terça-feira, 17 de maio de 2011

Game of Thrones Ep. 1x05 – ‘The Wolf and the Lion’

Episódio exibido no dia 15/5/11 nos EUA

Não é à toa que o ditado diz que o apressado come cru. Se dependesse da crítica de muitos em torno do ritmo inicial de Game of Thrones, a série tinha que ter começado a 80 por hora sem se importar com uma introdução e um desenvolvimento equilibrado da trama e de seus personagens. E se assim fosse, agora que chegamos ao quinto episódio, ninguém ia realmente se envolver ou se importar com os confrontos que a narrativa trouxe à tona em várias frentes e que pavimentam o caminho para a grande disputa que tomará forma na capital dos Sete Reinos de Westeros.

LEIA MAIS...

    Nesse ótimo ‘The Wolf and the Lion’ a ação toma forma em várias frentes como, por exemplo, a que coloca Catelyn sendo salva por Tyrion, personagem cada vez mais interessante, diga-se, e a maquinação aliada às conversas de canto especulando sobre assassinatos e mudança no poder ganhando força. Resumidamente, muitas cartas importantes são reveladas. A se destacar: o rei Robert admitindo a perda do sentido de seu reinado num papo franco com a fria Cersei; Ned abdicando do posto de braço direito do rei por não concordar com sua postura beligerante e, pra ele, irracional, e Jaime Lannister confrontando o agora ex-Mão do rei por conta da captura de Tyrion numa breve, porém empolgante briga envolvendo os dois no final do episódio.

    Ação e conspiração à parte, um aspecto fundamental que esse quinto episódio privilegia é o da tensão constante presente em cada uma das subtramas, o que faz com que os destinos e revelações envolvendo cada um daqueles personagens ganhe uma percepção diferente. Sendo assim, mesmo que ainda guardemos dúvidas sobre as reais intenções do inteligente Tyrion (o ótimo Peter Dinklage), não dá para ignorar a importância que seu personagem ganhou frente o turbilhão de conspirações que envolve Lannisters e Starks no centro do poder. Ou ainda perceber que o rei Robert, mais que um fanfarrão tolo, é hoje apenas uma sombra do homem que 17 anos antes lutara por mudança e que cegado pelo poder, acabou consumido por tudo de ruim que tentara expurgar do antecessor que ajudou a derrubar ao lado de Ned, a quem agora chama de traidor.

    Por já conhecer o livro, já imagino que tipos de surpresas ainda estão resevadas para a 2ª metade dessa temporada de estreia, o que não me deixa menos empolgado e ansioso pelo próximo episódio. Não sei se você tá na mesma ou se andava achando a série paradona demais, mas seja lá como for, depois desse quinto episódio deve concordar quando ouvir alguém dizendo que Game of Thrones é A série do momento, certo?

    Em tempo, reforço o convite para que visitem o Seriaudio onde tenho comentado em podcasts rápidos de cerca de 10 minutos, cada um dos episódios da série.

6 comentários:

  1. De verdade, ainda não me empolgou esta série. Mas vou assistir pelo menos esta primeira temporada.

    ResponderExcluir
  2. Estou gostando do ritmo da série, e as vezes até acho que deixam alguns detalhes de fora (eu não li o livro, então é só uma impressão).

    O que é a irmã da Catelyn? E aquele filho dela?? #chocada

    Adoro o anão.

    ResponderExcluir
  3. Amei o episódio apesar de não ter meus queridos Jon Snow e Dany Targaryen.
    Comecei a ler o livro ontem e estou tentando correr pra alcançar a série, mas acho que não vai rolar...
    Só me resta esperar (uma semana não demorava tanto pra passar desde o fim de Lost) e torcer pra maluca da irmã da Catelyn não fazer nada de mal com o Tyrion.

    ResponderExcluir
  4. Escrevi mal onde ia mau. Culpa do nervosismo por conta do ep.

    ResponderExcluir
  5. Gostei! Fiquei esperando Arya chegar e dar uma porrada em Jamie! ;D

    Cada vez melhor Game of Thrones!

    ResponderExcluir
  6. Faço das palavras da Izabel as minhas... Desde Lost nao esperava uma semana passar com tanta ansiedade pra ver um episodio como agora com GoT.
    Provavelmente nao vou aguentar esperara 2 temporada e vou comprar o livro

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.