sexta-feira, 20 de junho de 2008

LIFE ON MARS US: Comentários do episódio 1x01 - Piloto

Depois do vazamento de Fringe e True Blood (série sobre vampiros da HBO), outra série nova da temporada 2008/2009, e que também chegou à rede antes da estréia foi a versão americana de Life on Mars, cujo original inglês de 2 curtas temporadas foi um sucesso de crítica.

Leia mais...

    O episódio Piloto dessa releitura americana traz a mesma temática de sua matriz. O protagonista da série é Sam Tyler, um detetive que investiga as ações de serial killer mas que depois de um acidente acorda no início da década de 70 onde terá que se adaptar a um mundo totalmente diferente do seu, além de tentar entender se voltou no tempo ou se o que está vivendo é apenas fruto de um estranho sonho ou de uma realidade imaginada criada em função de um coma provocado pelo tal acidente.

    Produzido sob a batuta de David E. Kelley (Boston Legal), que já pulou fora da série, o piloto dessa versão americana limita-se a copiar tudo do original fazendo pouquíssimas alterações (Maya, colega e namorada de Sam no presente ganha mais destaque e a história se passa em Los Angeles em vez da fria Manchester) mas que no fim acabam descaracterizando o clima soturno e as características dos personagens principais do original. Falando nisso, aliás, é impossível não comparar as duas versões. Na leitura americana, Sam Tyler perde muito da fragilidade e inteligência conferida anteriormente pelo ator John Simm na interpretação de Jason O'Mara (Men in Trees) que dá ao personagem um ar mais superficial e atrelado à ação do que à reflexão. Já o Gene Hunt feito por Colm Meaney (mais conhecido por seu trabalho em Star Trek: Deep Space Nine) continua sendo o tira durão e de métodos nada ortodoxos mas que não tem o mesmo humor ou presença marcante do personagem da versão inglesa.

    É difícil dizer se Life on Mars US vai fracassar na tentativa de transpor o sucesso inglês para a linguagem da tv americana, mas julgando pela notícia de que a produção está saindo de Los Angeles e se mudando para Nova York e que alguns membros do elenco podem ser substituídos, dá para esperar um piloto bem diferente desse que vazou quando a série for ao ar na ABC a partir de 25 de setembro.

    A maior armadilha para essa versão americana é a existência de um final para a matriz inglesa e que se for seguido, tirará boa parte do impacto do mistério em torno da história. Dito isso, o grande desafio aqui será encontrar ou criar um universo diferente que explore outra linha sem que no entando, a série perca sua essência, algo que deu muito certo com a comédia The Office, também derivada de uma série inglesa. Sendo assim, se Life on Mars US conseguir caminhar com suas próprias pernas mostrando identidade própria, dá para esperar coisas boas, caso contrário, lamento dizer que sua vida será curta.

3 comentários:

  1. Davi, sinceramente, pra mim esse negócio de "vazar" piloto de séries é pura estratégia de Marketing. Eles querem é testar a aceitação do público.

    ResponderExcluir
  2. Pode até ser Rafa e no caso de Life on Mars US devem ter a certeza de que muita coisa precisa ser modificada.

    ResponderExcluir
  3. Continuo torcendo com todas minhas forças para que essa série seja um fracasso, igual aconteceu com Coupling.

    Odeio essa mania dos americanos em copiar as séries inglesas. Pelo amor de Deus, isso é que é chamar o povo deles de burro e ignorante, pois na cabeça deles, é uma série de argumento inédito.

    Adoro o Colm Meaney mas ninguém substitui o Philip Glenister e o maravilhoso John Simm (basta ver ele nos 2 últimos episódios da 3a temporada do Doctor Who para saber do que estou falando).

    Abração Davi!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.