sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

The Walking Dead – Balanço da 1ª Temporada



Seis episódios e até logo*. A temporada de estreia de The Walking Dead veio, bombou na audiência da tv a cabo americana, causou burburinho entre os fãs de séries e do gênero zumbis, claro, mas não escapou da controvérsia. Para uns, o hype foi exagerado, para outros (e me incluo nesse time) uma das melhores e mais ousadas novas produções da tv.

Leia mais...

    Fato é que ainda que tenha tomado um rumo diferente do material de origem, a adaptação comandada por Frank Darabont provou ser consistente com uma narrativa que sabiamente abriu mão da ação ininterrupta, para focar-se mais no comportamento e nas relações que se desenvolviam entre os sobreviventes de um evento que devastou a humanidade.

    Corajosa, a série jamais amenizou a violência inerente da luta diária que se estabelece entre não infectados e zumbis, mas tampouco fez do grafismo de corpos em decomposição ou cabeças explodindo seu carro chefe. Dessa forma, em escala muito mais relevante, o que sempre esteve no centro da história foi a discussão do que fazer ou como agir quando uma situação absolutamente inesperada muda tudo o que conhecemos.

    No mundo de The Walking Dead os governos ruíram, as leis formais já não servem para mais nada e o único imperativo gira em torno das certezas (ou falta delas) que cada um carrega na hora de definir limites entre o que seria moralmente certo e errado a se fazer num mundo radicalmente novo e, sobretudo, mortal. Considerando esse cenário, o que a série buscou e mostrou nessa leva inicial, muito mais do que o começo da angustiante jornada de Rick, Glen, Shane, Lori, Andrea, Daryl e cia, foi evidenciar como o homem reage quando o mundo como conhecia se dissolve e a decisão de seguir em frente tentando sobreviver ou desistir de tudo se faz urgente.

    Quando TS-19, sexto e último episódio da temporada termina, a sensação de que não há esperanças de um amanhã menos catastrófico é evidente. De certa forma aliás, o encerramento desse ano de estreia da série traz um tom sombrio forte com sobreviventes sucumbindo à pressão por um lado e outros partindo numa fuga para lugar nenhum. Assim, o que para uns significou um desfecho apático de uma produção tão badalada, para outros foi só mais uma prova incoteste da ousadia de seus realizadores, que abrindo mão de ganchos chocantes, comprovam: com um tema tão apocalíptico quanto esse, o buraco em The Walking Dead é realmente bem mais embaixo.

    * A 2ª temporada de The Walking Dead estreia no final de outubro de 2011 nos EUA.

    Observações/perguntas do final de temporada:
    - E o sussurro ao pé do ouvido envolvendo Jenner e Rick, hein? Será que o cientista revelou ao ex-policial que ele era corno a localização de uma outra base com potencial de parar o processo de contaminação?
    - Aliás, quem arrisca um palpite que aponte para onde foram Rick e cia depois da explosão do CDC?
    - E o Merle maneta, cadê?

18 comentários:

  1. Como chama o "Morgan Freeman" e o filho dele mesmo? Que fim tiveram será, ein?

    ResponderExcluir
  2. O pai se chamava Morgan e o filho, Duane. Também tenho essa curiosidade de saber que fim levaram e acredito que os dois reapareçam na próxima temporada.

    ResponderExcluir
  3. o morgan e o filho provavelmente não aparecerão mais na série.. eles serviram pra ajudar o rick logo apos sair do coma, mas se fizerem como na hq, ele não volta mais..

    o kirkman falou que terá a fazenda do hershell na 2ª temporada, logo, provavelmente é pra lá que eles vão.. no maximo, passar pelo condominio antes, mas acho dificil..

    eu não gostei dessa temporada, muita enrolação (não, eu não queria mais ação), esse CDC e o asilo foram totalmente dispensaveis e superficiais..
    mas verei a 2ª temporada, com fé que tenha 10% da qualidade da hq.

    ResponderExcluir
  4. Eu disse lá atrás no início da série, que (sem comparações!) TWD era uma série sobre pessoas. Esse season finale só confirmou isso. Mais não digo pq o Davi já disse tudo. Agora, em discussões sobre a série, vou só postar o link pra cá.
    Acho que o Merle vai aparecer quando a gente não estiver mais lembrando dele. E da pior (ou melhor) forma.
    Por último, acho que o Rick é corno mesmo, coitado...

    ResponderExcluir
  5. Tirando o segundo episódio (o da loja e entranhas), que teve um roteiro fraco, embora com um ou dois momentos bons, os episódios sempre foram de alto nível.

    É uma série promissora. O equilíbrio entre as discussões humanas e cenas de ação beira o espanto, já que nesse gênero a tendência seria abusar dos massacre de zumbis.

    Seria um erro ficar somente na matança. Uma cansativa repetição atrás da outra. Bastam algumas que teimam em aparecer: como policial que aponta a arma para alguém que vai matar um terceiro. Isso decididamente cansou e não é preciso repetir que Rick e Shane são durões.

    Outro problema da série é o triângulo amoroso que não colou muito bem. Na minha impressão não deu liga o trio de atores. E claro, o texto não ajuda nesse quesito.

    Apesar desses pequenos problemas os episódios funcionam quando chegam nos momentos vitais. Por isso confio que The Walking Dead será uma série duradoura.

    ResponderExcluir
  6. Davi e Juliana,

    Desejo aos dois um feliz Natal e um próspero ano novo, que 2011 seja de muitas séries de qualidade.

    Estou saindo de férias e só volto em Fevereiro, só quero saber de rede, livros e cerveja.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei da série e não me importei co o ritmo, mas não acho que a série se saiu bem em focar nos personagens, não digo que não deveria fazer isso, uma série boa tem que focar nisso para segurar o público, o problema é que pra mim, todas os conflitos foram superficiais, muitos problemas tolos, e assim, não gostei do final, onde pelo menos alguns arcos deveriam ter sido concluídos e não foram, na verdade, foi como um episódio normal de meio de temporada. Um erro para uma temporada curta e que deixará o público eserando por tanto tempo para uma nvoa safra de episódios.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Marcelo, boas férias e um ótimo 2011 para você e todos que colaboram visitando e comentando nos posts ;)

    ResponderExcluir
  9. Bom, de uma maneira geral curti pra caramba essa primeira temporada, mas também achei ela muito curta.
    Também acho que aquele triângulo amoroso (que na verdade nem é triângulo, porque só o Shane tá afim da mulher) tinha que acabar logo. Será que todos imaginam que Rick vai descobrir da "traição" de sua mulher e fechar a cara por um tempo? Eu não li a hq, então realmente não sei se isso acontecerá. Bom, de qualquer maneira, pelo que estão dizendo, o roteiro está tomando rumos próprios também, o que, na minha opinião, é muito inteligente, pois não tem como transportar uma obra de um universo (no caso, da hq) para outro completamente diferente (no caso, cinema). Foi o que tentaram fazer com Dragon Ball e olha só o que deu...
    Mas voltando à TWD, ler que segunda temporada só vai começar em outubro do próximo ano dá uma tristeza tremenda. Acho que eu já havia me esquecido que temporadas têm em média de 9 meses a 1 ano de intervalo.
    Bom, espero que a próxima temporada tenha mais surpresas, mais brigas, menos clichês e que tenha uma qualidade ainda superior a essa.
    Nuss, falei hein... uaehuaheuahe
    Abraços a todos!

    PS.: Davi, você podia fazer uma "matéria" similar sobre The Event, o que acha? Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado, Davi, muito obrigado. Isso sim é crítica séria de TWD, de envergonhar esses picaretas idiotas que só gostam de causar polêmica.

    Serei bem sincero: embora tenha gostado do pouco que li da HQ, gostei mais da série, que desenvolve melhor o enredo e a caracterização das personagens. De qualquer maneira, a HQ é boa.

    Mais uma vez, obrigado, Davi. Continue o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei a série, achei muito boa mesmo. Agora é esperar até Outubro do ano que vem, pra ver a continuidade dessa estória.

    ResponderExcluir
  12. Davi.. o sussuro eu aposto q ele disse q a mulher dele ta gravida...
    como ele fez o teste de sangeu só pode ser isso.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da série. Mas com uma temporada tão curta, realmente deixa a desejar. Não no sentido de ter sido ruim, mas nos deixa com uma sensação de superficialidade. Mas de qualquer forma, o boom que a série causou já é suficiente pra suprir a presença rápida na TV.

    Quanto ao triângulo, realmente, ficou frio esse pedaço da história, mas é como disse, 6 episódios é fogo, por um lado vc tem q mostrar tudo, mas não pode entregar o ouro. Creio q na segunda temporada isso será melhor desenvolvido.

    Acho que a questão do "chifre" dará a oportunidade de vermos um Rick menos imbatível. Por que o cara é "o cara" né? Quase toda a humanidade foi extinta e incorporou as virtudes naquele homem. Mas entendo isso como um recurso da série, diante de tanta desgraça e ruína dos valores, o protagonista representa a esperança de dias melhores.

    Rick não é só um homem em busca da mulher e do filho, como fala pro Merle no segundo episódio. É um homem à procura de um lar.

    PS: Outubro de 2011? Pô AMC!

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei...

    Derrapadas aqui e ali, nada mais do que normal...

    O que eu percebo desse finale é que a intensão era essa, ou seja, deixar os seduzidos pelo hype putos.

    O entendimento do que foi esse final é profundo. Fugiu do lugar comum, como lembrou o Davi.

    Deixou claro também a resposta de uma pergunta que todos os telespectadores se faziam. A pergunta foi respondida: Não existe salvador... Não existe porto seguro... Não existe futuro...

    Como você reagiria a essa constatação?

    Por isso muita gente ficou incomodada. Não vai haver final feliz...

    Sitando o Jenning:

    Essa é a nossa extinção.

    ResponderExcluir
  15. Eu concordo com a kal
    Já que todo mundo fez exame de sangue, ou ele descobriu uma gravidez báááásica ou ele passou alguma informação útil...

    Se ele passou alguma informação útil, meu palpite é que o povo vai pra onde o Dr Jenner supostamente tenha dito (talvez pra tentar contactar os franceses).
    Se ele não passou informação relativa à fuga, acho que eles vão rodar até perderem o combustível e ver no que vai dar...

    E sobre o Merle. Eu primeiro achei que ele tinha sido atacado. Mas como não tem marcas de sangue por todos os lados mostrando que ele foi devorado ali mesmo, ele deve ter dado uma de Aquaman e cortado a própria mão fora.

    E é isso.
    Só outubro agora.
    ¬¬

    ResponderExcluir
  16. Bom Gente, para mim essa série tem algo familiar que me lembra LOST. Pessoas como centro apesar do "ambiente" ser diferente do normal. Ilha/Mostro de fumaça=Terra infestada de zumbis. O importante os "sobreviventes" e suas histórias, quem são eles? como vão continuar se relacionando? o que vem por ai? perguntas que todos nós nos faziamos em LOST em seu inicio, Já rolouaté flashback no último episódio. Sou só eu que estou notando, fora é claro das cenas dos episódios iniciais que tinha algumas que pareciam ser de lost com muita mata e cenas parecidas, até estação com "escoltilha tinha". Pra mim é um novo lost, no sentido original. Porem tem semelhanças, é o que mais me agrada. e ai Davi o que você acha?

    ResponderExcluir
  17. Vamos tentar esquecer Lost. Não adianta ver uma série e ficar procurando semelhanças. Todas as séries têm algo em comum umas com as outras...

    ResponderExcluir
  18. Segundo O HQ, agora vai ser a saga da fazenda. Se seguir o HQ, a terceira temp. será na prisão. Vai ficar ruim, com essa estória de achar a cura, centro de controle de doença. FOge do foco de TWD, acredito que esse ultimo episódio só foi para fã de tv ter algum sentido tradicional em ter tudo uma razão do porque é assim. Gente que não lê quer resposta na historia e não quer uma estória envolvente.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.