quinta-feira, 22 de maio de 2008

Porque Battestar Galactica é uma das melhores séries já produzidas

Passados quase 4 anos desde sua estréia, é uma pena que poucos conheçam Battlestar Galactica, e sobretudo julguem-na como 'mais um sci fi ' sem tê-la assistido. Conheci BSG em uma maratona feita pelo canal TNT no ano passado e mesmo sem entender certos pontos da trama - afinal peguei a história na metade - imediatamente me apaixonei pelo tema.

Leia mais...

    Alguns meses se passaram e depois de comprar os DVDs das 3 primeiras temporadas apresentei o piloto (de 3 horas!) para a Juliana. Resultado? Ela também acabou fisgada pela história. Sendo assim, como a estréia da 4ª e última temporada estava prestes a acontecer encontramos a justificativa perfeita para mergulhamos em uma mega maratona que foi concluída em pouco mais de 1 mês. Agora, passados 7 episódios desta nova temporada, a conclusão é uma só: BSG é hoje seguramente um dos melhores dramas da tv ao lado de Lost, Dexter e House. Assistir um episódio da série é experimentar um programa de alto nível que explora com singular competência a complexidade da natureza humana através de abordagens filosóficas, religiosas e morais que convidam à reflexão e provam que um sci fi pode sim imprimir sua marca baseada em uma história onde naves e confrontos ocorrem no espaço.

    Tudo começa quando os humanos vêem a maior parte de sua raça (que vive em 12 colônias) ser dizimada pelos cilônios, uma raça de robôs criados pelos próprios humanos e que passa a perseguí-los na tentativa de subjulgá-los e destruí-los. A maior parte dos cilônios é composta por robôs e naves semi-conscientes, mas há também os modelos (são 12) que desenvolveram consciência plena e imitam a fisiologia do homem. Suas identidades vão sendo reveladas pouco a pouco ao longo da trama que gira em torno da busca dos últimos humanos pelo planeta Terra, que na série é descrito inicialmente como um mito, mas que com o desenvolvimento da história passa a representar o refúgio final e porto seguro da raça. Ao longo das temporadas várias questões são colocadas à mesa de forma sutil criando uma conexão com temas recorrentes do mundo atual e as reviravoltas que ocorrem contribuem muito para a criação de clímax perfeitos que dão à série um tom ainda mais contundente.

    Guess What's Coming to Dinner, o 7º episódio desta 4ª temporada reaproximou personagens que estavam em conflito colocando-os bem perto da verdade que pode selar o destino dos humanos apresentando um gancho excepcional para o prosseguimento da história (quem já viu sabe do que falo). Por isso, se você nunca viu a série, vale muito a pena dar uma chance. A temporada atual terá mais 3 episódios exibidos nos EUA a partir do dia 30 de maio e depois entrará em um hiato que pode durar até o fim do ano ou início de 2009, quando só então veremos o encerramento da história.

16 comentários:

  1. Interessante.
    Adoro essas coisas de um futuro apocalíptico onde a raça humana está quase extinta.

    Agora, as temporadas são grandes?
    É que a preguiça de baixar muitos episódios fala mais alto nessas horas. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que quero conferir essa série... depois desse texto estarei baixando o piloto. :)



    Parece ser muito boa mesmo....

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi Battestar galactica, confesso. Eu nao gosto muito desse genero de series. E verdade que sou dos que acha que é mais uma serie de Sci-fi sem ver. Talvez ainda veja o piloto o assim para ver se gosto o nao. Um abraço.
    Mundo de séries

    ResponderExcluir
  4. Acabei à pouco tempo de ver a 1ª temporada e achei muito bom.. se bem que esperava mais do episódio final.. mas nem todas as series podem ter finais como LOST...

    ResponderExcluir
  5. O maior desafio é assistir o episódio piloto com 3 horas de duração. O_O

    Mas, é uma série apaixonante! Fiquei literalmente viciada! :D

    A primeira temporada tem só 13 episódios. O segunda 20 e a terceira 20.

    Vale a pena sim galera!

    ResponderExcluir
  6. Cheguei a ver os 2 prelúdios e a assistir ao primeiro episódio da primeira temporada e confesso que não me empolguei muito.

    Mas depois de ver tanta gente recomendando e falando maravilhas, sem contar que não encontro ninguém falando mal, vou dar mais uma chance ao seriado :)

    Sem 24 horas e com o fim de Lost próximo vai ser fácil encontrar lugar para BSG!

    ResponderExcluir
  7. Para o pessoal que já assistiu tenho uma dúvida.

    Fui atrás de baixar essa série que parece ser muito legal mas além do primeiro episódio o "1x01 - 33" há mais dois titulados como "1x00 - Minissérie Partes 1 e 2".

    Eu devo começar a baixar esses dois episódios (por sinais MUITO grandes - 295 mb em RMVB) ou são histórias complementares, posso começar logo do 1x01?

    Obrigado!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Dexter, a série começa justamente por estas 2 partes que você citou. É ali que as bases da trama são apresentadas ;)

    Abraço!

    Davi Garcia

    ResponderExcluir
  9. Acho que a idéia inicial era ser só um filme ou minissérie e depois resolveram fazer a série, não?
    Acontece muito isso.

    Vou botar pra baixar agora.
    (:

    ResponderExcluir
  10. Mais ou menos David. A série atual na verdade é a releitura de uma versão que foi exibida na tv americana no final dos anos 70 e se a idéia surgiu como homenagem dá para perceber que o conceito sempre foi o de fazer a série mesmo. O final da minissérie (que virou o piloto) já deixa um gancho que se desenvolve ao longo da 1ª temporada.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. E para complementar essa excelente serie, entre a terceira e quarta temporada saiu no final do ano passado o filme chamado Razor, onde mostra fatos que ocorreram durante a segunda temporada. Vale a pena assisti-lo antes de começar a quarta temporada.

    Falou :-)

    ResponderExcluir
  12. Ótima lembrança Fabio, Razor ajudou a preencher várias lacunas realmente, e vale a pena ser visto antes da 4ª temporada.

    ResponderExcluir
  13. Davi, obrigado pela informação!!

    Agora me animei com a série. Se eu ver esses dois episódios aí inteiros (tenho problemas com o impulso para começar a ver séries - depois é só alegria) eu vou até o fim! Com o fim dessa temporada estão nos meus planos também Skins e Life On Mars. Acompanha alguma delas?

    Ah, só lembrando que o blog reformulado está ótimo! Parabéns a você e a Juliana! Já foi adicionado aos favoritos!

    Abrações

    ResponderExcluir
  14. Por nada Dexter :)

    Eu ainda não vi Skins e Life on Mars, mas já estão na minha (cada vez mais) extensa lista de pendências. A versão americana de LoM estréia no fall season. Tomara que corresponda ao sucesso de crítica da versão inglesa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Ok então.

    Ah, eu vi sobre o Life on Mars americano. Com o trailer parece que vai ser bem legal. Tomara.

    Eu já vi o piloto da versão inglesa e, como já deve saber, é sensacional.
    Espero que o restante da série mantenha o alto nível.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Baixei as 3 partes q correspondem ao piloto de Battlestar Galactica a alguns meses atrás, mas ainda não vi.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.