sábado, 2 de agosto de 2008

ARQUIVO X: Chris Carter defende o novo filme e já fala no terceiro

Em entrevista ao IGN.com, Chris Carter e Frank Spotnitz (criador e produtor executivo da série) defendem a idéia de que deram aos fãs o que eles queriam em Arquivo X 2. Polêmica à vista? Bem, não sei você, mas eu certamente não queria aquilo que fizeram no filme, pelo menos no que tange à trama que poderia ter explorado caminhos mais atraentes. Confira abaixo a entrevista completa feita por Orlando Parfitt ou siga a leitura sobre a idéia de Chris Carter para Arquivo X 3.

Clique aqui para ler a entrevista

    O filme teve recepção mista da crítica, mas o que os fãs tem dito?

    Frank Spotnitz: Tenho que dizer honestamente, que demos aos fãs o que eles queriam. O que é realmente uma ótima coisa. O feedback tem sido maravilhoso e embora tenhamos dado um tiro no escuro, achamos que fizemos algo que valeu a espera de seis anos.

    Chris Carter: Apesar de focar no relacionamento, o truque era não se concentrar no que eles fizeram no passado, mas sim mostrar algo novo nesse relacionamento. Era a única coisa realmente honesta que poderíamos fazer se você olhar a trajetória do quanto eles se conhecem, e o que poderia ter mudado nos últimos seis anos. Isso tem sido a melhor coisa em relação aos fãs - seja lá o que as pessoas estivessem esperando para esse filme, parece que tem havido pouco debate sobre as escolhas que fizemos para Mulder e Scully.

    Vocês chegaram a pensar: "Precisamos incluir isso ou aquilo para deixar os fãs satisfeitos"?

    CC: Se enfiassemos tudo na trama para deixar todos os fãs felizes teríamos um filme bastante confuso. Não, não dá para fazer isso, temos que ser bem verdadeiros àqueles personagens mas ao mesmo tempo precisamos ser conscientes de quais eram as expectativas dos fãs. Mulder e Scully tiveram esse relacionamento profissional e o envolvimento que agora já tem 16 anos, então tinhamos que imaginar esse seis anos e onde eles estariam e como seriam as atitudes de um com o outro, e para onde suas vidas pessoais e profissionais teriam evoluído...

    Então por que vocês focaram especificamente no relacionamento deles dessa vez?

    FS: Bem, penso que a primeira coisa que quisemos fazer era respeitar os personagens - era meio surpreendente que depois de todo esse tempo estivesmo tão interessados nesse relacionamento, que realmente se transformou no ponto central do filme. Se tivessemos feito esse filme cinco ou seis anos atrás, talvez tivessemos feito algo mais na linha Arquivo X, mas depois de estar longe por tanto tempo, sentimos que isso era o aspecto mais poderoso. Então não sei se o filme era o que as pessoas estavam esperando, mas era a coisa certa a ser feita.

    Esse filme representa o fim do arco mitológico de Arquivo X?

    CC: Se você der uma lida nas críticas do filme você verá pessoas dizendo: "Hey onde estão os alienígenas? Você sabe que é sobre isso que Arquivo X trata - alienígenas". Mas as pessoas que conhecem a série dizem que o que fizemos foi realmente o coração da série - aquelas histórias horripilantes. Quero dizer, nós amamos a história dos alienígenas também mas tinhamos a sensação de que uma história como a que contamos não só seria verdadeira à série como nos permitiria focar mais em Mulder e Scully. Fora isso não precisariamos lidar com todas as complicações da história com os aliens.

    Vocês tentaram colocar discussões sobre fé e crença no filme. Injetar reflexões e um pouco de inteligência está se tornando um elemento básico para produções de filmes pipoca?

    CC: Bem antes de tudo, nós não fizemos um filme blockbuster! Para ser sincero nós não poderíamos ter estreado numa semana pior nos EUA - o filme entrou em cartaz na sombra de Batman - O Cavaleiro das Trevas e então... Quero dizer que esse é um filme de orçamento modesto. Não é um filme blockbuster, não tem muitas sequências com efeitos especiais ou sequências de ação, é uma história realmente emocional e que é muito, muito assustadora ao mesm otempo. Nosso objetivo era aterrorizar e levar o público em uma jornada com os personagens que conhece e esperançosamente ama há muitos anos e que estão em um novo lugar...

    FS: Arquivo X sempre aterrorizou e trouxe coisas perturbadoras; o tipo de coisa que minha filha de 14 anos gosta, mas que também sempre tem algo a dizer. Sempre foi inteligente e não poderia ser diferente que Mulder e Scully fossem tão espertos e tratassem as coisas intelectualmente e de forma cética. Isso é o que amo em Arquivo X, que sempre teve muito a dizer.


Críticas à parte, Chris Carter disse que se Arquivo X - Eu Quero Acreditar conseguir atrair o público, "certamente começaremos a pensar em outro filme". Mas qual seria o foco de um novo filme?

"Amamos a história envolvendo os alinenígenas... e não digo com certeza que a usaremos de novo, mas certamente é algo que gostaríamos de voltar a contar... Há uma data importante na mitologia de Arquivo X: 22 de dezembro de 2012".

Não lembra qual é o significado dessa data? O dia da invasão alienígena e da colonização do planeta Terra. E isso sim, eu acredito que renderia um belo filme com orçamento grande, muitos efeitos e, claro, uma ótima história centrada no dinâmico relacionamento entre Mulder e Scully.

4 comentários:

  1. Era esse tema, o da invasão, que deveriam ter abordado nesse filme.

    Só que agora é tarde. Esse filme foi um fracasso de público e, provavelmente, acabou com qualquer chance de outros filmes.

    ResponderExcluir
  2. Eu queria ver este filme, mas já li tantas criticas más que perdi a vontade :P Abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.