quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Damages – Ep. 4x04 “Next One's on Me, Blondie”

Episódio inédito no Brasil na data deste post


Geralmente sou mais condescendente do que deveria com relação a certos exageros e liberdades narrativas que algumas séries tomam, mas devo dizer que esse quarto episódio da atual temporada de Damages abusou na quota de forçadas de barra em várias situações. Dito isso, não fosse a boa história da vez (que repito, segue superior às das duas temporadas anteriores) e, claro, os bons personagens da série (o de John Goodman continua ótimo), eu diria que os roteiristas perderam a mão, o que, apesar das muitas ressalvas que aponto abaixo, ainda não é o caso.

LEIA MAIS...

    Vejamos. Teve sugestão de um suposto interesse amoroso de Ellen com relação a Chris Sanchez que não parece ser capaz de agregar nada à trama; um gancho absolutamente decepcionante com a revelação de que o suposto terrorista que vimos em cortes rápidos no final do episódio anterior era só um amigo afegão de Sanchez enviado para os EUA como num passe de mágica (afinal, o Afeganistão é logo ali, né?) para passar alguma mensagem para Ellen que ele nem sequer sabia qual era exatamente; a High Star descobrindo – da forma mais idiota possível (sim, porque o fato da mãe da Ellen querer saber detalhes do trabalho da filha pelo telefone soou como um argumento ridiculamente gratuito e preguiçoso) - através de Jarek que havia alguém em solo americano capaz pôr em risco seus segredos e, pra fechar, a introdução de um ex-chefe de Patty Hewes que mesmo aposentado e dedicado à atividade de bebúm profissional, consegue descobrir os mais bem escondidos podres de Washington.

    Sei lá, vai ver que era eu que tava xarope demais quando vi o episódio, mas a verdade é que essas escorregadas na trama meio que frearam minha empolgação com a temporada. Sigo curioso, obviamente, para ver no que vai dar essa conspiração toda e sobretudo para descobrir qual é afinal o grande segredo que a High Star tanto tenta esconder (a essa altura ficou meio óbvio que o cara escondido na casa de Jarek é alguém diretamente ligado à operação DD, né?), mas pro bem da série, espero que os roteiristas não tentem inventar demais. Às vezes, fazer o simples e investir no que se tem de melhor (no caso de Damages, seus personagens, é claro) pode ser a coisa que renderá o resultado mais surpreendente e eficaz na missão de manter o interesse do público na história.

    Observação de espectador mala: Tudo bem que a Ellen tenha resolvido se dedicar inteiramente ao caso contra a High Star, mas se ela não é funcionária da Patty, vive do que? :p

2 comentários:

  1. Respondendo ao comentário do espectador mala: ela vive de dinheiro que ela juntou. Lá nos EUA a situação é bem diferente daqui no Brasil. Eles não são tão apegados a emprego como nós, pois a oferta lá não é tão escassa. Lá, é comum a demissão voluntária apenas pelo fato de a pessoa ter "enchido o saco" e aos 40 anos, e ir atrás de uma carreira totalmente diferente, começando do zero... Isso por que eles conseguem juntar algum dinheiro para mantê-los no período em que estão sem emprego (para ter uma ideia, o salário mínimo no estado de Nova York equivale a mais ou menos 2000 reais). Tanto é que funcionário público, mesmo com a possibilidade do "tenure" (semelhante à estabilidade dos servidores públicos brasileiros) é a coisa mais desvalorizada que existe pra eles, pois são funçòes meramente burocráticas sem possibilidade criativa ou de crescimento. A Ellen, no início de temporada ainda trabalhada e com certeza tinha um dinheiro guardado para investir nessa sua empreitada de conseguir se tornar a fodástica com um aso high-profile. Enquanto o processe se desenrola, ela vai gastando o dinheirinho guardado...

    ResponderExcluir
  2. Davi, vc não tava xarope. Eu senti a mesma coisa quando vi o episódio, mas parece que Damages é sagrada e ninguém pode falar um 'ai' que aparece nego jogando pedra.
    Estou curiosa pra ver a continuação da história, mas esse episódio foi mais fraco, sim.
    Acho que a Ellen vive do dinheiro que juntou mesmo. Imagine quanto ela não ganhou nos casos gigantes da Patty...

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.