terça-feira, 31 de agosto de 2010

[REC] 2 – Possuídos / Os Mercenários

Não tem jeito. No cinema comercial, basta surgir algo que traga alguma novidade para determinado gênero e pronto, sequências virão abrindo mão justamente do elemento que sustentou o sucesso do material original: a inventividade e a ousadia para fazer algo diferente. Foi assim com a franquia Jogos Mortais e está sendo com o espanhol REC, que se em 2007 surpreendeu com sua mescla de suspense e horror num ambiente claustrofóbico, agora se limita a repetir a mesmíssima fórmula (a trama inclusive começa imeadiatamente após o fim do 1º filme) na sequência que, embora seja de 2009, só chega essa semana aos cinemas do Brasil. Inegavelmente mais bem produzido que o original, [REC] 2 tem lá seus momentos (a cena do sótão com seus bons sustos funciona), mas se perde com a resolução boba do mistério do que provocava aquele bizarro 'fenômeno' e com a decisão de transformar o suspense numa conspiração orquestrada pela Igreja para encobrir um caso de exorcismo que deu errado. Algo que suspostamente garantiria a ‘grande’ virada dos instantes finais do filme, mas que derrapa feio pela ridícula previsibilidade.

Cotação:

[REC] 2 – Possuídos estreia no dia 3 de setembro no Brasil

Leia mais...

    Embora louvável (e esperta, claro), a iniciativa de Sylvester Stallone em reunir boa parte dos grandes astros de filmes de ação de ontem e de hoje numa mesma produção tem um resultado bastante irregular. Os Mercenários é exagerado como todo filme do gênero (o que não chega a ser um demérito), diverte com as curiosas interações entre seus personagens – a breve cena que envolve Stallone, Bruce Willis e Schwarzenegger é boa pela piada interna que explora -, tem alguns raros diálogos bem sacados, mas não empolga como poderia por conta de sua trama rasteira demais e suas sequências de ação confusas pela edição, pouco criativas e previsíveis. Amparado sobretudo pelo personagem de Jason Statham (o único do filme que ganha algum desenvolvimento mais razoável) e pelas curtas, porém boas e descompromissadas aparições de Mickey Rourke, no fim, Os Mercenários é só mais um filme de ação descerebrado como tantos que já vimos antes, o que considerando o escopo do projeto é pouco, muito pouco.

    Cotação:

    Os Mercenários estreou no Brasil no dia 13 de agosto de 2010

4 comentários:

  1. Não sei se o que vou falar está correto, pois ainda não vi o filme, mas me parece que vc deu um mega spoiler de [REC] 2 ao contar a resolução do problema...

    Sobre Mercenários, eu levei mais como uma homenagem aos atores que qualquer outra coisa. Dei mtas risadas com as participações de Dolph Lundgren que pra mim foi a caricatura perfeita dos bombados sequelados dos filmes de ação.

    ResponderExcluir
  2. Torço para que 'Atividade Paranormal 2' seja um bom filme! e voçê Davi, já viu o primeiro?

    ResponderExcluir
  3. Pedro, a resolução do tal mistério já surge nos primeiros minutos do filme. Sobre Mercenários, sim, foi dentre outras coisas uma homenagem, mas o Stallone podia ter feito um filme melhor na minha opinião.

    Cleyton, ainda não vi o Atividade Paranormal, mas devo fazê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  4. Rec é um excelente suspense/terror.
    Inovo e agradou e muito, mas...

    ... esse lance de uma sequência, e lendo o comentário do Davi, nem vo me dar ao trabalho de vê-lo no cinema! ;-)

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.