segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Globo patina feio com Blu Ray de Som & Fúria

Decepcionante. Assim é o Blu Ray da ótima minissérie Som & Fúria, a melhor produção da tv brasileira em 2009. Colecionador recente de BDs e fã da obra co-produzida pela O2 Filmes em parceria com a Globo, julguei que apesar do alto preço, valeria à pena investir na aquisição pela chance de poder rever os 12 episódios em HD e mais alguns bons extras. Já com ele em mãos no entanto, não demorei muito para constatar o óbvio: comprei gato por lebre.

Leia mais...

    Simplesmente ignorando a padronização das embalagens de Blu Ray, Som & Fúria chega em dois discos do formato num digipak de DVD (vide imagem acima), o que de cara garante uma ‘bela’ descaracterização de qualquer coleção de BDs, cujos digipaks são menores. O menu, que consegue ser mais simples que o de muitos DVDs por aí, se resume a intercalar imagens dos personagens sem qualquer criatividade. O áudio não compromete é verdade, afinal, LPCM 2.0 e 5.1 mais o Dolby 5.1 são no fim das contas boas opções. Já a transferência de imagem, ainda que notoriamente superior à da exibição ocorrida na Globo HD em julho de 2009, peca pelo excesso de granulação em determinadas passagens que acabam destoando do restante e comprometendo o resultado final.

    Tudo isso porém, nem é o que mais incomoda na verdade. Irritante mesmo é saber que se paga caro por um Blu Ray que poderia e deveria aproveitar seus recursos de espaço para trazer material extra e não o faz. Bastidores da produção? Cenas cortadas? Entrevistas com elenco? Faixa de comentários nos episódios? Nada. Não existe nenhum, repito, NENHUM extra no Blu Ray de Som & Fúria lançado pela Globo Marcas, ainda que algumas lojas virtuais apontem o contrário inclusive para a versão em DVD.

    Tendo que pagar preços salgados que variam entre R$ 85,90 (Saraiva) e R$ 99,90 (na própria loja online da GloboMarcas), fãs e colecionadores definitivamente mereciam tratamento melhor da empresa, que com esse lançamento absurdamente preguiçoso e por que não dizer medíocre até, perdeu uma excelente oportunidade de entrar com o pé direito no mercado nacional de Blu Rays. Quando é que esse pessoal vai acordar e passar a respeitar o consumidor, hein?

6 comentários:

  1. tudo bem que a imagem é ruim, mas reclamar de digipak? kkkkkkkk melhor embalagem para dvds e blu-rays que existe.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, releia o que escrevi e perceberá que minha reclamação é pelo fato do digipak ser de DVD e não de Blu Ray. São embalagens distintas e que portanto descaracterizam coleções, só isso. Não tenho absolutamente nada contra o digipak, mas tudo contra a falta de padronização.

    ResponderExcluir
  3. É uma lástima essa notícia. Eu sempre pensei que compraria em algum momento esse BD, mas já começo a duvidar.

    Por enquanto, fico com as minhas gravações da tv com alguns ruídos e fantasmas em qualidade SD mesmo.

    Sobre os extras é um absurdo imaginar que nem sequer requentam algum material feito para o Vídeo Show. E eles certamente existem.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Só pra avisar que eu comprei o DVD e em cada disco tem algum pequeno documentário sobre algum aspecto da produção. São poucos extras, mas eles estão lá no DVD!

    ResponderExcluir
  6. Sério, Mateus? Putz, isso torna a versão em BD ainda mais lamentável já que nem esses extras ele contém =/

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.