terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fringe – Ep. 3x10 “The Firefly”

Episódio exibido no dia 21/01 nos EUA


Não sei você, mas um dos grandes atrativos de Fringe para mim, mais até que sua excelente e já sólida trama sci fi, é o contínuo desdobramento da conflituosa relação entre pai e filho experimentada por Walter e Peter. Tratada com muita sutileza, não é exagero dizer que ela é em muitos momentos a pedra fundamental para o próprio desenvolvimento da mitologia da série além de ser responsável por momentos emocionantes em uma produção essencialmente de ficção.

Leia mais...

    Em ‘The Firefly’, episódio que marcou o retorno da 3ª temporada lá fora, o Observador (guardião da fronteira entre os universos) reaparece de forma marcante testando os limites de Walter, que conhecendo seu ídolo musical, Roscoe Joyce (participação especialíssima do veterano Christopher Lloyd), vivencia o peso da culpa de ter alterado o curso natural das coisas ao descobrir que (in)diretamente fora responsável pela precoce separação de um pai e seu filho, que no melhor estilo Fringe tiveram a chance de se re-encontrar anos depois de forma breve em uma circunstância bastante singular.

    Nesse contexto, ainda que não dê para dizer que o encontro de Walter e Roscoe (que rendeu ótimas cenas entre John Noble e Lloyd) realmente tenha sido o catalisador definitivo para que o pai de Peter vislumbre a possibilidade de ter que assistir um eventual sacrifício de seu filho em prol de algo maior, parece notória a percepção de que esse será um elemento ainda mais forte e proeminente nos episódios que virão. E daí surge a dúvida: será mesmo que na hora H, Walter conseguirá fazer o que precisa como agora imagina o Observador?

    E Olivia nessa história toda, que ainda penitenciando-se pelo que perdeu (ou deixou de ganhar) em sua relação com Peter durante o tempo em que esteve do lado de lá, como reagirá – sendo ela também um instrumento importantíssimo na equação da história – quando o eventual momento decisivo se fizer presente? Que reflexos do que ela sabe e experimentou ganharão forma na trama e no papel que Peter teoricamente tem a desempenhar na guerra dos dois mundos?

    Sempre instigante, Fringe continua sendo a série que levanta as perguntas mais interessantes e que episódio após episódio prova sua maturidade tanto como envolvente sci fi de alta qualidade (alô episódio Marionette!) quanto como drama consistente, rico e complexo, o que sempre me leva a uma única e irreversível constatação: que prazer ser fã dessa série!

11 comentários:

  1. Davi, como disse em outro post, to fazendo uma maratona para acompanhar Fringe junto com os demais.

    E hj assisti s02e11 e, para minha surpresa, Charlie aparecia vivinho da silva!!! Pesquisei na web e descobri que aquele episódio era da 1ª temporada e foi ao ar sem uma explicação prévia da emissora... Vc sabe se é verdade isso tudo?

    Namastê!

    ResponderExcluir
  2. Rolou um episódio 'perdido' da 1ª temporada no meio da 2ª mesmo, Felipe. A Fox nunca revelou porque tinha deixado aquele ep na gaveta, tampouco o motivo de ter resolvido exibí-lo naquele momento, mas é tudo verdade mesmo.

    Capricha na maratona aí para chegar logo na 3ª temporada :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Reparou na explicação do Walter sobre a origem desses óculos coloridos ? Ele diz que foram criados por um amigo chamado Dr. Jacoby. Você assistiu Twin Peaks, do David Lynch? Tinha um Dr. Jacoby lá. Lembra dele? Não? Então, dá uma olhada nessa foto: http://dinca.org/wp-content/uploads/2009/04/tp-jacoby2jpg.jpeg

    ResponderExcluir
  4. Putz, excelente lembrança, Denis. Eu não fiz a associação, mas depois de achar essa imagem no Google http://bit.ly/i3BPhL, fica óbvia a homenagem de Fringe a Twin Peaks. Muito bom mesmo! Obrigado por dividir :)

    ResponderExcluir
  5. E dale mais uma homenagem ao mágico de oz, como lost fazia, if i only had a heart. Fringe a melhor série da atualidade. Essa do jacoby eu me lembrei quando vi os óculos

    ResponderExcluir
  6. Fringe esta num ótimo nível, cada capitulo est ase tornando imperdível! Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  7. Fringe cada vez melhor mesmo! Pegando sua frase emprestada, também tenho um prazer imenso de acompanhar essa série, muito massa!

    ResponderExcluir
  8. Fringe é sensacional!! John Noble rouba a cena em todos os episódios... Com certeza é SciFi de alta qualidade, nada igual a muita tosqueira que vemos por aí...

    ResponderExcluir
  9. Fringe, das séries que assisto, éa única queme empolga para assistir o próximo capítulo. Parece Lost em sua melhor fase, rss. E a cada temporada ela melhora mais, com mais elementos em substituição de outros, ou alguém lembra do ex namorado da Olívia?.

    ResponderExcluir
  10. Fringe é de altíssima qualidade, sem dúvida. Legítimo sci-fi q tem tudo p se tornar cult. Pena q Emmy e Globo de Ouro tenham ignorado a série completamente... John Noble merecia um prêmio

    ResponderExcluir
  11. E ninguém comenta sobre o "mana mana" do começo do episódio????? hahahaha quase chorei de rir com a cena. Viajando um pouco como nos tempos de lost fui procurar aguma relação entre os acontecimentos e a música... nada de interessante já que maná era o alimento que "Deus" fornecia ao povo de israel no deserto.

    Mas valeu a homenagem a vila sésamo.

    abração para todos... to indo pro 3x11 agora.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.