segunda-feira, 25 de julho de 2011

Breaking Bad – Ep. 4x02 “Thirty-Eight Snub”

Episódio inédito no Brasil na data deste post


Dizem que dependendo de como se reage ao medo, ele pode ser um aliado ou um grande adversário. Se é papo furado ou não eu não sei, mas em “Thirty-Eight Snub”, segundo episódio da 4ª temporada de Breaking Bad, vimos uma pequena mostra de situações que refletem examente isso. De um lado, Walt agindo para tentar estabelecer uma aliança (com Mike, que não estava menos temeroso com os acontecimentos) que pudesse lhe garantir uma chance de diálogo com Gus e, do outro, Jesse, buscando, nas distrações de festas exageradas e intermináveis, uma forma de esquecer o trauma recente ou de ignorar o pavor que tem de ser apagado dentro da própria casa na calada de uma noite qualquer.

LEIA MAIS...

    Sempre fascinante com seu universo de ótimos personagens (até o Hank ficou mais interessante agora com aquele comportamento depressivo/agressivo), Breaking Bad está sempre jogando na nossa cara a certeza daquele ditado popular que de boas intenções o inferno está cheio. Nessa onda vimos, por exemplo, Skyler metendo os pés pelas mãos ao tentar fazer uma oferta de compra do lava a jato (mesmo depois de Walter ter pedido que ela não fizesse nada, sob o risco de atrair uma atenção desnecessária, claro) e Jesse encarando mais uma vez, por conta de um rápido reencontro, a certeza de que indiretamente acabou sendo o culpado pela morte de um garoto.

    A questão agora é: até quando vai durar a guerra psicológica perpetrada pelo Gus? Que ele precisa do Walt (pelo menos momentaneamente) é óbvio, mas e se/quando não precisar mais, o que fará? E o Walt? Vai desistir de obter algum diálogo que seja para garantir sua vida e seu objetivo? As respostas eventualmente virão, claro, mas por enquanto me contento com mais momentos reflexivos e tocantes como aquele que encerrou o episódio mostrando Jesse sentindo o desespero do vazio de tudo aquilo que sua vida se transformara.

2 comentários:

  1. Estava com essa série na espera para assistir e fiz uma maratona. Até de ler seus comments estava meio cabrero de ler por causa dos spoilers mas já to no fim da terceira temporada então vamos lá.

    Que mudança Walt passou desde o começo! Ele deixou de ser um professor pacato para gradualmente se tornar mal! Mas foi tao natural essa mudança que é como se o personagem sempre fora assim. Mais ou menos quando vemos uma pessoa todos os dias e não reparamos que ela emagreceu ou engordou. Isso se tornou mais evidente a partir da segunda temporada, onde Walt aparenta ter duas personalidades (e nessa hora, Cranston faz um trabalho incrível só com a fisionomia do rosto!).

    Mas apesar de achar a série legal, as vezes acho-a muito lenta.

    [ ]'s

    ResponderExcluir
  2. Valeu por mais um review de Breaking Bad, Davi.

    Excelente episódio, na minha opinião. O começo tratou de um assunto que é muito evidente na série: Walt é um criminoso? Ele sabe/concorda/aceita isso? O diálogo com o vendedor de armas foi a prova de que isso é algo que o atormenta.

    Discordo que ele tenha se tornado uma pessoa má. Ele fez coisas erradas por sobrevivência. Obviamente que o personagem mudou, mas pra mim, não neste sentido.

    Quanto à dinâmica da série, como questionou o MacCrow, eu acho satisfatória. Afinal de contas, um pai de família pacato e sério vira um traficante da noite para o dia. O desenvolvimento da série não deveria ser mais rápido do que vemos.

    Abraço.

    Valeu.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.