terça-feira, 13 de abril de 2010

Reta final da última temporada de '24 Horas' continua surpreendendo e chocando

Com spoiler para quem ainda não viu o ep. 8x17 exibido no dia 12/05 nos EUA

É bem verdade que eu estava desanimado com essa última temporada de 24 Horas, mas quem leu meu comentário sobre o episódio duplo (15 e 16) sabe que voltei a por fé num desfecho não só bom, mas sobretudo marcante para a despedida que Jack Bauer dará à tv em maio nos EUA. Agora, depois do chocante gancho que encerrou a 16ª hora dessa temporada, eu podia apostar que os roteiristas da série iriam pisar um pouco no freio para montar o panorama que o terceiro e definitivo arco da trama vai explorar. Dito isso, se a ação propriamente dita ganhou uma folga, um retorno supreendente e mais um relógio silencioso ao final do episódio confirmam: quando quer, 24 Horas consegue ser das melhores da tv.

Leia mais...

    Tudo bem que considerando as indicações dadas no início da temporada, era de se esperar que os russos estivessem envolvidos na conspiração que visava impedir a assinatura do tratado de paz costurado pela presidente Taylor com o agora falecido Hassan. Mas, quem poderia imaginar que a ascenção deles na trama significaria também o retorno de Charles Logan, um dos vilões mais interessantes que a série já teve? Não sei você, mas fiquei bem empolgado ao ver o ator Gregory Itzin tendo a chance de reviver o odiável ex-presidente que orquestrou o grande complô que serviu para encobrir o assassinato de David Palmer. Que carta na manga contra os russos é essa que Logan tem? Dá para acreditar no papo de que o cara só queira usar a oportunidade para limpar seu nome? Não faço ideia, mas tô bem curioso para descobrir.

    Dos demais aspectos explorados pelo expisódio, destaques óbvio para a arriscada brecha encontrada pela presidente Taylor para dar prosseguimento à assinatura do tratado de paz e, claro, para a temporáriapromoção de Chloe O’Brien à posição de chefe da CTU, no que deve render momentos bem curiosos nos episódios que restam. Contudo, o que realmente provocou choque dessa vez foi ver Jack Bauer tendo raros e brevíssimos momentos de prazer ao lado de Renee Walker, só para em seguida se ver como alvo de um assassino russo. O desfecho foi dos mais desoladores. Bauer escapa, mas Renee, que a essa altura talvez pudesse ser a única a ligar os russos à conspiração, não tem a mesma sorte e morre no hospital depois de ser baleada no apartamento de Jack, que se despede dela num momento absolutamente marcante e inspirado de Sutherland mais uma vez evidenciando a fragilidade de seu personagem.

    Honestamente não me recordo de dois episódios seguidos que tenham se encerrado num tom tão melancólico como vimos agora. O desfecho é tão triste e deprimente para Bauer, que serve como comprovação exata para as palavras do produtor Howard Gordon, que recentemente afirmou: ‘Pensar em final feliz seria desonesto demais para esse personagem.’ Poxa mestre, nem uma folguinha o cara vai ter? Quem será o próximo a receber a ‘homenagem’ do relógio silencioso? =/

5 comentários:

  1. Realmente, foram 2 episódios (16 e 17) seguidos mais marcantes da história da série. Ver as mortes do pres. Hassan e da Renee em menos de 2 horas, foi emocionante demais. Digno de arrancar lágrimas dos fãs. E eu fui um deles. Espero que continue nesse ritmo. Sempre gostei de 24 Horas, por causa desse dinamismo e explosividade contínua.

    Abraços
    Júnior

    ResponderExcluir
  2. por favor, vocês poderiam me indicar (se é que já existe) algum site que contenha os transcripts dos episódios de V e de quebra, The Big Bang Theory? Como na Lostpedia, que tem todos, e que muitas vezes eu me pego lendo como se fosse um livro.

    ResponderExcluir
  3. Como escrevi no comentario do ep duplo, venho acompanhando o fim de 24H e Lost simultaneamente, e com um pesar muito grande. A relação das duas séries pra mim são enormes. Não existiria Lost pra mim sem 24H.

    Últimamente eu vinha considerando Lost a melhor série que ja assisti. Desbancando 24H, Dexter e House - séries centradas em um personagem só - e das quais ja fazem parte do meu cotidiano.

    Mas depois do último episodio de 24H, eu tentei me lembrar de uma aflição igual que eu tenha assistido em Lost e não encontrei. A morte de charlie talvez, personagem que eu gostava muito. Mas não, não foi tão "aguda" quanto as mortes em 24H. Palmer, o gordinho que trabalhava com cloe e morreu em um ataque de gás na CTU etc.

    Me pareceu bem claro, realmente, que 24H é extremo e Lost regularidade. E sempre vou de extremos rsrs.

    Só uma pequena homenagem ao Bauer, afinal ja estou em ritmo de despedida.

    ResponderExcluir
  4. Discordo. Qualquer um com um mínimo de senso crítico para ver que não tá surpreendendo não! só estão usando a mesma fórmula e tudo está previsível demais. Até que enfim cancelaram a série.

    ResponderExcluir
  5. Mesma fórmula onde, amigo?
    Nos eps anteriores a temporada poderia estar seguindo um roteiro bem clichê da série, mas do ep duplo q teve até agora arrembentou a boca do balão, sinceramente, não vejo a hora dos proximos eps que se continuar no mesmo nivel promete fechar a série com um digno final, e um temporada boa, senão ótima.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.