segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A estreia da 8ª temporada de 24 Horas

Episódios 8x01 e 8x02 exibidos no dia 17/01/2010 nos EUA



Mantendo o formato, mas introduzindo mudanças salutares e importantes, a 8ª temporada de 24 Horas começou ontem nos EUA com dois episódios, que se não fugiram de alguns dos clichês já batidos da série, empolgaram pelas sempre eficientes sequências de ação e pelo competente trabalho de Kiefer Sutherland. Até certo ponto fragilizado, o Jack Bauer que revisitamos só tem um objetivo no dia que começa (dessa vez em Nova York): voltar para Los Angeles onde passaria a viver com Kim e sua neta, Teri. Sim, você não leu errado. Jack Bauer agora é avô!

Leia mais...

    Perdendo pouco tempo para explicar como o ex-agente se curou da exposição quase fatal à uma arma biológica no sétimo ano da série (há apenas uma menção de Kim sobre um tratamento recém finalizado), a trama logo se concentra na conspiração da vez. Assim, logo conhecemos Omar Hassan, presidente de um expoente país do Oriente Médio disposto a dialogar com o Ocidente (leia-se EUA) e a autorizar inspeção em suas usinas de processamento nuclear, o que, claro, o transforma em alvo de um grupo contrário à sua agenda pacífica.

    Passados poucos anos (três no máximo, diria eu em função do tamanho da neta de Bauer) desde o final da 7ª temporada, Allison Taylor ainda é a presidente, que agora divorciada de Harry (que não a perdou por ter entregado a filha Olivia à justiça), também está em Nova York para o encontro com Hassan na sede das Nações Unidas. Obviamente, não demora muito para que Jack se veja mais uma vez envolvido com uma grande ameaça, e com uma agora reformulada CTU, que na Big Apple é dirigida por um burocrata claramente inexperiente e que não tem pudores para encobrir erros operacionais.

    Ainda sobre a CTU, é lá que reecontramos Chloe, que apesar de ter sua competência colocada à prova (uma heresia no universo da série) pelo diretor da unidade, Brian Hastings, é a única que ao questionar a validade de uma descoberta envolvendo a tentativa de assassinato de Hassam, acaba mudando o foco da investigação com a ajuda de Bauer. Na agência, também somos apresentados a outros novos personagens como os noivos, Cole Ortiz (um agente de campo) e Dana Walsh (Katee Sackoff, a Starbuck de Battlestar Galactica) e Arlo, um jovem analista que inclusive comete uma segunda heresia quase tão grave quanto à de seu chefe: perguntar aos colegas quem era Jack Bauer.

    Sem ainda saber se esse 8º ano seguirá a estrutura de três arcos narrativos como vimos nos anteriores, é difícil antecipar como se resolverá esse envolvendo a tentativa de assassinato de Hassam. Dito isso, considerando o histórico da série, nem precisamos de muita coisa para imaginar que Mike Davros (Doug Hutchison, mais recentemente visto em Lost como Horace Goodspeed), o cara que destrói o helicóptero da CTU e aparece organizando tudo, seja um mero peão de um jogo que envolva figurões preocupados que a paz ameaçasse o lucro certo de um conflito armado.

    Em suma, essa nova temporada de 24 Horas tende a explorar mais do mesmo com pequenas variações (a dinâmica da nova CTU envolvendo seus agentes e seu diretor; Jack dividido entre o desejo de se unir logo à família e a responsabilidade de fazer o que sabe melhor; a presidente Taylor assumindo uma postura mais defensiva e conservadora e etc). Se vai funcionar e reconquistar o interesse do público que vem diminuindo ano após ano eu não sei, mas admito que meu prazer de ver a série foi renovado com esses dois primeiros empolgantes e tensos episódios.

    Outras observações:

    - Com tantas reviravoltas no histórico da série, é natural que já estejamos vacinados a fugir das falsas expectativas que determinados ganchos criam. Dessa forma, duvido muito que alguém tenha acreditado que a frase dita pela repórter Meredith Reed (Jennifer Westfeldt, esposa do astro de Mad Men, Jon Hamm) no final do 1º episódio, “estou atrasada no que foi planejado, mas cumprirei o trabalho” (ou algo parecido) realmente tivesse a ver com seu envolvimento numa tentativa de assassinato.
    - Ao contrário do que imaginei, Freddie Prinze Jr. até que se saiu bem nesse seu início de participação como o agente Cole Ortiz, que pela reação à proposta de seu chefe para que omitisse o erro operacional, parece reunir as mesmas características morais e éticas de Chase Edmunds, agente parceiro de Bauer na 3ª temporada.
    - Como falei em estar vacinado, duvido muito que o ‘esqueleto no armário’ que ameaça colocar em risco a posição confortável de Dana Walsh (Katee Sackoff) tenha a ver com qualquer conspiração. Se tivesse que apostar, diria que essa será a subtrama da vez que colocará um personagem secundário frente um grande dilema: contar a verdade para alguém ou tentar escondê-la usando artifícios mais obscuros, como fez a 1ª filha Olivia na temporada passada?
    - E a Chloe que numa rápida olhadela de um vídeo de monitoramento, conseguiu concluir que um cara tinha entrado no apartamento da repórter Meredith e usado seu computador para incriminá-la, hein? Soou um pouco Deus ex machina demais, não? Pois é, mas como estamos falando da mega hiper ultra fodona competente, Chloe, dá para perdoar, não é não?
    - Agora, e o Jack versão avô, hein?

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Dos 4 episodios exibidos ate entao, apenas o 2º foi morno, os demais trazem o bom e velho estilo nervoso de 24 horas de volta. Os atores escolhidos estão ótimos em seus papeis e tambem me surpreendi com o Freedie Prinze Jr. ele está muito bem no papel do agente Cole. 24 horas voltou ótima, estou bem empolgado.

    ResponderExcluir
  3. então...assisti ontem os 4 eps...achei mto novelão SBT...e olha q eu tenho as 6 temporadas em dvd..e amo Jack. O novo chefe da CTU é péssimo ator, a Starbuck com cara de sofredora não cola (aquele cabelo pro lado me incomodava sempre q aparecia na tela)...e o Freddie..continua com cara de Freddie.
    e vc tem razao..ja estamos vacinados ..pra nos surpreender os roteiristas vão ter q nos superar.
    detalhe: achei q o gancho do 4 eps fosse algo do tipo bomba explodindo em LA, ou NY...achei bem fraquinho...vamos esperar
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Como fã quase que incondicional de 24, sempre gosto de dar o benefício da dúvida.
    Acho que a venda do urânio dos Russos vai esquentar a já conhecida fórmula, mas de sucesso.

    Heresia total o que fizeram com a Cloe einh?
    Por mais que seja uma tecnologia diferente, atualizada, uma analista sênior não ficaria tão perdida. Até pq já vimos o 'poder de fogo' dela. Falo isso como analista...

    E essa CTU de NY?
    Aquele túnel parece muito mais a Bat-caverna. Sensacional!
    O diretor da CTU me pareceu muito despreparado e inexperiente para o cargo. Fraco!

    Mas mesmo assim, gostei desses 4 episódios.

    Os episódios serão exibidos sempre duplos? Se for assim, tá mais que bom! Rsrs

    [ ]’s

    ResponderExcluir
  5. a oitava tah com tudo! Jack Bauer o melhor!

    qro ver a reaparição do Logan.

    ResponderExcluir
  6. Adoro ver 24 horas, mesmo sendo a mesma coisa toda temporada. Jack Bauer é Jack Bauer oras!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.