quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Comentários de FRINGE 1x08 "The Equation"


Episódio exibido nos EUA dia 18 de novembro (FOX)

The Equation já entrou para a lista dos meus favoritos de Fringe. Claro que fiquei um pouco decepcionada por terem deixado para trás alguns ótimos ganchos da semana passada (Little Hill?). Mas, após assistir o final deste episódio, tive a certeza de que em algum momento veremos todos os fatos interligados. Apesar de algumas investigações aparentemente serem encerradas ao final de cada episódio, sempre fica uma dica, uma dúvida ou uma pergunta no ar. E dessa vez, não foi diferente.

Leia mais...

    Como eu já disse algumas vezes, Fringe sempre começa seus episódios de forma eletrizante. Dessa vez, acompanhamos o misterioso seqüestro de Ben, que ocorreu enquanto seu pai auxiliava uma moça cujo carro estava parado na estrada, sob forte chuva. Ao abrir o capô do carro, ele se deparou com duas luzes, uma vermelha e uma verde, que piscavam alternadamente. Esse “piscar” das luzes provocou uma espécie de hipnose, abrindo uma brecha para que a mulher seqüestrasse o garoto.

    Quando o caso chegou ao FBI, logo foi relacionado com outros de seqüestros que ocorreram de forma semelhante. As vítimas eram todas adultas, acadêmicas e especialistas e relataram a presença da mulher e das luzes. No caso do garoto, apesar dele fugir do padrão, meses antes ele havia sofrido um acidente, no qual sua mãe faleceu, e após ficar dias em coma, acordou manifestando uma habilidade incomum para música, mesmo sem nunca ter estudado para isso.

    Ao ouvir detalhes do caso, Walter Bishop lembrou-se de um paciente do hospital psiquiátrico que sempre contava ter sido seqüestrado por uma mulher e ter visto luzes de Natal (uma referência às luzes vermelha e verde). Também lembrou que esse paciente era obcecado por uma equação que nunca conseguiu concluir. Observando os números dessa equação, Peter encontrou um padrão que a ligava às notas musicais tocadas pelo garoto ( que também estava obcedado pela música, que não conseguia concluir).

    Tentando obter alguma pista sobre o seqüestro de Ben, Walter voltou ao hospital psiquiátrico para conversar com seu conhecido. A partir de então, ocorreram várias situações estranhas. A primeira delas está relacionada ao diretor do hospital, que fez de tudo para internar Walter novamente. E conseguiu. Atordoado com os medicamentos e claramente abalado por estar naquele lugar novamente, Walter teve visões bizarras dele mesmo e deu a entender que não era a primeira vez que aquilo acontecia. Essa situação serviu tanto para instigar o público sobre a sua loucura, o seu passado no hospital e o que aconteceu ali durante todos os anos que esteve internado, quanto para nos fazer desconfiar do diretor do hospital, que fez tanta questão de prendê-lo novamente. Por fim, parece que esse evento também serviu para que Peter e Walter se aproximassem ainda mais. Peter demonstra estar cada vez mais ligado ao pai, preocupado com a saúde e com o seu bem-estar, apesar de todas as piadinhas.

    Enquanto Olivia investigava a seqüestradora, outro fato estranhíssimo foi revelado. A tal mulher, que se chamava Joanne Ostler e estudava neurologia no MIT, estava morta há anos. Nessa hora não foi muito difícil lembrar de John e de suas aparições. No cativeiro, Joanne criou uma série de imagens mentais da mãe de Ben, como se ela estivesse viva e presente, para obrigá-lo a concluir a música e conseqüentemente a equação.

    E quando ele finalmente concluiu a música, descobrimos que a equação servia para rodar uma espécie de programa ou equipamento que permite à matéria tornar-se transponível. Pelo menos foi o que pareceu ter acontecido na experiência com o cofre e a maçã. E quem atravessou a parede de metal do cofre e puxou a maçã lá de dentro, sem empecilhos, foi ninguém menos do que o agente Loeb, aquele mesmo da semana passada, que implantou aquele parasita no coração. Não sei vocês, mas eu fiquei de boca aberta ao vê-lo.

    Por fim, só me resta enumerar as várias perguntas levantadas pelo episódio: (1) Joanne estava morta mesmo e foi ressuscitada de alguma maneira, ou nunca esteve morta de verdade? (2) O que, como, quem é aquele duplo de Walter Bishop? (3) Qual o interesse do diretor do hospital nele? (4) Quem está por trás agente Loeb e tem interesse na equação? (5) O fato de John aparecer vivo para Olivia está relacionado com a história similar de Joanne?

    Ótimo episódio, com uma excelente atuação de John Noble (Walter). Aos poucos, Fringe está construindo uma trama maior interessante, intrigante e surpreendente. É o tipo de série que só vamos compreender como um todo no final da temporada, quando mais informações forem reveladas e tivermos noção da profundidade da ligação entre os eventos e os personagens. Em suma, um quebra-cabeça divertido de ser montado aos poucos.

6 comentários:

  1. fringe ta a cada semana ficando muito bom mesmo... toda semana a serie entra cada vez mais nos trilhos. AH, eu acho que joanne não morreu, e sim usou o acidente de carro para não ficar como suspeita nos crimes. eu acho q o dono do st. claires quer lucrar com as descobertas de seus pacientes (e quem sabe estar por tras de alguns casos do padrão?) Ah, e aquele duplo do Walter, na minha opinião era ele ficando louco de novo, pq ele tava voltando pro sanatório... aí aquele walter que aparecia era só a imaginação dele no pensamento de voltar ao instituto...

    nossa, to adorando Fringe nesse intervalo de Lost!

    ResponderExcluir
  2. sem a menor dúvida um dos melhores eps. de Fringe mesmo. só espero q eles mantenham esse nível por um bom tempo, porque depois do excelente "The Arriaval" (S01E04) Fringe tinha dado uma caída mas vem se recuperando desde o ótimo ep. da semana passada e desse "The Equation".
    eu tinha ficado meio em dúvida em relação ao q o Loeb tinha criado dentro daquela caixa, tinha entendido q era um clone (visto q numa das imgs de exibição da série aparece uma mação q, ao invés de sementes, aparecem dois embriões), mas se foi mesmo uma forma de tornar a maça transponível qual a razão da utilização da luva e como ele consegue tornar parte do braço dele transponível tb? mistéééério... hehehehe
    uma coisa q fiquei intrigado tb foi se a resposta q ele conseguiu do sr. Jones no ep. passado (Little Hill) serviu pra ele concluir esse experimento.
    com tantas perguntas só resta acompanhar os próximos eps. pra ver quem está no caminho certo para as respostas e torcer pra q mantenham o nível q vem mantendo.

    ResponderExcluir
  3. o Agente Loeb nao tornou a maçã transponivel, ele fez que a maçã e consequentemente o braço dele atravessassem o metal do cofre. Semelhante ao que a Lince Negra faz no X-Men =D
    só nos resta especular o porquê disso õO

    ResponderExcluir
  4. Ótimo review Juliana...

    Fringe realmente tem evoluido bastante. Acho que esses dois últimos episódios refletem o que todos nós desejávamos.

    Sobre as luzes "verde, verde, verde, vermelho", elas apareceram como pista no episódio Piloto. No caiaque onde continha o símbolo 'A', a palavra 'ZENO' e três pontos verdes e um vermelho.
    Escrevi sobre o Piloto e falei sobre 'ZENO' e as luzes no meu blog:
    http://fringe-se.blogspot.com
    Quem quiser conferir...

    Bom, quanto as perguntas acredito que Joanne nunca esteve morta e portanto não foi ressuscitada.
    O "outro" Walter Bishop...é engraçado como ele só apareceu no hospital e depois de Walter estar sedado. Logo, imagino que o sedativo pode ter sido uma forma que o diretor encontrou, quem sabe, de se comunicar com Walter usando o delírio causado pelo medicamento...pode ser uma viagem, mas poderia justificar a vontade do diretor de mantê-lo lá por mais tempo.
    Por trás do agente Loeb pode estar Mr. Jones(o prisioneiro mantido na Alemanha do episódio anterior: In Which We Meet Mr. Jones) e por trás deste Massive Dynamic ou o Padrão.
    E por último, não acho que as aparições de John Scott tenham relação com o caso de Joanne. Fico com a justificativa que Walter deu a Olívia para tais aparições. Que seriam efeitos da experiência de 'transferência mental' a qual ela e John foram submetidos.

    O Observador apareceu, neh? Na hora quem que Olívia recebe a ligação de Peter informando que Walter saiu do Hospital e qua estava falando em "castelo vermelho". Ela fica de costas e ele aparece no fundo, perto de uma árvore.

    Valew

    ResponderExcluir
  5. Depois desse review me deu até vontade de assistir Fringe...

    Vou aproveitar que tá nos primeiros episodios ainda e começar assistir...

    ResponderExcluir
  6. É mesmo! O Observador apareceu entre os 40:36 e 40:38 XD

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.