quarta-feira, 24 de agosto de 2011

True Blood – Ep. 4x09 “Let’s Get Out of Here”

Com spoilers para quem não acompanha pela exibição americana.

Não serei de nenhum de vocês, mas quero que vocês sejam meus
Que moderninha essa Sookie, hein? :p


Chega de enrolação e subtramas paralelas em excesso. Deve ter sido isso que Alan Ball e cia disseram quando começaram a esboçar o roteiro desse nono episódio da 4ª temporada True Blood. Bem mais focado na trama principal, o episódio encerrou uma história menor (a sobrenatural envolvendo o bebê de Arlene) ao passo que afunilou as que restaram (a de Tommy e Sam, por exemplo, agora se liga diretamente a dos lobisomens) com o arco principal. Além disso, ao reforçar a ideia do triângulo amoroso da série com uma divertida e sexy sequência de sonho que, vá lá, subverteu a ‘lógica’ corrente de uma maneira curiosa, “Let’s Get Out of Here” mostrou Sookie mais dividida que nunca, porém pronta como sempre para gritar (Bill, run!!!) como vimos na cena final que, fiel à tradição da série de fazer bons ganchos, mostrou um Eric totalmente selvagem agindo sob o domínio de Marnie/Antonia na iniciativa desta em destruir os vampiros.

LEIA MAIS...

    Com um conflito central que, embora movimentado e cheio de pequenas surpresas, acabou não se revelando tão interessante assim ou mesmo lógico (por que, dentre todos os vampiros do mundo, Antonia, uma bruxa espanhola, resolveu começar sua vingança justamente contra aqueles do estado da Louisiana?), a 4ª temporada de True Blood reforça a ideia de que a série virou mesmo um grande pastiche de si mesma. Em muitos níveis, a trama é boba e pueril, mas se sustenta por conta do carisma de seus personagens (ou pelo talento de alguns atores, né, Nelsan Ellis?) e pela capacidade de rir de si mesma garantindo, por tabela, a diversão dos que não desistiram dela.

    Pois é, diversão e escapismo. No fim das contas não é isso que buscamos em produções como True Blood?

11 comentários:

  1. Uma das partes mais divertidas desse episódio é quando o Hoyt encontra o CD da Taylor Swift nas coisas da Jessica.Fora que depois,ela transa com Jason e qual era a trilha sonora? Taylor Swift! HAUAHUAHAUAHUAHAU
    Ah,e nas coisas da Jessica ainda tinha um livro de Crepúsculo. #eastereggs

    ResponderExcluir
  2. Hahaha é verdade,Wilian. Esses foram bons momentos do episódio e a Jessica, para variar, tava uma graça.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho certeza, mas acho que a Antonia atacou em Bon Temps por vingaça ao vampiro espanhol que esqueci o nome (o olivier, de six feet under :P). Mas estou adorando a temporada, está tão boa quanto a segunda, na minha opinião...

    ResponderExcluir
  4. Ricardo, isso também merece ser considerado porque você tem razão no que apontou, mas depois que o algoz dela acabou se matando (naquela cena em que ele ataca o Bill), por que ela ainda iria querer se vingar de dos demais? É besteira, mas não deixa de ser algo não explicado, o que também não diminui em nada a diversão da história, né?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Mais até onde eu entendi, eles estavam em um evento que seria transmitido ao mundo todo. A ideia dela pra mim não é se vingar dos vampiros de Bon Temps, e sim mostrar ao mundo inteiro que vampiros não são boa coisa. Quer coisa melhor do que mostrar um monte de gente morrendo,e um rei "defensor" de que os vampiros são bonzinhos, sendo assassinado por um deles?

    ResponderExcluir
  6. Boa, Thiago! Aí sim faria todo sentido a iniciativa dela dentro desse episódio.

    ResponderExcluir
  7. Eu também tinha pensado nisso que o Ricardo falou, mas a verdade é que os roteiristas não ligaram muito pra isso. Como algumas outras, a série é baseada numa cidade pequena (Smallville xD), se você prestar atenção, num mundo cheio de vampiros andando entre as pessoas, as coisas mais importantes parecem acontecer ali, pertinho de Sookie e cia., desde a primeira temporada, então não vejo problema nisso.

    ResponderExcluir
  8. Minha interpretação do pq a Antonia ter aparecido bem ali em Bon Temps, além da vingança do vampiro espanhol e da oportunidade de mostrar ao mundo oq os vampiros são, bem na convenção de nome "Tolerância" (bem apontado pelo Thiago) é por conta da Medium q eu esqueci o nome! hehe Pelo q entendi ela, sem querer, acabou invocando o espirito da Antonia e a própria viu nessa medium poderosa a chance que queria de voltar!

    Talvez no mundo todo, só essa medium de Bon Temps teve o poder suficiente pra incorporar a Antonia! Coisa q o Lafayete tá aprendendo tbm!

    Acredito ser um misto de tudo isso!

    Sei lah.. tá meia boca mesmo essa temporada, melhor q a terceira mas bem abaixo doq Allan Ball poderia fazer.

    Foi oq eu li por aí, se TB ñ fosse da HBO já teria dançado!

    ResponderExcluir
  9. Doug, perfeita tua leitura de toda situação envolvendo a aparição da Antonia em Bon Temps. Por isso que é bom contar com vocês comentando. Uma interpretação puxa a outra ;)

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  10. Mas o nome ser do episódio é 09 'Let's Get Out of Here' ou 'Run'? nO www.tv.com é 'Run'

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, na página oficial da série no site da HBO o nome é esse que indiquei mesmo, veja: http://itsh.bo/n8aKXu

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.