terça-feira, 18 de maio de 2010

Fringe – Breve balanço da série e um comentário sobre a parte 1 do final da 2ª temporada


A iregularidade aliada à audiência mediana geralmente não perdoa as séries da tv aberta americana, FlashForward que o diga. Sorte nossa que no caso de Fringe, o tempo jogou a favor da produção capitaneada por J.J. Abrams, dando uma chance para que a série pudesse amadurecer muito com suas experimentações, erros e acertos depois de ter uma 1ª temporada irregular principalmente em sua primeira metade, mas que finalmente encontrou seu tom no fim.

Leia mais...

    Com ‘There’s More then One of Everything’, episódio que encerrou aquele ano de estreia escancarando a existência de um outro universo, Fringe conseguiu ganhar identididade própria escapando das constantes comparações com 'Arquivo X', além de estabelecer sua trama como uma das mais envolventes da atualidade e consolidar John Noble como um dos melhores atores da telinha por conta de seu complexo, carismático, mas não menos trágico Walter Bishop.

    Assim, nada mais coerente que a 2ª temporada de Fringe tenha se escorado na existência do universo alternativo (ou seria paralelo?); da guerra que se desenhava entre aquele que já conhecíamos e esse outro, e no conflito de Walter para revelar a Peter a verdade sobre suas origens. Dessa forma, sendo infinitamente mais regular que o anterior, esse segundo ano da série manteve o ritmo da trama central sem nunca deixar de explorar histórias isoladas igualmente instigantes.

    E foi assim, sempre emendando episódios excelentes como ‘Jacksonville’ (aquele em que Olivia descobre a verdade sobre seu passado), ‘Peter’ (quando a agente vê o segredo do Walter sendo revelado), ‘White Tulip’ (que explorou a viagem no tempo de forma bastante emocional) e até mesmo ‘Brown Betty’ (aquele que investiu no estilo noir para narrar uma história fantasiosa que espelhava as angústias de Walter com direito até a música!), que a 2ª temporada de Fringe chegou a ‘Northwest Passage’, episódio em que Peter já sabia do segredo há tanto escondido por Walter e que confirmou o que muitos já suspeitavam: a existência de Walternativo (a contraparte de Walter do outro universo, claro) como aquele que estava por trás de praticamente todas as ações bizarras vistas ao longo da trama.

    ‘Over There’ parte 1, a metade inicial do final da temporada, mostra um Walter desesperado para consertar as coisas (e impedir o eventual fim dos universos ou de pelo menos um deles), e que auxiliado por Olivia e mais 3 daqueles que foram objeto de suas experiências ao lado de William Bell (Leonard Nimoy), ‘viaja’ para o universo de Walternativo, que enfim nos é revelado como um antagonista não menos interessante.

    Amparado num climão retrô futurista (com direito a dirigíveis, prédios mais modernos e uma tecnologia que parece ser bem mais avançada que a, digamos, do lado de cá), esse outro universo também tem sua própria divisão Fringe, onde Olivia é ruiva, mais sarcástica (e não menos bela) e ainda trabalha com Charlie, que lá é bem diferente de sua já falecida contraparte do único universo que realmente conhecíamos até então.

    E se a soma desses fatores por si só já seria suficiente para justificar nosso envolvimento com a trama que vai encerrar um novo capítulo da série, ao explorar toda dúvida que Peter encara ao (re)encontrar sua mãe dali e ao construir o panorama que colocaria Walter em perigo obrigando William Bell a se expor, a parte 1 de ‘Over There’ apresenta como gancho a perspectiva de que as ações e intenções de Walternativo ao trazer o filho de volta, podem ir muito além de uma vingança pessoal.

    Mal posso esperar pela parte 2. Alguém comigo nessa expectativa?

    Curiosidades:

    - Repararam que nesse outro universo a melhor série política que a tv já produziu continua viva? Falo de ‘The West Wing’, claro, que aparece num poster alusivo a uma 11ª temporada (a série acabou na 7ª) na cena que antecede a tentativa de Olivia de embarcar num ônibus.
    - Não tem jeito. Nem no outro universo a humanidade escapa do Mcdonalds.
    - E aquele desenho esquemático que Walternativo observa no fim do episódio, hein? Para quem via 'Alias' (outra cria do J.J. Abrams), o deja vu para aqueles pergaminhos de Rambaldi deve ter sido grande, não?

24 comentários:

  1. Hey Dude!
    cara, eu amo Fringe!
    como órfão de X-Files não há nada melhor que Fringe hoje em dia
    ainda estou no primeiro terço da segunda temporada, mas a história está ótima.
    vida longa!

    ResponderExcluir
  2. ah Davi eu também do na maior expectativa pra ver a segunda parte. O John Noble merece ganhar o Emmy esse ano.

    ResponderExcluir
  3. Cara...várias referências a ALIAS.
    No eps. The Northwesten Passage, o Walternativo surgindo da penumbra e sendo chamado de "Sr.Secretário" foi chupado do final da 1ª temporada.
    Ok, sei q já comentei isso no final da 1 season com o surgimento com William Bell...mas foi tãoooo descarada a repetição q tive q falar novamente.
    E sim, Rambaldi foi copiado naquele esquema e tb no tal manifesto FZT.
    Aguardemos a segunda parte.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito boa essa primeira parte.

    Eles finalmente indo para o universo paralelo/alternativo (?), John Noble dando show de interpretação, além de mais uma ótima aparição do Nimoy.

    Como se já não fosse foda o suficiente uma Olive, agora temos duas. \o/ ;D

    E o Broyles sorriu ! Que cena bizarra. ausheuaheuhe

    Resumindo, essa segunda temporada teve um ritmo muito bom pós-hiato, o season finale está excelente e a próxima temporada promete bastante. Principalmente porque ano que vem não tem mais Lost :'( então tenho apostado todas as minhas fichas em Fringe, que não esta me desapontando. Hehehe

    ResponderExcluir
  5. Como disse anteriormente fringe desde que voltou ficou muito bom, uma série pra acompanhar no próximo ano, já que lost depois do emocionante what they died for vai pra seu The End

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    A temporada inteira vale a pena, e realmente só depois que você comentou é que fui assistir de novo e perceber as referências, assim como FlashFoward brincou com um painel da Oceanic....
    Vida longa à Fringe.

    ResponderExcluir
  7. Augusto, KKKKKKK muito bem observado cara! Broyles gargalhando foi o ponto alto da série! KKKKK

    e não são poucos os orfãos de Lost que serão adotados por Fringe... Lost nos acompanhou durante 6 anos e agora estamos sozinhos... Que Fringe seja nosso amparo!
    Certamente não queremos assistir mais uma temporada e dizer: "Não é a mamãe!"
    Tomara que Fringe continue a corresponder a nossas expectativas!

    ResponderExcluir
  8. Fringe é excelente. Digamos q todos os fãs de Lost mais aficcionados pela questão científica da série migrarão em massa para as discussões sobre o universo de Fringe.
    In JJ Abrams we trust!
    Confesso q eu gostava até mesmo de Felicity... hehe

    Para variar, uma excelente análise da série, David! Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Boa, Davi!

    Agora vê se se anima logo e bota no ar o "Dude We Are Fringe!" (tá... o nome pode ser outro, mas você entendeu, né?).

    ResponderExcluir
  10. Candice Telli, que "questão científica" de Lost, se agora tudo na série é por causa de luzes mágicas, bem versus mal, poderes magicos, céu e inferno, e outras bobagens místicas? Fringe também segue por essa linha? Tem imortal na serie cuja unica explicacao é porque "sua mãe quis que fosse assim" e coisa e tal?... :-)

    ResponderExcluir
  11. Fringe tá excelente.Já vi o Over there part2 e o mais impressionante em Fringe é que eles conseguem fechar uma sequência de um jeito ótimo e criar expectativa para uma próxima.Que venha a season 3.

    ResponderExcluir
  12. Apesar da irregularidade tantas vezes mencionadas aqui no dude e de algumas inconsistências que me incomodaram nos últimos episódios, Fringe continua no topo da minha hierarquia de séries. Quando Lost acabar, terei que tentar preencher a lacuna e Fringe de ajudar bastante.

    Então, que a série posso evoluir mais ainda.

    Espero que o final desta temporada traga algo impactante novamente.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  13. Acabo de ver a Part 2. Ainda estou impactado. Simplesmente fantástico!

    Coitada da Olivia... Walternativo é o cão!

    ResponderExcluir
  14. vi o post agora, season finale fantástico.

    o pessoal se incomoda um pouco com os monsters of the week mas eu gosto bastante(sou órfão de x-files) além da história central da série.

    pozé sobrou fringe, californication e dexter e só, tchau lost :-(

    ResponderExcluir
  15. Fringe é muito bom, agora que lost está partindo de vez, Fringe passa a ser minha série favorita em andamento. John Noble está para Fringe assim com Terry O’Quinn está para Lost. Simplesmente Fantástico!

    ResponderExcluir
  16. Pô Davi, dá pra perceber que um blog só de Fringe não rola né? infelizmente...

    Mas já que vai dar mais atenção ao Dude News com podcasts e tudo mais... que tal um podcast Fringe!?
    Nessa próxima temporada seria muito legal acompanharmos um podcast semanal... ou no pelo menos um post semanal de comentários sobre o episódio.

    E ai? Ta muito difícil disso acontecer?
    Acho que após o Over there part 2 vale a pena pensar nessa possibilidade!

    ResponderExcluir
  17. Pode ter certeza que Fringe ganhará muito mais atenção aqui no Dude News para a próxima temporada ;)

    ResponderExcluir
  18. Caraca! Alguém viu isso:

    http://www.fringetelevision.com/2010/05/fringe-easter-eggs-anagram-from-walters.html

    A DEMON'S TWIST RUSTS = DON'T TRUST SAM WEISS


    Foi Nina quem indicou Sam pra cuidar de Olivia. Significa isso que Bell também não é confiável?

    Tem gente achando que Sam é o Bell do lado de lá, que misteriosamente desapareceu quando era mais jovem!

    ResponderExcluir
  19. pronto, ja escolhi fringe para matar o vazio de lost


    :P


    downloadando agora!!!

    ResponderExcluir
  20. Não levei em conta uma coisa. O laboratório em Havard é do Walternativo... ele escreveu na lousa.

    Dessa forma, Sam não será um vilão, mas sim um alidado de Olivia, Peter e Walter para impedir os planos do Walternativo.

    Acho que o velho Bell continuará vivo... vai sofrer horrores na mão do secretário. E pode ser mesmo que Sam seja o Bell do lado de lá.

    ResponderExcluir
  21. depois de lost, fringe é a primeira opçcao. qualidade e supense.

    ResponderExcluir
  22. Depois dessa segunda temporada, coloco Fringe no topo da minha lista, já que Lost está acabando. História boa, envolvente!!! Uma das melhores atualmente!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Davi! Enquanto saboreava LOST e sofria a cada dia mais perto do final, preenchi minha ansiedade com Bones, PRison Break, etc; mas meu gosto parece mesmo com o seu: depois de LOST, só mesmo BSG e, agora, Fringe. Nem de longe, Fringe tem uma trama regularmente bem desenvolvida como as outras duas, mas tenho esperança que vai desenvolver seu potencial. A sensação que passa é que JJ tem preguiça em desenvolver melhor a continuidade do enredo e a profundidade dos personagens, e só se preocupa com a plausibilidade dos mistérios científicos em si. Walter é um personagem incrível, John Noble um ator impressionante, mas o Peter é muito mal explorado. Joshua Jackson "roubou" a cena principal em Dawnson´s Creek (até ganhou a mocinha), mas seu personagem de QI impressionante e traumas emocionais complexos se resume a fazer ironias e piadinhas enquanto auxilia seu pai no laboratório. Um desperdício! Ainda não assisti a season finale, nem li todo o seu comentário, mas parece que foi muito bom. Só nos resta torcer que a série continue e os roteiristas se esmerem um pouco mais, pois potencial é o que não falta! Grande abraço e espero que você, pós-LOST, se dedique a um "dudeweareinanotheruniverse" ou coisa parecida!! rsrsrs..

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.