segunda-feira, 13 de setembro de 2010

True Blood – Ep. 3x12 Evil is Going On

Episódio exibido na HBO americana e na brasileira no dia 12/09



Não sei se é proposital, mas considerando os desfechos da temporada passada e dessa terceira encerrada ontem na HBO, dá até para dizer que Allan Ball e cia estão se especializando em conclusões anticlimáticas e de certa forma frias para True Blood. Se você acompanhou meus posts sobre o terceiro ano da série, sabe que, apesar das ressalvas (vide a história de Sam, por exemplo), faço parte do time que gostou da temporada e da mistura feita com entrada de novos personagens. Dito isso, não tenho problema nenhum em afirmar que ‘Evil Going On’ foi um fim de temporada absolutamente morno, confuso até, e com poucas partes dignas de nota.

Leia mais...

    Em suma, o episódio final pareceu muito mais preparatório para eventuais cenários da próxima temporada do que para um encerramento dos eventos explorados até então. De certa forma, a sensação que fica é a de uma história que poderia ter rendido mais do que vimos e que desperdiçou oportunidades ao passo que investiu em subtramas que não empolgaram. Quem não lembra, por exemplo, do primeiro flashback envolvendo Eric na 2ª Guerra em busca de pistas de Russel através dos lobisomens? Era ou não era um bom cenário que poderia render sequências a la Bastardos Inglórios, mas que foi abandonado precocemente? Aliás, sobre os lobisomens onde é que foram parar depois da metade da temporada? E a aproximação de Sookie com Alcide, então? Apenas tema para a próxima temporada, talvez?

    Sobre a confusa relação entre Bill e Sookie, a revelação de que o vampiro manipulou-a por interesses da rainha Sophie Anne (ainda que tenha se apaixonado pela garçonete no processo) pode até trazer algo novo para o personagem que agora não tem mais nada a perder. Pois é, pode até ser, mas no fundo a gente sabe que é meio inevitável que Sookie ainda o tenha por perto por mais que renegue-o deixando a escuridão que ele carrega para literalmente encontrar a luz (na ilha de Lost, quem sabe? :p ).

    Foi um episódio péssimo? Não. Mas, para fim de temporada deixou muito a desejar. Não sei você, mas eu esperava bem mais do que ver o espírito de Godric aparecendo como se fosse um garoto propaganda do filme Nosso Lar tentando convencer Eric a desistir de sua vingança contra o rei Russel com o discurso de que ‘perdão é amor’ (oh!!); Lafayete descobrindo que Jesus é um bruxo ou Jason soltando divertidas pérolas do tipo, “às vezes o certo é fazer o errado’ em conversa com Andy.

    True Blood é uma série para ser levada 100% a sério? Pela temática, é evidente que não, porém, quando a mistura do bizarro com humor negro e críticas sociais bem pontuadas perde o equilíbrio como aconteceu nesse fechamento de temporada, é inegável que a produção perde a chance de ser fundamental no cardápio de todo admirador do gênero, o que é sempre uma pena mesmo para quem, como eu, é fã e esperará meses até a estreia de uma nova temporada que mude tudo de novo.

    Em tempo, parabéns a HBO Brasil pela exibição simultânea aos EUA, e o que é melhor, com legendas bem feitas. Foi a prova de que há sim um caminho possível para diminuir ou até mesmo acabar com a famigerada janela de intervalo entre a exibição americana e a daqui. Os fãs e assinantes agradecem.

8 comentários:

  1. Concordo com vc. Todos os episódios dessa temporada me deixou a sensação que faltava algo para ficar bom. E eu sou do time que achou o episódio ruim e o gancho colocado nos personagens não me deixou ansioso para assistir a próxima temporada. Espero que melhore com essa entrada dos bruxos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo! Foi uma grande decepção. Esperava mais, muito mais. Um final muito ruim para a temporada que eu mais gostei...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com todas as palavras, inclusive com a merecida congratualação à HBO!

    Sobre o episódio, foi tão morno que eu concluí que era melhor ter terminado no ep. 11. O final foi muito mais impactante.

    Esse poderia ter sido o primeiro episódio da próxima temporada, serviu mais como preparação.

    E por fim, a história do Sam. Pra mim estragaram um personagem. O cara não podia ser simplesmente legal? Não, tinham que inventar algo dark. A mim pareceu forçado e incoerente com o que vimos do personagem nas outras temporadas.

    ResponderExcluir
  4. Hannn. não que seja uma crítica, mas... algum dia você vai deixar Lost RIP? ... meio que cansa...
    Fora isso, eu achei o episódio bom pra uma temporada que foi toda irregular. Não dava pra esperar mais que isso, mas desejei profundamente que a Sookie estivesse falando sério quando falou pro Russel que queria os dois (Bill e Eric) mortos... Apesar de não ter deixado um grande cliffhanger, terminou com "honestidade". Merece crédito para a 4ª temporada.

    ResponderExcluir
  5. Davi compartilho com vc a mesma opnião, esse final de temporada pareceu mais um ep da série, não fez jus a um ep de fim de temporada, eu acho que eles quiseram deixar vários ganchos para a próxima temporada, mas não souberam fazer direito. Mas mesmo assim continuo fã da série e ansiosa pela 4 temporada =)

    ResponderExcluir
  6. Davi, tudo bem ???

    Concordo com você que o ep final não foi impactante em nenhum momento, acho que faltou mais pegada pra deixar os fãs arrepiados pra próxima temporada.

    Queria assistir algo como Dexter em sua última temporada, aquela sensação de que quando o ep termina você grita PQP !!!!!!

    Aliás, essa 3° temporada foi estranha pra mim, o fato do Godric aparecer como um anjo todo de branco é ridícula, o cara era das SS na 2° Guerra Mundial e agora fala em perdão e dar a outra face..pfffff

    Enfim, espero que a próxima temporada seja mais violenta e com menos enrolação.

    Quero te agradecer pela dica do Sons of Anarchy, estou baixando a 2° temporada e assistindo todos os dias os episódios da 1°.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Intermináveis 54min e 38seg.

    Que episódio mais chulo! Diálogos fraquíssimos, "desenvolvimentos" sem sentido...

    Quanta bobagem!

    E o que foi aquela risada da Sookie enquando se desfazia do "pote de doce-de-banana" do Russel? Eu ri mais que ela, com a cena ridícula.

    Eu abandono a série nesta 3ª temporada. Vou acompanhar a 4ª pelos comentários aqui no Dude. Vou seguir mais uma dica do Davi e iniciar Sons of Anarchy.

    Valeu.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Depois de mto tempo voltei ao blog, sou viúvo do "Dude, we're Lost".

    Bom, como tinha que começar a me dedicar a uma outra série, não tive dúvidas em optar por algo da HBO (sou viúvo dos Sopranos, tbm).

    Qto ao True Blood, creio q ficou devendo essa terceira temporada pq eles querem criar novos assuntos mesmo, senão Sookie teria se casado e favas contadas (Vide o seriado "Roma" q teve apenas 2 temporadas e foi Sensacional!).

    Parabéns pelo blog Davi e Juliana!

    Baixei o podcast e vou ouví-lo durante a semana.

    Prometo mais comentários futuramente.

    Abs!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.