sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Médico diz que Jack Bauer glamouriza a tortura

O assunto certamente não é novo, mas com 24 Horas prestes a voltar à tv a discussão sobre o tema se reacende. Afinal, Jack Bauer glamouriza a tortura ou apenas usa a única arma que tem para lidar com aqueles que agem à margem de toda e qualquer lei ou moral? O texto que você lerá abaixo foi originalmente publicado pelo site Contact Music.

Leia mais...

    Jack Bauer, protagonista da série 24 Horas está por trás da glamourização da tortura de acordo com um novo relatório médico.

    Escrevendo no jornal Lancet, o Dr. Homer Drae Venters da Universidade de Nova Iorque argumenta que as duras ações do agente contra-terrorista feito por Kiefer Sutherland levou o os EUA a 'aprovar' o uso da tortura.

    Foi relatado no ano passado que os militares americanos contataram a rede Fox e os produtores de 24 Horas pedindo que as cenas de tortura fossem diminuídas, por conta do preocupante efeito nos jovens das tropas.

    De acordo com o Dr. Venters, a postura de Bauer com relação a terroristas pode ter levado a um aumento tácito do apoio à tortura entre o público americano.

    "Jack Bauer torna a tortura popular", escreve ele. "Ficamos tentados pelo glamour e pelo carisma que progetamos em Jack Bauer, a ilusão da proteção, e o desejo de uma justiça vigilante. Mas, a verdade da tortura é que seja lá qual for a motivação original, o torturador e o torturado são transformados em criminoso e uma vítima da violência. O torturador descarrega a falta de humanidade em sua vítima, mas também nele próprio e na comunidade ao redor."

    Dr. Venters expressa preocupação sobre o efeito de 24 Horas na aparente 'crescente aceitação da tortura na psique do público'.

    "Em algum lugar da névoa da guerra, do terror e da política, nós nunca nos acostumamos com a idéia da tortura", argumenta ele.

    "Pesquisas recentes apontam que a aceitação da tortura por parte dos americanos está aumentando, de 36% em 2006 para 44% em 2008. Adicionalmente, mais da metade dos americanos apoia a tortura em algumas situações, e um número igual apoia a prática de entregar prisioneiros para outros países com o objetivo de tortura. Durante o horário nobre da televisão, a aprovação da tortura é gerada e refletida por Jack Bauer batendo em prisioneiros semanalmente na luta para proteger o país."

    Dr. Venters pede aos médicos que se eduquem sobre a tortura como uma questão de saúde pública, que fortaleçam os laços com as organizações de direitos humanos e que se aproximem do assunto da 'maneira menos partidária possível'.

    *-*-*

    E você, acha mesmo que uma série de tv é capaz de glamourizar a tortura?

5 comentários:

  1. Eu acho é que tem pessoas que levam as séries à serio demais... E os norte-americanos principalmente. Eu não assisto 24 horas e fico pensando: "Nossa, que legal torturar uma pessoa, acho que vou tentar com o meu irmão...", mas fazer o quê, tem cada doido nesse mundo! =P

    Mano.

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia o herói que é muito bonzinho não agrada mais o público. Não é só jack bauer que tortura seus inimigos, outros personagens também fazem isso, uns de maneira mais leve e outros pegam mais pesado.

    Até o Batman mete a porrada nos criminosos para arrancar informações.

    É claro que ninguém normal que assiste e gosta desses personagens vai sair por ai machucando os outros. Mas é fato que o público em geral já não aceita mais um herói benevolente e certinho demais.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentário do médico. Não jogo sobre Jack Bauer toda a culpa das besteiras feitas pelos americanos ou quem quer que seja, mas sem dúvida o personagem é mais um "exaltador" da "justiça" feita com as próprias mãos.

    Assisti a poucos episódios de 24 Horas através da Globo. Achava um entretenimento razoável, até o dia que vi o "mocinho" dar um tiro na cara de um bandido desarmado. Pra mim bastou, parei de assistir. Não acho vantagem nenhuma em ficar torcendo por um cara completamente amoral que se acha acima do bem e do mal. Minha opinião e minha decisão. Cada um cuide de si e tome suas escolhas.

    O Malucom foi feliz no seu comentário. Heróis bonzinhos são mal vistos. Reflexo de uma sociedade cujos valores se perderam faz tempo. Heróis como o Superman são ridicularizados por causa da ética que têm.

    Sobre Batman, ele dá sim umas porradas pra obter informação, mas ainda fica muito longe do que o Jack Bauer faz. Um pouco de limites e bom senso não faz mal a ninguém.

    ResponderExcluir
  4. Não é de hoje que eu venho falando que essa série trabalha em função de justificar junto ao público yankee, as loucuras belicistas e inumanas dos republicanos/militares.

    Inclusive comparo esse procedimento com práticas semelhantes usadas pelos nazistas no pré-2ºGuerra, uma vez que eles usavam a ficção para estabelecer "arquétipos" contra os seus desafetos.

    Só alguém muito alienado ou cínico para não notar essa vertente no 24 Horas.

    E olha que existe quem ache isso aceitável vindo de uma rede de TV tão comprometida com a "Era Bush" quanto a Fox.

    "Quem não conhece a História, está condenado a repeti-la".

    ResponderExcluir
  5. Da mesma forma que alguem entra num cinema e mata pessoas supostamente sendo influenciado por matrix ou counter-strike pode e deve haver pessoas que aceitem a totura como meio de obter informaçoes por um influencia de uma serie como 24h, mas e a tal historia o que ta na tela não se torna verdade sempre como os EUA sendo atacado por bombas terroristas 3 ou 4 vezez na semana o que falta para as pessoas e diferenciar o ficticio da realidade.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.