quinta-feira, 25 de março de 2010

Porque não pretendo ter 'Avatar' na minha coleção

Embora tenha gostado muito de Avatar, confesso que minha empolgação para ter o filme (que acaba de entrar em pré-venda nas principais lojas virtuais) na minha coleção é quase o zero. A justificativa não tem absolutamente nada a ver com uma mudança de opinião sobre o filme (que continuo achando excelente no que propõe) nem nada parecido, mas sim com a ideia de (re)vê-lo num formato absolutamente distinto daquele em que a mega produção de Cameron foi pensada e executada. Fato é que goste-se ou não do filme, Avatar é coisa para se ver numa telona e em 3D. Ponto.

Leia mais...

    E nem adianta dizer que a tv 3D tá chegando ao mercado e blá blás do tipo porque nem isso me convence. O que essas tvs farão será exatamente a mesma coisa que os primeiros modelos à válvula fizeram há mais de 70 anos: tentar emular nas casas, a experiência de se ir ao cinema. Funciona? Sim, em partes, mas nunca será a mesma coisa, o que obviamente diminui o impacto da experiência de se ver um filme grandioso como é o caso de Avatar.

    Considerando esse panorama, acho um tremendo oportunismo a Fox lançar o DVD e o Blu Ray de Avatar agora no mês de abril sem nenhum extra e no formato 2D tradicional, quando o próprio James Cameron anuncia que um box especial com 4 discos (mas ainda em 2D) chegará às lojas em novembro, contando, aí sim, com extras como faixa de comentários picture in picture (já vista no BD de Watchmen, por exemplo) que mostra a exata execução de uma cena da gravação à sua finalização, além de cenas que ficaram de fora da versão exibida nos cinemas.

    Seja lá como for, não tenho a menor dúvida que tanto em 2D quanto na futura edição especial em 3D que também deve chegar ao mercado do home entertainment em algum ponto de 2011, Avatar vai render muitos milhões aos cofres da Fox e de Cameron, que inclusive já adiantou em entrevista ao The Hollywood Reporter, que a sequência do filme recordista de bilheteria só chegará aos cinemas 3 anos mais ou menos depois de ter sua produção iniciada, o que, frisa ele, certamente não vai acontecer em breve. "As pessoas vão ter esquecido do filme quando a sequência estiver pronta", disse o diretor.

    ***

    Mas e aí, você compartilha dessa minha opinião levemente radical, ou acha que mesmo em 2D, com ou sem extra, Avatar merece lugar cativo em qualquer coleção?

10 comentários:

  1. entendo a sua opinião! mais quero dizer que nunca vi o filme em 3d, afinal, não existe cinemas em 3d na minha cidade! mas mesmo assim o filme em 2D é longe de parecer incompleto! justamente por não ter um 3D boboca de ficar jogando as coisas na sua cara! outros filmes elogiados em 3d como UP ou Era do Gelo 3 tambem são assim, o 3D acrescenta profundidade, mas não faz falta ao conteudo ( Up e um dos meus filmes favoritos de todos os tempos )

    Eu não comprarei esse DVD simplex pela clara demonstração de desreipeito com colecionadores!

    custa lançar ambas as versões ao mesmo tempo? claro que não! mas eles epesram que as pessoas paguem caro na versão barata sem perceber que estão levando quase nada, e depois comprem a versão recheada de extras!



    essa é minha opinião.

    avatar é um filme de roteiro simples mais de uma beleza sem tamanho merece ser visto diversas vezes para se apreciar cada detalhe! inclusive em 2D

    ResponderExcluir
  2. Pois eu como fã vou esperar pela edição de colecionador em bluray.
    E vai ser o primeiro bluray que vou comprar para juntar á minha videoteca de 200+ dvd.
    Quanto á sua questão, sim o 3d é fenomenal mas em casa com uma boa tv e especialmente com um bom home cinema tenho tanto ou mais prazer do que no cinema e tem o extra de não haver idiotas comendo pipoca como animal e conversando.

    ResponderExcluir
  3. Não querendo ser antigo (mesmo sendo de quase meados do século passada) mas a tecnologia 3D não acrescenta absolutamente nada a qualquer filme. É uma perfumaria... visual.

    Mesmo que se possa considerar o bom uso dela, já que a tendência é fazer voar objetos nos nossos olhos, e Avatar se saiu muito bem ao dosar esse efeito em momentos mais propícios ou, ainda melhor, usá-la para uma maior noção de profundidade para o lado de dentro da tela, não há como negar que vendo uma versão 2D de um mesmo produto não se perde muito da obra em si.

    Desde que o CGI começou a dominar as produções mais rocambolescas se critica que um filme não pode viver em função de efeitos especiais. No atual oba-oba do 3D muitos acabam esquecendo que essa tecnologia é efeito especial também.

    Sou bem radical quando a história de Avatar. Nâo há nada de original ali e só faz lembrar filmes antigos sobre o tema. A ironia é que Avatar é louvável porque é eficiente no 3D e no ápice de outra tecnologia, a da captura de movimentos dos atores. Aliás, essa sim é importante e abrirá muitas possibilidades para o cinema.

    Agora, quanto ao lançamento da Fox, é uma vergonha mundial. Puro caça-níquel que venderá horrores mas que todo bom colecionador sensato, mesmo que dos mais impulsivos, não deverá comprar. Não tenho interesse algum de comprar essa versão simplex e espero por uma versão recheada de discos.

    No fim das contas quero saber como que o 3D do lar irá se virar com a comparação de quem, como eu, viu Avatar no IMAX. Claro, será uma vergonha...

    ResponderExcluir
  4. Eu também só vi o filme em 2D e acredito que bom cinema tem que funcionar de todas as formas. Se o filme é bom ( e nesse caso Avatar é sensacional ) ele tem que funcionar em todos os formatos. É claro que em 3D tudo fica visualmente mais incrível, mas eu por exemplo poderia ter visto Avatar em 3D mas optei por vê-lo em 2d. Isso pq nesse caso sou um tanto quanto troglodita e confesso que adoro o cinema em sua verdadeira essência. Nao sou contra o 3d, mas simplesmente acredito que um filme como este, funciona de qualquer maneira. Entao se eu fosse você compraria mesmo assim. É um ótimo filme, bem dirigido, com bons atores, bons personagens, visualmente fantástico... Mesmo em 2d.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim a história de avatar é fraca, o que valeu a pena foi os efeitos 3d no imax que me parecia inserir no filme. A história para mim é muito batida e nada original.
    Quem viu em 2d e gostou, gostaria infinitamente mais se tivesse visto em 3d.

    ResponderExcluir
  6. TV 3D? Sabem quando isso vai chegar aqui? Podem esperar sentados! Nem wide screen chegou ainda! É tudo 4:3 ou então aquele pseudo-wide com barras fixas em cima e embaixo, que você tem que ficar fazendo exercício com o dedão no controle da TV pra tirar e colocar zoom (e perdendo resolução).

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu acho que você está sendo radical, Davi, já que, se seguirmos essa lógica, vc só compraria filmes independentes e de pouco apelo comercial - a maioria dos filmes, senão todos, é feita para exibição em cinema. 3D ou não, o impacto do longa na televisão é muito menor do que no cinema, de qualquer maneira.

    ResponderExcluir
  8. O filme usa pouco da tecnologia 3d apenas alguns efeitos de profundidade, eu assisti 3d e tenho certeza que não me acrescentou em nada.
    Se fosse para compra esperaria sair em BD msm, mas como outros falaram aqui a historia é msm meio batida, acho q o filme daqui a uns 20 anos sim poderá se tornar uma bela aquisição para coleção, como mad max e blade runner são hj e matrix se tornará daqui a algum tempo.

    ResponderExcluir
  9. O filme eh fraco em termo de conteudo e originalidade. Muitos cliches...

    O fato de ser 3D ou ter efeitos especiais eh uma trunfo de quem tem mais dinheiro e pronto..Nada de especial..ou de brilhantismo

    Prefiro o Bruxa de Blair 1, original, dramatico e feito com camera caseira.

    ResponderExcluir
  10. Se é pra ver um cara de cadeira de rodas que vai para uma selva misteriosa e volta a andar, revejo as prieiras temporadas de Lost e torço por John Locke.
    #prontofalei
    Rs, piadinhas à parte, concordo com o Acrisio, muito clichê junto com uns efeitos espetaculares pra dar o tempero.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.