terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dexter – Comentário condensado dos eps. 4x06/07/08/09

Episódios If I Had a Hammer, Slack Tide, Road Kill e Hungry Man, exibidos
nos dias 1, 8, 15 e 22 de novembro respectivamente nos EUA


Dexter como nunca vimos: fora de controle

De início era só aquela velha curiosidade que alimenta o desejo de fazer justiça à margem da lei como em tantos outros casos anteriores. Numa análise fria, fato é que a 4ª temporada trouxe Dexter se aproximando do antagonista da vez para descobrir no choque de uma surpresa (a de que aquele psicopata parecia muito com ele), a oportunidade talvez única de um aprendizado indireto, um que lhe desse a chance de entender como manter o dark passenger escondido sob a figura de um pai de família ‘normal’.

Leia mais...

    Assim, no meio de um mar de novidades e ligações construídas pouco a pouco com Arthur Mitchell, Dexter conheceu um monstro diferente e ainda mais complexo que todos que já tinha visto, um que pela primeira vez o faz perder controle sobre suas próprias reações, que confusas e tomadas por uma emoção nova, acabam por expô-lo.

    O Trinity Killer feito com maestria por John Lithgow é um homem absolutamente frio, métódico e calculista quando mata mulheres numa banheira, simula o suicídio de jovens mães e desfigura homens de forma selvagem e violenta com um martelo. Já Arthur Mitchell, sua contraparte 'normal', se recusa a matar um animal agonizante, tenta o suicídio, sente medo, culpa e remorso, sentimentos contraditórios para alguém que não abre mão de aterrorizar a própria família tanto física quanto psicologicamente.

    Ação de Graças com os Mitchell, um verdadeiro sonho americano

    No ataque de Dexter na cozinha e mais tarde nas palavras de sua consciência representada por Harry Morgan, só uma certeza: o Trinity agora sabe que alguém fora de sua destroçada família conhece sua real natureza e estará à sua espera. Se isso significará um embate aberto que finalmente vai expor o grande segredo de Dexter para todos permanece sob mistério, mas dada a excepcional perspectiva contruída, arrisco-me a dizer que teremos pela frente um final de temporada (até aqui irretocável) absurdamente marcante e inesperado em vários sentidos.

    Outras observações:

    - Inicialmente sem graça e até certo ponto forçada, confesso que tenho me simpatizado mais com a subtrama do envolvimento entre La Guerta e Batista. A razão é simples: os dois atores fizeram a coisa funcionar dando peso ao casal.
    - Ok, se não foi o Trinity Killer quem atirou em Debra, quem foi? Na falta de alternativas, fico com a ambiciosa jornalista Christine, que seria uma saída criativa aparentemente preguiçosa, mas que no contexto da trama fará sentido, isso claro, se não for ela a próxima vitima do Trinity como o encerramento do nono episódio parece apontar.
    - Rita propensa a trair Dexter com o vizinho? Particularmente não boto muita fé, ainda que a insegurança e a carência afetiva da personagem já tenham sido bastante expostas em episódios anteriores. Resta saber agora o que Masuka fará com o que viu? Contará a Debra, que não saberá como agir com o irmão, talvez?

6 comentários:

  1. Não acho que o Trinity vá matar a reporter. Não faria sentido algum ele matar a própria filha, sendo que aparentemente ela é a única que o entende. Pra mim ficou meio claro que ela matou o Lundy não só pra conseguir matéria nova, mas como também pra proteger o próprio pai. O fato dela trabalhar como reporter ajuda bastante o Trinity a ficar longe de ser preso, visto que ela pode acompanhar as investigações e atualiza-lo.

    ResponderExcluir
  2. Dexter é uma série consistente! muito bom mesmo! e de se esperar que com a revelação que o trinity e o pai da reporter ela realmente tenha atirado em Debra e Lundy! (Ainda mais com os comentários da reporter para a Debra)

    acho que o pior de tudo e saber que estamos tão perto do fim e dai sabe deus quando teremos dexter denovo!

    que série, que série!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se isso seria possível, mas o trinity poderia começar outro ciclo, mantando a filha (a própria), uma mãe (Rita?) e finalmente tentando matar um pai (Dexter)... seria um season finale incrível, não?

    ResponderExcluir
  4. Davi, é uma pena que você esteja tão ocupado por esses dias e por isso não esteja conseguindo fazer comentários episódio a episódio. Tuas análises são muito boas mesmo !

    Eu já tinha suspeitado que a repórter é quem tinha atirado na Deb e no Lundy, mas não consegui imaginar porquê. A teoria do Jackslackofsurprise faz todo sentido pra mim.

    E a idéia do Jhonatas Barbosa para um possível final de temporada com novo ciclo de assassinatos do Trinity é realmente fantástica !

    Agora, discordo quanto ao relacionamento da LaGuerta e do Batista ... Tô achando bem chatinha essa trama paralela ...

    E o Masuka infelizmente apareceu pouco até agora nessa temporada ... Poucas cenas cômicas com ele, como nas temporadas passadas.

    ResponderExcluir
  5. Davi Garcia, gosto da forma que você escreve. Parabéns!

    Mas se me permite, tenho uma observação: talvez pela falta de tempo ou por ter condensado 4 episódios em uma review, não me parece que você os assistiu com a máxima atenção. Pelo menos para mim e para vários outros leitores, ficou mais do que claro que o atirador tenha sido a repórter, principalmente pela edição do capítulo e o cliffhanger. Falando nisso, o tal desfecho para NADA aponta que ela seria a próxima vítima do Trinity. O que o fez pensar nisso?

    ResponderExcluir
  6. O fato dela ter chamado a atenção da polícia através das matérias, trouxe foco para a semelhança de crimes que o Trinity conseguiu esconder por mais de 30 anos. Independente dele ser pai dela, pode ser que a 'puna' por isso, não é plausivel?

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.