, como ocorreu em alguns episódios na temporada passada ...

    Parece que o papel do Observador vai ser bem explorado nesta temporada, senão com respostas, mas com mais cenas que nos ajude a montar nossas próprias teorias.

    Gostaria ainda de ver mais sobre a cena final do Walter no último episódio da temporada passada, com ele em frente à lápide do Peter.

    ResponderExcluir
  7. É o ep 3 foi bem melhor q o 2, e teve um ótimo gancho no final, tô ansiosa p ver o 4 ep q me parece q vai ser bom tb =]

    ResponderExcluir
  8. comecei a ver o primeiro ep de fringe quando ela ja estava no ep 1x19 só para cobrir o periodo sem lost e acabei descobrindo uma das melhores serie de ficção que eu ja vi, pra mim superior a arquivo x que eu não gostava.

    ResponderExcluir
  9. E eu que tinha ficado tão decepcionado por não conseguir encontrar o Observador na cena do homem-bomba... bati até palma no fim do episódio! kkkkkkkkk

    E o segundo episódio foi mesmo brochante, nada a ver aquele monstrinho, aquele médico se enforcando, aqueles túneis... aff!
    Queremos ver Charlie e Olivia no corpo-a-corpo!

    .
    .
    .

    E já que o Davi não comenta mais the Mentalist, quero dizer que foi legal finalmente darem uma chance pra Robey Tunney (é esse o nome?) atuar essa semana! ^^
    Embora tenha sido teatrinho da Lisbon, foi divertido!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.