quinta-feira, 4 de setembro de 2008

90210: Novidade ou só uma série reciclada? (Comentários do ep. Piloto)

Episódio exibido no dia 02 de Setembro nos EUA.
Diferente de muitos que foram conferir a estréia de 90210 motivados simplesmente pela nostalgia, assisti o piloto da série com baixa expectativa, embora, devo admitir, estivesse curioso para ver no que daria essa idéia de ressuscitar um dos clássicos dos anos 90. O resultado? Certamente nenhuma vergonha, mas sem qualquer dúvida posso dizer que falta muita coisa para que eu me apegue à produção e a justificativa é simples: falta identidade à essa releitura de Beverly Hills 90210, popularmente conhecida no Brasil como Barrados no Baile.

Leia mais...

    Desde os primeiros instantes do piloto de 90210 embalados pela trilha do Coldplay, fica evidente que a CBS Paramount investiu na produção da série que é de fato bem feita e não hesita em esbanjar tomadas aéreas da badalada Beverly Hills e suas várias mansões, carrões e afins, o que obviamente já confere um ar atraente para o público alvo do canal CW que reconhecidamente dedica sua grade às séries de apelo jovem como One Tree Hill, Smallville e, claro, Gossip Girl.



    E se pensaram bem na hora de 'vender' a série, infelizmente, como mencionei antes, esqueceram de conferir identidade à ela, já que a impressão que fica ao longo de todo o piloto é que os produtores não se decidiram se fariam uma releitura/refilmagem ou um spin-off da original. Peguemos a família Wilson, por exemplo que é uma cópia quase literal da família Walsh. Vindos da pequena Wichita no Kansas, são aqueles que terão que se adaptar a um mundo totalmente diferente (embora Harry, o pai, já tivesse morado em BH). E se antes tínhamos os dois irmãos Brandon e Brenda, agora temos Annie e Dixon, sendo que ele na verdade foi adotado pelos Wilson oito anos antes. Além dessa semelhança, fica bem implícito que o personagem Ethan traz aquela mesma aura de bad boy incompreendido do Dylan McKay feito por Luke Perry na série original. Dito isso, deveríamos condenar 90210 como uma produção preguiçosa e sem criatividade? Ainda é cedo para dar uma palavra definitiva mas fica óbvio (pelo menos para mim) que o 'desconfiômetro' tem que permanecer ligado desde já.

    Tirando essa constatação, reconheço que a série também abre espaço para elementos realmente novos como o inseguro professor Matthews, a introdução da maquiavélica Naomi (a bela AnnaLynne McCord que fez a marcante Eden na 5ª temporada de Nip/Tuck) ou ainda a ótima Tabitha Wilson (a avó louquinha de Annie e Dixon) que traz um tom cômico bem singular à história. Contudo, o que realmente surge como atrativo principal nessa estréia é a aparição discreta da ainda bela Kelly Taylor e de Brenda Walsh. A loira que agora tem um filho de 4 anos e meio (quem seria o pai? Brandon talvez?) é uma espécie de conselheira no colégio West Beverly Hills e já conhecia Harry Wilson (pai de Annie e Dixon), que por sua vez é o novo diretor do colégio. Brenda por sua vez, retorna sabe-se lá de onde para passar uma temporada na cidade e obviamente botar o papo em dia com a antiga amiga e quem sabe, se envolver em novas confusões amorosas como fizera nas 4 temporadas que participou na original.

    De uma maneira geral, o piloto de 90210 organiza bem os cenários que deve (re)explorar como vício em drogas, abuso de bebidas, depressão, intrigas e muitos relacionamentos complicados sempre levando em conta o ambiente que explora. E se toda essa mistura ainda não foi suficiente para me convencer, pelo menos tem o mérito de me deixar minimamente curioso para ver o que vem pela frente, o que me leva a dizer que darei novas chances à série. E você, pensa em fazer o mesmo?

Um comentário:

  1. Concordo com você Davi. Apesar de terminado o piloto satisfeito com o que vi, acho que a série ainda precisa encontrar uma identidade própria, coisa bem difícil para um série teen depois de tantas que já tivemos, mas que é possível sim, cito Greek como exemplo.

    Falta ainda uma certa profundidade aos personagens, achei que alguns estão caricatos demais e a Annie não me agradou muito. Enfim, gostei do piloto (só vi o primeiro epi mesmo) e fiquei afim de conferir mais. Só resta saber se vai valer a pena... Espero que sim.

    Abraço, Mano.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.