quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A dificuldade das séries 'novatas' para recuperar a audiência

Em um bom artigo do USA Today, o jornalista Gary Levin reuniu números e opiniões de alguns figurões da indústria e dos canais de tv. O assunto claro, é a abrupta queda na audiência de uma forma geral mas sobretudo das séries que estrearam em 2007 pouco antes da greve dos roteiristas estourar, e que ao retornarem agora para uma 2ª temporada vem encontrando sérias dificuldades para igualar os índices alcançados anteriormente.

Leia mais...

    Pushing Daisies por exemplo, perdeu mais de 50% da audiência atingida pela estréia em outubro de 2007 enquanto Private Practice e Life cairam em média 40%. A explicação para tal fenômeno? "Por conta do hiato forçado, o público não teve a chance de abraçar as séries novatas que acabaram esquecidas quando voltaram", comentou uma analista de mídia.

    Dessas ditas novatas, a única série que já garantiu uma 2ª temporada completa foi Chuck, que voltou com números inferiores ao de sua estréia em 2007, mas superiores aos do último episódio também exibido no ano passado (veja o quadro abaixo).

    O mais bizarro de tudo, é que mesmo registrando quedas pontuais, de uma forma geral a audiência do chamado Prime Time (o horário nobre da tv americana) subiu cerca de 3% quando comparada à 2007. E se há uma certeza é que o público americano realmente tem um gosto bizarro para tv. Ver o retorno de Heroes - agora em sua 3ª temporada - perdendo 21% de sua audiência em relação à 2ª temporada não chega a ser surpreendente porque dá para entender que o público cansou da série (o péssimo episódio 3x04 exibido essa semana por lá registrou a menor audiência da história da série, 8.2 milhões), mas quando a gente vê que a fraquinha NCIS ou a mediana e novata The Mentalist passaram dos 15 milhões de audiência é sinal claro de que algo está muito errado no interesse do público de lá como a Juliana já havia destacado.

    Dentre as redes, por enquanto a CBS vem liderando em números absolutos com as séries, enquanto as concorrentes patinam, e essa realidade tende a se consolidar ainda mais a partir de amanhã, quando a rede ligada aos estúdios Paramount estréia a aguardada 9ª temporada de CSI (série que tradicionalmente lidera o ranking de audiência) que por tabela deve beneficiar a estréia da novata The Eleventh Hour.

9 comentários:

  1. Poxa é uma pena que a audiência de Chuck e Pushing Daisies tenham caído tanto. A de Pushing então.... 50% é muita coisa :( Tomara que não cancelem pq eu adoro a série.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que a audiência de pushing daisies tenha caido tanto. A série vem sendo uma das minhas preferidas atualmente!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Acho estranho falar mal de THE MENTALIST. uma das séries que mais surpreendeu em geral os críticos esse ano pela audiência e qualidade. Cuidado, a ´serie é boa e com boa premisssa. Não é pq séries que todos curtem estão se ferrando que deve-se falar mal de novas boas. todas merecem uma chance. o que seria de FRINGE se for se basear só na audiência do primeiro cpítulo, ela já estaria retirada da grade

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, nós não falamos mal de The Mentalist. A única coisa que foi dita é que a série não tem (pelo menos por enquanto) nada demais. Pode ser que ela ainda desenvolva algo efetivamente autêntico e nos cative mais à frente, mas ainda não chegou lá. Sobre a audiência de Fringe, vale lembrar que o piloto fez números bem razoáveis é verdade, mas que os episódios seguintes regitraram uma subida nos números. Reforço o que sempre digo. Toda série merece uma chance e os primeiros episódios dificilmente definem o que a série será ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,

    Em nenhum momento falamos mal de The Mentalist. Pelos dois episódios exibidos, percebemos que a série não é ruim, mas também não é espetacular. É uma série média. Tem pontos fortes e pontos fracos. Só poderemos avaliar melhor com o decorrer da temporada. E eu vou acompanhar porque sou fã do gênero e espero sim que a série engrene.

    Dá uma lida no meu comentário.
    ;)

    ResponderExcluir
  6. The Mentalist é uma merda, chata e cansativa.

    ResponderExcluir
  7. Pushing Daisies tinha que passar na TV paga americana. Ela é um série com uma história criativa e arriscada demais para estar na TV aberta. Corre o risco de ser cancelada por isso. Se estivesse na TV paga faria mais sucesso.

    Espero que os numeros de audiencia do próximo ep sejam melhores do que o ep de estréia da 2ª temporada

    ResponderExcluir
  8. Pois eu acho que o motivo é outro para a queda da audiência: os cancelamentos desrespeitosos. Que adianta você criar o hábito de ver uma série se por conta dum executivo achar que oito milhões de pessoas vendo uma série é pouco, a cancelam? Têm noção do que são oito milhões de pessoas? Não dá nem para justificar dizendo que perdem anunciantes, pois desconheço qualquer um que despreze apresentar seus produtos para um público desse tamanho. Então é isso, a gente vê as novas séries e pensa: "Ah! Nem vou assistir né? logo aparece um babaca dum executivo cancelando e eu fico aqui com cara de imbecil".

    ResponderExcluir
  9. E eu confesso que o episódio 3x04 de heroes foi o que eu mais gostei dessa temporada. hehehe Tem gosto pra tudo, né? ; )

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.