terça-feira, 25 de novembro de 2008

DEXTER: Comentários dos eps. 3x08 e 3x09


Para compensar um pouquinho o atraso dos comentários de "The Damages a Man a Can Do", o 8º episódio de Dexter que foi exibido duas semanas atrás nos EUA, faço esse post duplo trazendo também a minha opinião sobre "About Las Night", episódio de número 9 dessa excepcional 3ª temporada que foi exibido no último domingo nos EUA. Separei os textos, portanto se você ainda não assistiu o episódio mais recente, leia apenas o primeiro e volte depois para ler o segundo ;)

Comentários do ep. 3x08

    Ep. 3x08 "The Damage a Man Can Do" exibido no dia 16 de novembro nos EUA

    Por mais que essa 3ª temporada de Dexter esteja explorando a fórmula rascunhada durante a temporada passada dando a idéia de repetição, é inegável (pelo menos para mim) que o nível agora é outro e o tema foi expandido. Se antes Lila fora a pessoa que tivera a oportunidade de enxergar - mesmo que de maneira turva -, o lado sombrio de Dexter, agora é a Miguel que coube esse papel. As semelhanças, porém, acabam por aí. Enquanto a britânica enxergara nele uma presa a ser sugada emocionalmente, Miguel, ao contrário dela, vê no 'amigo' a oportunidade de dar vazão a instintos e desejos obscuros há muito sufocados. Tudo que Lila conheceu de Dexter foi quase por acaso das circuntâncias e porque ela se aproximou dele. Tudo o que Miguel sabe de Dexter foi porque este permitiu e porque ele se aproximou do promotor. No final da temporada passada Lila virou vítima. Qual será o destino de Miguel agora?

    Se um dos aspectos mais interessantes da série sempre foi sua constante capacidade de nos fazer torcer pelo 'vilão', por mais que viessemos pouco a pouco descobrindo os elementos que motivaram aquela natureza sombria, nunca vimos essa discussão sendo levada tão a fundo como agora. A história do envolvimento entre Dexter e Miguel evidencia a complexidade dessa natureza de formas distintas, mas que no fim se completam. Afinal, seria ela 'apenas' fruto de um evento traumático, algo que já vem do berço, ou no caso de Miguel, a consequência de um desejo de ser os olhos da justiça?

    Contrariando sua consciência - representada por Harry -, Dexter alimentou um monstro que aparentemente não está nem um pouco disposto a seguir o código, o que inevitavelmente deve provocar um turbilhão de ações desenfreadas que só tendem a terminar mal. A sede de sangue de Miguel não é nova, e embora o assassinato cometido por ele provavelmente tenha sido seu primeiro, ficou clara numa conversa sobre seu pai que ele teve com Dex a certa altura do episódio, que o prazer de provocar dor não é novo. Restava saber se essa sede seria controlável ou se cego pelo desejo de fazer o que acha que é certo, ele incluiria vítimas inocentes em seu cardápio como a cena final do episódio sugeria. A resposta para isso veio no ep. 3x09.

    Sobre as outras subtramas exploradas nesse oitavo episódio, é claro que tenho que destacar a Deb se aproximando de identificar a identidade do Esfolador e a dinâmica estabelecida no trabalho dela com o Quinn, que embora ainda deixe no ar aquela dúvida se é ou não confiável, inegavelmente tem se revelado um personagem interessante. Quanto à crise de humor de Rita provocada pela bagunça hormonal só tive uma reação: zzzzzzz. Embora plausível, convenhamos que aquilo ficou chato, não? Chato também está parecendo esse romance do Angel com a detetive Barbara. O plot dos dois me parece meio deslocado do resto da história até agora. A não ser que os roteiristas estejam preparando o terreno para usar a personagem num arco final que envolva o Esfolador ou até mesmo Miguel. Será que seremos (mais uma vez) surpreendidos?


Comentários do ep. 3x09

    Ep. 3x09 "About Last Night" exibido no dia 23 de novembro nos EUA

    Que episódio, hein?! Mais um para entrar fácil na lista dos melhores da série. Levando em conta o encerramento do episódio oito, parecia inevitável que Miguel fosse agir por conta própria ignorando tudo que Dexter lhe ensinara. Ainda assim, juro que não achava que ele fosse capaz de matar a Ellen Wolf, pelo menos não por enquanto. Sendo assim, a surpresa que Dex teve quando descobriu o que o agora ex-amigo fez foi a mesma que eu tive: choque, decepção e porque não dizer, raiva (juro que por uns segundos achei que Dexter tivesse saído de si naquela cena da quebradeira). A máscara do promotor caiu e Dex finalmente percebeu que o monstro que ajudou a criar não é nada diferente daqueles que eliminara antes. Miguel o manipulou e mentiu desde os primeiros instantes em que ele permitiu que o promotor soubesse o que ele fazia. Tendo isso em mente, acho Miguel aceita o que Dexter faz, mas não compreende que o código não é uma reles lista de modus operandi, mas sim um método que traz um pouco de racionalidade e controle sobre como, quando e porque deixar o dark passenger assumir as rédeas. Ao não entender isso, Miguel assinou sua condenação. Dexter vai precisar limpar a bagunça e nesse processo pode perder de vez a (pouca) fé em criar vínculos verdadeiros.

    Sobre a trama do Esfolador que corre em paralelo nessa temporada, é curioso perceber que foi só nesse nono episódio que Dexter mencionou um interesse em 'conhecer' o cara. É óbvio que seu radar de sociopata, digamos assim, apitou quando viu George Kings - o homem que agora sabemos ser o Esfolador -, na delegacia e por isso, levando em conta os desdobramentos com Miguel, quem será que colocará as mãos no criminoso antes? A Justiça formal, Miguel ou Dexter?

    Seja lá como for, fica evidente que o choque de realidade que a sensação de ser enganado e traído lhe deu, será um duro golpe que Dexter friamente terá que assimilar e processar. Mas, se há algo que fica desde já muito bem desenhado para mim, é que mais uma vez iremos vê-lo percorrendo novos caminhos cheios de descobertas pessoais e surpreendentes, afinal, não é à toa que a série já tem garantidas mais duas temporadas, certo?

    Outras reflexões:

    - Como fica a história de LaGuerta nessa temporada? Será que depois de experimentar tantas perdas, ela também se transformará em um vítima de Miguel a quem ela teoricamente prejudicou dando informações a Ellen Wolf?

    - Dado que Miguel vinha manipulando Dexter desde o início, será que ele sempre soube que Dex era o Bay Harbor Butcher? Se sim, poderia ele ainda tentar usar isso como arma de contra-ataque ao fato de Dexter ter exposto o cadáver de Ellen Wolf?

    - Qual era a do Oscar Prado com o Freebo, afinal? Será que ele havia sido enviado à casa do traficante por Miguel como uma espécie de observador ou era só um viciado no lugar e na hora errada?

    - Nesse mesmo caminho, por que o Esfolador tanto quer encontrar o Freebo? Vingança pessoal por este ter matado uma filha dele, talvez? Ou um acerto de contas puro e simples?

4 comentários:

  1. Nossa, enquanto assistia os minutos finais do episodio 3x09, quase pulei do sofá ao ver Dexter tendo um ataque de raiva foi primoroso, eh muito bom ver dois atores em um trabalho tão excelente. Fico aqui pensando, Jimmy Smits eh um excelente ator, se tudo se encaminhar como penso (possível morte de Miguel), ficar sem o ator na serie seria uma grande perda. Quem sabe eu to pensando demais e o Dex não mate o Miguel e no final da 3° fazem um gancho pra 4°, seria legal.

    ResponderExcluir
  2. O que dizer de um episódio com tanta qualidade??? A gente fica realmente agradecida de passar alguns minutos na frente da telinha e poder degustar os pensamentos de Dexter e uma trama maravilhosa.

    Tava me dando conta de que como Miguel/Smith é simpático, agradável, caliente. Mas é lobo em pele de cordeiro, daqueles tão esperto que despertou a ira do nosso herói(?).

    Impressionante é com a gente não se dá conta da "doença" de Dexter. A gente não o percebe como alguém desprezível. Mas o ataque de raiva o denuncia.

    Achei bastante inteligente os criadores terem feito o personagem do Miguel com traços agradáveis e mais "normais" que os de Dexter. A ponto de enganá-lo. Prêmio para Jimmy Smith.

    Adoro também as aparições de Harry - cada vez + neuróticas e engraçadas.

    Os elogios acabam. Agora só me resta roer as unhas até o final, que espero que seja bem bacana, fechando com chave de ouro essa temporada.

    ResponderExcluir
  3. Eu estou achando essa temporada aparentemente mais fraca que a segunda. Falta um pouco de tensão. Miguel é um monstro também, mas Dex está monitorando. O Esfolador é um criminoso de destaque? Não sei. Parece só um traficante cruel. A Rita está ... grávida - coisa chata. Podiam explorar mais essa situação na cabeça do Dexter. Ser pai deveria ter mais conseqüências, não que ele deva se importar, por que afinal ele não liga pra essas coisas, mas devia afetar mais o seu modus vivendi. Pelo menos sofrer mais influência/pressão da Rita.

    Apesar disso, acreditoq eu realmente o final da temporada deve ser intrigante, por que as perguntas foram feitas, e muitas, agora devemos esperar por boas respostas :)

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando a 3o temporada, em alguns apectos tem semelhanças com a segunda e ate a primeira, mas de forma diferente.
    Acho muito bontita a relação de Dexter com a irmão Deb e a noiva Rita, alias as duas são exclente atrizes.
    Acredito mais em curtir a temporada, e tb acredito que o miguel nao vá morrer, e tb o sumiço dele pode ter mais consequencias na identidade secreta de Dexter, alias nao creio que ele seja um monstro nao, ele tem dois lados, por isso ele entendeu perfeitamente o "estado de nervos" atual que rita está e qdo ela diz a ele: "é como se eu tivesse um monstro dentro de emim e não saiba controla-lo"...bom Dexter até agora controla o dele.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.