segunda-feira, 2 de junho de 2008

J.J. Abrams fala sobre Fringe

No post anterior você conferiu alguns dos destaques do episódio piloto de Fringe, na opinião da jornalista Jennifer Godwin do E! Online, e agora pode curtir a ótima entrevista feita por Eric Goldman, colunista do IGN.com com J.J. Abrams, co-criador dessa que é para mim pelo menos, a série mais aguardada da temporada 2008/2009.

Como a idéia de Fringe surgiu? Qual foi a inspiração?

J. J. Abrams: Foi em um bate-papo entre Alex Kurtzman, Bob Orci e eu em que discutíamos sobre o tipo de série que adoraríamos ver no ar. Para o melhor ou pior, como a maioria das coisas que eu faço, ela surgiu de um pensamento das coisas que eu adoraria assistir. Essa é uma resposta chata, mas que traduz a verdade.

Leia o restante da entrevista...

    O que iremos ver a cada semana? Qual é o núcleo da série?

    Abrams: No núcleo da série estão 3 personagens bem diferentes - uma jovem agente do FBI; um cientista realmente excêntrico e que até pouco tempo estava internado em uma clínica; e seu problemático e estranho filho. A série é sobre esse trio descobrindo uma rede sombria formada essencialmente por pesquisadores que estão usando a ciência de formas cada vez mais aterradoras. Caberá a esse trio a missão de tentar policiá-los.

    Para muitas pessoas, a referência principal para a série é Arquivo X.

    Abrams: E é isso mesmo

    O que você poderia dizer sobre o que diferencia Fringe daquela série?

    Abrams: Eu diria que a diferença é que nossos personagens são incrivelmente diferentes dos de Arquivo X. Eles estão enfrentando coisas aparentemente paranormais e aterrorizantes como ocorria em Arquivo X? Certamente.

    Eu era um grande fã de Arquivo X, portanto eu seria um mentiroso e um idiota se dissesse que a inspiração para Fringe veio de Twilight Zone, Night Stalker e de Arquivo X. Atualmente, não temos séries como aquelas com personagens tão inspiradores e interessantes, portanto isso é algo que queremos ver.

    Kevin Reilly, presidente da Fox brincou dizendo que você tem uma reputação de ser "o ingênuo descobridor." Como é isso de Anna Torv ter surgido para você?

    Abrams: [Apontando para a bela atriz que estava a poucos metros de distância] Bem, ela é tão feia... Não, a verdade e que testamos muitos atores realmente bons e há uma coisa que você procura. Isso é um quase um tipo de qualidade estranha e indescritível. As coisas estavam ficando realmente difíceis e uma agente me mostrou uma fita que Anna fez para uma série australiana. E eu simplesmente soube que era ela, mesmo que ela não estivesse lendo nossos diálogos. Então enviamos 5 páginas e ela fez o teste e confirmou o que eu pensara antes. Ela veio e ganhou o papel.

    Quanto você estará envolvido em Fringe?

    Abrams: Bem, a melhor coisa que posso fazer para definir meu envolvimento é o jeito que aconteceu com Cloverfield, em que eu tinha a idéia e então Drew Goddard escreveu o roteiro. A beleza de ter tido Matt Reeves dirigindo Cloverfield e Drew escrevendo é que há uma sintonia minha com eles, a quem conheço tão bem. Conheço o Matt desde quando tinhamos 13 anos e o Drew trabalhou comigo em Alias e Lost. Jeff Pinker está no comando de Fringe. Jeff foi um dos primeiros roteiristas que contratamos para Alias e temos diretores que vieram da família Bad Robot (a produtora de Abrams) também. Então meu envolvimento é esse, (A) é uma série que eu co-criei e com a qual me importo muito, e (B), Jeff está lá e estamos conversando 1000 vezes por dia e eu freqüento a sala dos roteiristas. Bryan Burke (Lost) e Bob Williams (Felicity) estão produzindo. Literalmente todas elas são pessoas com quem já trabalhei. Portanto, a habilidade de se trabalhar na série é infinitamente mais fácil do que ter que explicar, falar sobre e referenciar as coisas com pessoas com as quais eu teria que começar do nada a tentar desenvolver um diálogo.

    Por exemplo, com Jeff Pinker começamos com "é assim que eu sinto que a série deve ser. É assim que penso que a série deveria ser assim semana a semana." Começamos a discussão de uma forma geral. Então posso entrar nos detalhes e todas as grandes decisões que estamos discutindo; é tudo o que importa. Cada passo que damos, especialmente no começo, como fizemos com Lost. Para trabalhar tão perto de alguém assim, como com Damon Lindelof, com quem criei Lost... Tivemos muita sorte que ele tenha ficado na série e a comande agora. Meu envolvimento com aquela série agora é imperceptível, mas ele é um cara brilhante, assim como é o Jeff. E eu penso em ficar com eles o maior tempo possível para iniciar a trajetória e então à medida em que for necessário me aproximar... Em Lost, não precisam de mim há muito tempo, porque Damon é muito bom e faz tudo tão certo. Em Fringe pretendo escrever e dirigir alguns episódios. O pensamento de fazer a série, especialmente pelo fato de que estamos gravando em Nova York me dá a sensação de ter muita sorte por ter essa oportunidade. Portanto meu envolvimento será real.

    Você já tem algum plano combinado com Damon para dividir o Lance Reddick?

    Nota: Redick faz o recorrente personagem Matthew Abbadon em Lost e será regular em Fringe.

    Abram: [Risos] Já descobrimos como isso vai acontecer. Vai ser mais fácil para Lost tê-lo através de nós do que seria se ele estivesse em outra série.

    Fringe, como vocês já devem saber, estréia no dia 26 de agosto na Fox americana.


    Ótima entrevista, não? Aliás eu já disse o quão empolgado estou para acompanhar a série? :p

4 comentários:

  1. CARAAMBA.
    Tô MUITO ansioso pra Fringe.
    *--*

    ResponderExcluir
  2. Espero que este novo projeto de J.J. seja tão bom quanto a capacidade de envolvimento que Lost nos proporciona. Assim como Davi, de longe é a séria temporada 2008/09 que mais me atrai, estou muito empolgado para a estréia! *.*

    ResponderExcluir
  3. Fringe parece ser a minha ocupação nesse intervalo de lost! aliás, se não fosse por Lost eu só saberia de fringe em sua 2ª temporada (exatamente o que aconteceu comigo com lost :P)

    Dia 26 de agosto tá chegando, e pelo jeito vou ficar na madrugada acordado de novo, só que agora por outra série...

    ResponderExcluir
  4. Sabendo da capacidade de criação de J.J. Abrams, arrisco dizer que por aí vem coisa boa, não vejo a hora de ver Fringe, já nem tenho mais unhas...

    Que chegue então agosto. :P

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.