quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Preview – Spartacus: Blood and Sand (Série)

Opinião sobre série ainda inédita até mesmo nos EUA

Quando se fala em épicos, geralmente não dá para fugir da imagem do herói idílico e de moral inquestionável que frente o acaso do destino ou de uma grande tragédia, se vê numa posição de confrontamento contra homens e/ou instituições opressoras. Fora isso, de épicos espera-se também a construção do retrato da sociedade que antecedeu a nossa e seus muitos jogos de disputa de poder regado, claro, a muito sexo e violência. Considerando esse quadro, à primeira vista Spartacus: Blood and Sand poderia render uma bela nova série épica em 2010, mas julgando pelos dois primeiros episódios “The Red Serpent” e “Sacramentum Gladiaturium”, a tendência é que a boa ideia infelizmente fique só na promessa.

Leia mais...

    Assinada por nomes como o de Sam Raimi (diretor dos 3 filmes do Homen Aranha e produtor de Hercules e Xena) em parceria com o canal americano a cabo Starz, o mesmo de Crash e Party Down, Spartacus: Blood and Sand não esconde em nenhum momento que tenta pegar carona em dois grandes épicos de sucessos recentes na telinha e na telona, Roma da HBO e 300 respectivamente. Da primeira tenta emular, ainda que num segundo plano, a ambientação política permeada pela ambição e corrupção e os conflitos sociais, enquanto da segundo copia o estilo visual das tomadas de ação em slow motion, algo que os trailers já indicavam. Ou seja, a série não traz absolutamente nada que já não vimos antes.

    Investindo no slogan de ser o evento mais ousado da tv em 2010, Spartacus: Blood and Sand revisita a história verídica do homem que após enfrentar um comandante de uma legião militar de Roma perde tudo (incluindo a mulher), vira escravo e posteriormente gladiador até liderar uma grande revolta contra o Império. Até aí tudo bem, afinal, seria ótimo revisitar um clássico modernizando-o com os recursos atuais para (re)apresentá-lo às velhas e novas gerações. Contudo, ao abrir mão das sutilezas e sobretudo de uma narrativa elaborada como a do filme de 1960 dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Kirk Douglas, essa segunda releitura de Spartacus na tv (a primeira ocorreu em 2004) falha clamorosamente ao apostar tudo na construção de sets que soam falsos demais e parecem saídos de um game, e na violência gráfica desnecessariamente exagerada com direito a closes de membros e vísceras sendo dilaceradas em lutas evidentemente sangrentas.

    Condenar a série logo de cara seria leviano, é claro, mas considerando o acúmulo de clichês vistos nos dois primeiros episódios aliado à narrativa preguiçosa e seus personagens rasteiros e desinteressantes com direito a burocratas romanos e até gladiadores ‘bad boys’ na escola de formação, a ludus, não creio que o cenário vá se alterar radicalmente num sentido positivo a ponto de justificar a precoce renovação da série para uma 2ª temporada (fato ocorrido essa semana) antes mesmo da estreia que ocorre no dia 22 de janeiro nos EUA.

    Assim, longe de querer dizer o que alguém deve ou não assistir, me limito a sugerir que cada um veja e tire suas próprias conclusões questionando o seguinte: para uma produção que se vende como ousada, frases de efeito como “Um homem deve aceitar seu destino ou ser destruído por ele” ou a chance de ver a bela Lucy Lawless (a Xena) nua e em cenas de sexo são suficientes para uma série que mais do que um gênero, pretende ser épica?

    Site oficial da série.

9 comentários:

  1. "jogos de disputa de poder regado, claro, a muito sexo e violência."

    "closes de membros e vísceras sendo dilaceradas em lutas evidentemente sangrentas."

    "ver a bela Lucy Lawless (a Xena) nua e em cenas de sexo"

    *_*

    Oush Davi, eu vou assistir...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Essa serie vai ser espetacular, nao acreditem no que o cara ai ta falando!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha boa sorte para se satisfazer 'só' com isso, Rafa :p


    Shockwave, engraçado que você critica Avatar sem nem ter visto (conforme teu comentário no post do filme indica), e duvida que Spartacus possa ser ruim, de novo, sem ter visto. Curiosa essa tua fórmula para emitir 'opiniões'.

    ResponderExcluir
  4. Vc já viu os episódios????

    Olha eu prefiro assistir antes de formular minha crítica. Pelo trailer parece algo interessante e o canal Starz deve ser tornar uma HBO da vida, onde exibido séries com assuntos polêmicos de uma forma polêmica e falando de assuntos como sexo, drogas, mortes e outros coisas pesadas de uma forma bem clara como ficou em Crash (ótima série).
    Conquistaadoresde.info

    ResponderExcluir
  5. Os dois primeiros vazaram. A estreia ocorre no dia 22 de janeiro.

    ResponderExcluir
  6. Estou do lado do Davi, também conferi o pre-air da série e não gostei nada do que vi. Mas muito além do efeitos especiais irritantes (o slow motion enjoa após 5 cenas em q é usado) e o mal gosto de mostrar cabeças, braços e pernas voando por tudo quanto é lado, o que torna essa série ruim são seus personagens, interpretados por atores medianos e prejudicados por um roteiro fraco. Resumindo, tirem suas conclusões, mas também fiquei bastante decepcionada com essa série.

    ResponderExcluir
  7. "mostrar cabeças, braços e pernas voando por tudo quanto é lado"

    "jogos de disputa de poder regado, claro, a muito sexo e violência."

    This is Sparta!!!!!

    baixei os dois que vazaram, assisti e gostei.Bons efeitos especiais a lá 300

    ResponderExcluir
  8. Tenho gostado de Spartacus, principalmente após o V capítulo ele está se tornando muito interessante.

    Na história real Crixus e Spartacus foram os líderes da revolução dos gladiadores, no seriado, neste momento havia uma rixa e agora no capítulo 8 a história começa a ficar clara.

    Pelos dois primeiros capítulos não dava para imaginar que a série iria melhorar tanto.

    Ela tem algumas cenas escrotas de nudez e sexo, porém quanto a violência, acho que ela está na medida.

    ResponderExcluir
  9. É pra quem não quis conferir esta perdendo uma das melhores serie em exibição, se eu fosse vc David comessava agora ah assistir, certo q os 3 primeiros epi a sreie deu uma forçada , mas a serie ta chegando na reta final e ta sensacional !

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.