segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Super 8

Fiel à trajetória de seu diretor e roteirista (J.J. Abrams), Super 8 tem num mistério (um acidente de trem que provoca estranhos acontecimentos numa pequena cidade) a base de sustentação de sua trama. Contudo, a principal atração do filme que conta com produção de Steven Spielberg, não é o mistério em si, mas sim sua capacidade de emular bons elementos de alguns clássicos de aventura dos anos 80, sendo a lembrança mais evidente e inevitável a de Os Goonies.

LEIA MAIS...

    Passada no final da década de 70, a história de Super 8 gira em torno de um grupo de adolescentes que, durante a produção de um filme amador, acaba testemunhando um grande acidente que repercute em suas vidas (e na de sua cidade) de forma marcante ao revelar uma conspiração de militares tentando esconder um segredo. Nesse contexto, o filme trata, com muita sutileza, sobre a perda da inocência, amadurecimento, escolhas, a importância da amizade e de conflitos entre pais e filhos (um dos temas favoritos de Abrams, diga-se) sem nunca deixar de render um bom entretenimento.

    Divertido e envolvente principalmente em seus dois primeiros atos (o terceiro e último perde um pouco o fôlego ainda que não deixe de trazer uma resolução satisfatória para a história), Super 8 remete, através dos esforços do grupo de amigos adolescentes em terminar seu filme amador no meio daquele novo e inesperado cenário, a um cinema mais inocente e lúdico. Algo que se traduz, por exemplo, através da paixão demonstrada pelo jovem ‘diretor’ Charles (Riley Griffiths) em seus constantes desejos de agregar valor de produção às filmagens e, sobretudo, à delicada relação que se estabelece entre Joe Lamb e Alice Dainard (personagens de Joel Courtney e da irmã mais nova de Dakota Fanning, Elle Fanning, vista recentemente em Um Lugar Qualquer).

    Coberto de referências ao estilo de Spielberg nos anos 80, Super 8 surge como um filme leve e que diverte tratando de temas comuns e caros a todos nós (como os já citados conflitos familiares, por exemplo) em meio a uma situação de relativo caos. Assim, ainda que conte com sequências de ação impressionantes, Super 8 foge da estigma de blockbuster vazio ao preocupar-se muito mais com o conteúdo da mensagem que tenta passar do que com a forma, o que em tempos de Transformers e afins, é sempre algo muito positivo e louvável.

    Super 8 estreia no Brasil no dia 12 de agosto.

    Cotação:

6 comentários:

  1. Oi Davi, pelos trailers o filme parece ser bo mesmo.

    Mas... nos diga... como vc já fez a resenha do filme...? Cabine de imprensa? rsrs

    abs!

    ResponderExcluir
  2. assisti ontem, realmente um suspense muito bom e com a marca de J. J. Abrams. Leve, sem apelação e muito bem construído.

    ResponderExcluir
  3. Felipe, com o grande atraso provocado pela Paramount (o filme ia estrear em junho no Brasil), acabei recorrendo à fonte alternativa. Apesar disso, irei rever o filme no cinema também porque esse merece ;)

    ResponderExcluir
  4. Verdade! Esse filme é muito bom! Bate uma nostalgia danada assistindo ao filme!
    Pra quem gosta de Spielberg, Abrams e Anos 80, é um prato cheio!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não gostei. A minha expectativa era imensa, pois sou fã de JJ, mas decepcionei. Achei a história um saco, sonolenta, desinteressante. Algumas cenas de ação e os desastres foram bons e só. O final então foi pífeo. Estilo Falling Skies. Lamentável.

    ps: a referência a Lost da tampa da escotilha voando foi nostálgica.

    ResponderExcluir
  6. O filme foi mais ou menos, mas já na abertura, com a música do Giacchino que dá pra notar de cara q é dele, deu a maior saudade de lost.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.