quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

[Literatura] A série Darkover


Assim como quase meio mundo, conheci a autora Marion Zimmer Bradley através da sua mais famosa obra, “As Brumas de Avalon”.  Depois de devorar todos os livros que compõem ou complementam o universo de Avalon, me senti um pouco órfã.  Como esse meu encontro com a autora aconteceu em 1995, quando a internet ainda funcionava a lenha, demorei a descobrir a quantidade de títulos que a autora havia publicado ao longo da sua vida.  Uns dois ou três anos mais tarde, quando o ancestral do Google, o Altavista, já estava aí para facilitar a vida de quem procura, me deparei com os primeiros fóruns sobre a autora e descobri Darkover.

Em resumo, Darkover é o nome do planeta no qual se baseia toda uma série de livros de ficção científica escritos pela autora. A história se passa numa época em que a Terra já possuía tecnologia suficiente para explorar o universo e construir um império entre mundos.  Tudo começou quando uma nave colonizadora caiu acidentalmente em um planeta desconhecido. Os humanos sobreviventes, e abandonados à própria sorte, colonizaram este mundo novo e desenvolveram ao longo dos séculos uma sociedade com a complexidade semelhante a do período medieval da nossa história. O ponto mais interessante é que alguns desses humanos desenvolveram habilidades psíquicas, que nos livros é chamado de “laran”, e que praticamente virou a base de toda a tecnologia que construíram, da sua organização política e social.

A série traz uma dezena de livros que contam desde a chegada acidental desses humanos em Darkover, passando pelo desenvolvimento e estruturação da sociedade e as suas peculiaridades, as guerras e disputas pelo poder, a redescoberta do planeta pelos terráqueos centenas de anos depois do acidente e o contato entre as duas civilizações. Além disso, a autora discute temas sobre filosofia, religião, sociologia, ética, liberdade e igualdade. Através da história das Renunciantes, por exemplo, há toda uma reflexão sobre questão do papel da mulher numa sociedade opressora e machista, a homossexualidade e o respeito pela diferença.

Alguns livros da série nunca foram traduzidos para o português, outros estão esgotados ou fora de catálogo. Contudo, ainda dá para encontrar alguns títulos nos sebos e livrarias virtuais. Mas, parte da graça reside mesmo em conseguir os exemplares mais raros. Além disso, vale destacar que as publicações não foram feitas respeitando a cronologia da história de Darkover e cada livro foi escrito de forma independente, ou seja, são histórias individuais.  Se você não encontrar ou conseguir ler tudo, não vai interferir no entendimento geral da história.

Entre os livros da série que já tive a oportunidade de ler, esses são os meus favoritos: A Dama do Falcão, A Corrente Partida, A Torre Proibida, A Casa de Thendara e A Cidade da Magia.

O livro da série que estou lendo atualmente? “A Rainha da Tempestade”.

Curiosidades:

- Pesquisando na internet vocês encontrarão mapas (como o do começo do post, que representa os Sete Domínios) que materializam esse mundo imaginado pela autora.
- Cronologicamente, o primeiro livro seria "A Chegada em Darkover", publicado em 1972. 
- Anualmente, acontece nos EUA o Darkover Con.


******
O blog ficou sem atualizações durante algum tempo, já que agora os comentários sobre séries são feito pelo Davi no Ligado em Série. Originalmente, o Dude News foi concebido como um espaço para falarmos sobre assuntos diversos. E é isso que faremos a partir de agora reformulando-o aos poucos! J

4 comentários:

  1. Serie Ótima. Uma das minha preferidas juntamente com As Brumas.
    Li todos os livros que tem em português e tenho todos.

    Li também as antologias que tem traduzidas pela net também são muito boas. Ajuda a completar algumas historia pendentes em alguns livros e suas transições. Gostaria que lançarem elas e também os livros que faltam por aqui, mas já tem muito tempo e nada.

    Espero que quem tiver interesse goste da serie, pois e muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jefferson! Bom saber que outras pessoas também curtem a série. Também gostaria muito que os livros ainda inéditos chegassem por aqui.

      Excluir
  2. Juliana, que bom ver posts novos no Dude! Já dei o recado pro Davi: queremos ouvir vcs dois de novo em algum podcast, sua risada nos faz falta! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe! Sempre está nos nossos planos... só nos falta tempo! :)
      Eu defini como meta fazer pelo menos dois posts por semana aqui no Dude e não estou cumprindo. :(
      Mas, tenho fé que isso vai mudar.

      Excluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.