quinta-feira, 3 de julho de 2008

Produtor de Heroes reconhece que os downloads beneficiam as séries

O tema é espinhoso e sempre causa muita polêmica. Afinal, será que os downloads realmente geram prejuízos às séries como alguns gostam de alardear? Para Jesse Alexander, co-produtor da 1ª temporada de Lost e atual co-produtor de Heroes o resultado é exatamente o oposto.

Leia mais...

    Entrevistado pelo site TorrentFreak, que perguntou a Alexander se ele achava que os downloads poderiam ajudar as séries a alcançarem um público maior, ele respondeu sem rodeios com um simples e objetivo "sim". A resposta obviamente não é um indicativo de que ele defenda explicitamente os downloads, mas sem dúvida, como apontou o TorrentFreak, ilustra que o mercado de vídeo on-demand veio para ficar. "O fato de que as pessoas assistem séries como Lost e Heroes fazendo downloads é uma realidade e as redes de tv precisam reconhecer isso e dar à audiência formas de interagir com as séries ao mesmo tempo em que busquem caminhos para ganhar dinheiro com uma audiência global", disse Jesse Alexander.

    Ponderado em sua análise, o produtor disse ainda que, em parte, o motivo que leva as pessoas a buscarem downloads está ligado ao fato de que existe uma diferença muito grande entre o período de estréia das séries nos EUA e em outras partes do mundo. No Brasil por exemplo, há situações em que algumas séries chegam à tv 4 ou 5 meses depois da estréia original (casos de Grey's Anatomy e Desperate Houswives), outras quase 1 ano depois em relação à exibição americana (vide Prison Break na Fox, Ugly Betty no Sony) e até casos de séries que sequer tem previsão de estréia por aqui (como ocorre atualmente com a 4ª temporada de Battlestar Galactica). "Isso precisa mudar", disse Alexander acrescentando ainda que o futuro da tv passa por uma necessidade maior de internacionalização de conteúdo, com interação real e séries que sejam mais integradas ao núcleo da comunidade online.

    Dados do TorrentFreak indicam que séries populares como Lost e Heroes podem atingir a marca de 10 milhões de downloads por episódio, números que superam inclusive a audiência nominal e oficial de muitas séries na tv. Ao reconhecer que o acesso proporcionado pela internet ajuda as séries, Jesse Alexander corrobora uma idéia que há tempos é discutida, a de que são justamente esses downloads que garantem às séries a possibilidade de construírem um público mais fiel e interessado, e que muitas vezes acaba fazendo propaganda gratuita sobre o que assistem em sites e blogs dedicados à elas.

    O tema é rico e sem dúvida rende muitas discussões, por isso quero saber sua opinião sobre ele. Assim como Alexander, você também acredita que os downloads beneficiam as séries?

2 comentários:

  1. Em termos de marketing para a série, é benéfico sim. Em termos de dinheiro no bolso dos produtores, operadoras e canais de TV por assinatura, eu diria que não influencia, porque muitos dos que fazem download na internet não tem sequer uma segunda opção (não assinam a TV a cabo, por exemplo). E a tendência é que haja cada vez mais pessoas fazendo os downloads, porque além de haver essa diferença de meses entre a estréia lá e a estréia aqui, o desrespeito dos canais e operadoras de TV por assinatura aqui são cada vez mais desencorajadores de continuar assistindo à sua série favorita aqui. O problema é que, no sentido contrário aos downloads, ouvi no rádio hoje que existe um projeto de lei no senado que transformará o download de qualquer coisa na internet sem o consentimento do autor/produtor/whatever em crime. Isso promete esquentar as discussões por aqui entre nós internautas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com ele, porque assim as séries ficam mais faladas, e as pessoas vão passando a palavra, e depois muita gente tambem vê na televisão. Abraço, vivam os downloads :P

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.