sexta-feira, 26 de março de 2010

Agora é oficial. 24 Horas está cancelada!

*** Post atualizado com informações sobre o desfecho da temporada, o rumor
da ida da série para a NBC e detalhes sobre o filme ***


Acabou! Em anúncio feito em seu twitter na noite dessa sexta-feira, o produtor/diretor Jon Cassar, confirmou que 24 Horas está cancelada, o que faz da atual 8ª temporada da série, também sua última. Objetivo em sua mensagem onde agradeceu os fãs que acompanharam a série, Cassar disse que a equipe de produção foi avisada no set de que não haverá um 9º ano. Com o cancelamento, também deve chegar ao fim o rumor que levantava a possibilidade da série sair da Fox e migrar para a NBC em 2011, uma vez que é bastante improvável que a emissora resolva arcar com os altos custos de produção que envolvem uma temporada da série, cujo protagonista, Kiefer Sutherland, recebe um dos maiores salários da tv americana (algo em torno de US$800 mil por episódio).

Leia mais...


    Nascida pouca depois dos ataques terroristas do 11 de setembro de 2001, 24 Horas sempre dividiu opiniões ao retratar de maneira crua, mas igualmente exagerada (e talvez justamente por isso, divertida), ações envolvendo o combate ao terrorismo e/ou conspirações políticas como carro chefe de suas tramas, que se de início traziam um vigor criativo repleto de surpresas e reviravoltas, foi perdendo o fôlego com roteiros cada vez mais previsíveis ao longo das temporadas mais recentes.

    Do protagonista Jack Bauer, não há nem muito a dizer além do fato dele já ter cadeira cativa no rol dos mais marcantes na história da tv. À princípio visto apenas como um herói de ação típico, o personagem que ressuscitou a carreira de Sutherland em Hollywood, revelou -se muito mais do que uma mescla dos ícones do gênero, ao expor-se como um homem durão, mas cheio de conflitos que o assombravam ao longo das tramas.

    Seja fã ou não, fato é que dificilmente voltaremos a ver alguma série do porte de 24 Horas com a audácia de abraçar com tanta veemência a agenda de direita americana sem dar satisfação para críticas. Violenta, a série foi uma das primeiras a mostrar cenas de tortura no horário nobre da tv ao mesmo tempo em que abriu espaço para personagens fortes e incrivelmente íntegros como o inesquecível presidente David Palmer do ótimo Dennis Haysbert, ou a ranzinza analista Chloe O'Brien e/ou inescrupulosos como o do surpreendente Charles Logan de Gregory Itzin.

    Combinando bons elementos de ação e aventura em tramas que, no auge, sempre lembraram a de bons thrillers, 24 Horas nunca abriu mão de ser controversa em muitos aspectos e não menos crítica em tantos outros. Refém no entanto de um fórmula que se esvaziou com o passar do tempo, a série perdeu seu apelo com histórias cada vez mais previsíveis e que nesse 8º ano infelizmente mais decepciona do que empolga. Dito isso, em respeito aos seus bons tempos, a verdade é que o fim era um 'mal' necessário para a série, que tem agora na metade final dessa sua temporada de despedida, as últimas chances de fechar sua história com a qualidade que a produção já teve um dia.

    Jack Bauer, descanse em paz, mas não muito, afinal nós sabemos que você voltará a mandar seus Damn It e Drop the Gun na telona daqui a algum tempo. Alguém duvida?

    *** Atualizações do dia 29/03/2010 ***

    Sobre o suposto interesse da NBC de ter 24 Horas em sua grade

    Segundo Howard Gordon, produtor de 24 Horas, a 20th Century Fox chegou a oferecer a série para a rede NBC (dos estúdios Universal), mas a emissora não se mostrou interessada em função dos altos custos de produção do programa. Algo que eu já especulara no texto acima.

    Sobre o desfecho dessa última temporada

    Existe a promessa de trazer um final muito mais definitivo do que a de outras temporadas. "A série vai chegar num ponto muito mais complexo e que representará o maior risco que já assumimos", adiantou Howard Gordon. "Os eventos mostrarão algo do qual Bauer não conseguirá se recuperar facilmente. Pensar em final feliz seria desonesto demais para esse personagem em seu oitavo terrível dia", encerrou o produtor.

    Sobre o filme, que muito provavelmente vai sair do papel

    Segundo Kiefer Sutherland, o final da série não foi pensado como preparação de terreno para um filme, ele pode funcionar como tal de forma consistente. Segundo o ator, um rascunho de roteiro do filme já foi escrito por Billy Ray (do filme Intrigas de Estado) e mostraria uma história que aconteceria num único dia. Essa ideia ainda não está 100% oficializada uma vez que descaracterizaria o conceito de tempo real da série ainda que pudesse permitir que Bauer viajasse para a Europa, por exemplo, cenário aliás onde se especula que o filme acontecerá.

    A fonte dessas 3 atualizações foi a matéria do USA Today

9 comentários:

  1. haha, gostei da foto. mas uma pena, apesar dessa temporada tá bem manjada.

    ResponderExcluir
  2. Que mau... :(
    Nenhuma serie me da adrenalina como 24.
    Eu não sei que coisa nova vocês queriam na serie para não ser previsível... uma conspiração de aliens??? Vão ver a V!
    Apesar das criticas a serie ainda tem quase 10 milhões de viewers nos USA e para mim a razão do cancelamento está no facto se a produção ser muito cara.
    Tenho algumas duvidas em relação ao filme de 24. Como eles vão meter 24 horas em 90 minutos de filme?

    ResponderExcluir
  3. Farão como fizeram no telefilme Redemption e pegar o conceito dos acontecimentos em tempo real e colocar em 2 horas.

    ResponderExcluir
  4. É uma pena o cancelamento, é uma das series que mais gosto mas de fato essa temporada está morna com situações manjadas para o publico que se acostumou com o estilo de 24 horas e ja sabe praticamente tudo o que pode acontecer na série. O fator surpresa antes usado de forma perfeita nessa temporada ta fraco e manjado, tornando tudo menos interessante, veja bem, não está ruim mas falta algo mais.

    Que tenha sucesso nos cinemas para que a série continue viva.

    ResponderExcluir
  5. Ja vai taaaaaaarde demais!
    Nunca vi uma seria tão absurdamente insossa, são milhões gastos para produzir um fiasco de enredo.

    ResponderExcluir
  6. Acabou uma série que nem deveria existir!

    ResponderExcluir
  7. A equação é fácil, quando não vai dar mais grana e não tem como enganar as pessoas com sub-plots, tem que cancelar mesmo.

    Não adianta maquiar, distorcer, fazer de conta que ainda é ético torturar pessoas, os tempos mudaram.

    Pra mim, essa aberração de serie tinha que deixar de existir, muito nazista esse 24 horas

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.