sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dexter - Eps 5x09 e 5x10 "Teenage Wastland" e "In the Beginning"

Comentários de episódios exibidos nos EUA nos dias 21 e 28 de novembro

Seja lá qual for o desfecho da trama, a 5ª temporada de Dexter será para sempre lembrada por sua grande irregularidade. Quer seja pela história em si, ou pela dinâmica (ou falta dela) entre os personagens, fato é que muita coisa realmente não deu liga em boa parte da temporada. Agora, daí a acusar a série de ter pulado o tubarão, como alguns tem feito, porque seu protagonista distanciou-se demais daquela imagem de psicopata frio e que tinha o desprezo por sentimentos humanos como sua guia mestra vai uma grande diferença.

Leia mais...

    Menos ou mais interessante, o Dexter que vemos agora é inegavelmente bem diferente daquele que conhecemos cinco anos atrás. E que bom que é assim, visto que se a história evoluiu, nada mais natural que o cara que a move se modifique ganhando novas nuances e se tornando, com o passar do tempo, mais falível e por tabela mais humano, algo que os episódios mais recentes evidenciam com clareza.

    Enquanto "Teenage Wastland", nono episódio da temporada, mostrou Dexter tentando e conseguindo se reaproximar da então rebelde Astor ao passo em que também trazia Liddy colocando Quinn (dividido pelos sentimentos que nutre por Debra) contra a parede por conta das descobertas cada vez mais sinistras que fazia de Dexter, o décimo episódio, "In the Beginning" expôs de vez um assassino psicopata que coloca seu interesse pelos 'vilões' de lado porque passa a se importar com a vítima em primeiro lugar.

    Assim, embora à princípio pareça uma forçada de barra dos roteiristas apostar num envolvimento mais íntimo entre Dexter e Lumen, vale lembrar que aproximação dos dois é mais fruto de dores que buscam expurgar do que de um interesse romântico natural. Além disso, é interessante notar que o relacionamento dos dois fez com que Dexter ficasse mais descuidado, chegando inclusive a dar uma brecha que permitiu a Liddy testemunhar e registrar as atividades noturnas pouco ortodoxas da dupla ao mesmo tempo em que Jordan Chase, o antagonista tardio, se colocasse um passo à frente das ações de Dexter e sua agora cúmplice, Lumen.

    Com a sexta temporada praticamente confirmada, é essencial que a série ouse num desfecho para esse quinto ano. Considerando isso, já disse e repito que não espero um final feliz para Dexter, e dessa forma, estou curioso para ver que tipo de encerramento esse quinto ano terá, visto que o cenário é dos mais complicados e os riscos de Dexter ver seu segredo vindo à tona maiores que nunca.

13 comentários:

  1. prevejo Lumen sendo incriminada pelos assassinatos do Quinteto do Estupro, como as descobertas de Debra e Quinn parecem indicar.

    a questão, portanto, poderá ser... Dexter se envolverá na defesa de sua (improvável) namorada. ou fará valer a primeira regra do Harry's Code (don't get caught)?

    ResponderExcluir
  2. Estou gostando desta temporada, acredito que se ele continuasse a ser o mesmo "zumbi" das primeiras temporadas a série se tornaria, de certa forma, enjoativa. Espero um desfecho no mínimo marcante para o final dessa temporada, que infelizmente, deixou a desejar em certos aspectos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Davi,

    Eu acho que as emoções que Dexter tem sentido nos últimos episódios são fruto daquele treinamento que o pai dele fez, tentar se misturar pra não ser percebido fez com que o personagem absorvesse e aprendesse aos poucos ter realmente afeto,carinho e até mesmo compaixão dos outros.

    Concordo com o Mauro, se os roteiristas deixassem Dexter como na 1° temporada seria como um robô programado apenas pra matar.

    Gsotei muito do embate entre Jordan x Dexter, acho que na próxima temporada deveria aparecer mais criminosos mais complicados de serem pegos, e assim exigirem uma postura de detetive do Dexter.

    Enfim, é isso. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eu aprovo a mudança de Dexter e entendi a tal transa com a Lumen mas não aprovaria um romance entre os dois. Sobre a season finale,os produtores prometeram um final tão impactante quando o da quara temporada.Acho difícil,assim como eu também eu achava bem difícil eles matarem a Rita,então ... O negócio é esperar e NÃO ler spoilers!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Davi!

    Concordo com sua opinião de que esta foi uma temporada irregular. Especialmente no começo, senti falta da tensão que me dominava a cada episódio do seriado. Parecia que a história estava esgotando sua criatividade.

    Agora, próximo do final, vejo que Dexter continua sendo um dos melhores seriados em exibição na TV. Quanto a Lumen, desde o início eu sentia uma certa tensão sexual insinuada entre os dois. Mas, não imaginei que ela fosse se concretizar.

    Um abraço!

    Adelson Smania

    ResponderExcluir
  6. Estou adorando a temporada. Ignorância se as pessoas esperassem que o personagem não evoluísse. Se não vemos o personagem evoluir - ainda mais o protagonista -, qual o sentido de se existir uma série. Caso o contrário seria algo como Zorra Total, onde os quadros seguem uma mesma estrutura, só reinventados ao mínimo.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou adorando a temporada. Concordo que teve um início irregular, mas gosto muito da relação Dexter-Lumen.Acho que é o casal que eu mais torço na TV, hoje. Louca, eu sei.
    Essa transformação do Dex só reafirma a minha teoria de que ele é o que é pq o Harry não conhecia psiquiatra. Mas aí, não teríamos série, né?
    Por último, ninguém está atentando para as dicas que os produtores têm dado com relação a Deb? Acho que ela não ficaria tão horrorizada com o que o irmão faz...

    ResponderExcluir
  8. Acho que a encheção de linguiça naquelas mortes da santa mataram uma temporada que podia ter sido espetacular.

    ResponderExcluir
  9. Vale ressaltar que Lumen não conseguia ser tocada e se livrou do 'trauma' após o coito sexual com o Dexter, talvez não seja um romance, somente um 'milestone' para a Lumen.

    O que me irritou é que se você prestar atenção o Dexter da primeira temporada está lá normalmente no início da temporada (mesmo após a morte de Rita, é como se ela nem tivesse morrido) quando tenta matar o Boyd... até achar Lumen que mudou os cursos das coisas.

    Mas a pergunta seria, se estivéssemos na primeira/segunda/terceira temporada, e Dexter achasse Lumen ele teria a matado ou ajudado-a????

    Isso que é confuso, não dá pra saber se o personagem evoluiu mesmo ou só entrou em uma encrenca, pelo menos para mim... esperar o season finale pra saber.

    A justificativa do Dexter em que ajudar as vítimas (Lumen) reduz a dor que ele sente pela morte de Rita foi mal explorada. Afinal que dor? Ele no 2º episódio já estava a matar por aí normalmente, continuava frio como sempre. A cola entre os episódios e a produção/direção da temporada teve um resultado no mínimo confuso pro telespectador.

    ResponderExcluir
  10. Sou fã incondicional da série, mas confesso que a 5ª temporada tem me deixado um pouco triste. Primeiro pela perda de qualidade e segundo pelo fato de Dexter está muito "entregue" ao lado humando. Apesar de sempre ter esperado por isso, acho que em alguns momentos há um certo exagero quanto a isso. Gosto do novo Dexter, mas sinto falta dele mais sociopata.

    Acho que essa mudança deveria ser mais sutil.

    Quanto ao envolvimento dele com Lumen, eu não engulo. Acho prematuro demais!

    Sem contar alguns detalhes, que prefiro vingir que não vejo. Como por exemplo Lumen apertar o dedo no meio da testa da sua primeira(espero que última) vítima. Essa é uma característica do Dexter e ela já "pegou". Entre muitos outros detalhes forçados! Não gosto, mas faço de conta que não vi e vamos pra frente. o.O

    Valeu.

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe o nome da música que toca quando o Dexter está deixando a Astor e amiga em casa ? É tipo uma música instrumental. Toca no final do nono episódio.

    ResponderExcluir
  12. Mesmo que a 5ª temporada Dexter tenha parecido irregular, ou que o caso Santa Muerte tenha sido uma grande perda de tempo. Dexter continua sendo uma das séries que eu mais gosto de ver.

    Apesar das criticas constantes que leio em relação a Lumen eu adorei a inserção de sua história nessa temporada. Uma pena que ao que tudo indica ela não terá um bom final.

    Acabo de ver o 11º episódio e o video promocional pra season finale me deixou arrepiada.

    Queremos mais de Dexter e que venha o último episódio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Davi, o DudeNews só postou uma vez sobre The Event...fiquei curioso* pra saber qual a impressão de vocês a respeito dos demais episódios da série.
    Queria uma opinião antes de arriscar.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.