segunda-feira, 24 de novembro de 2008

TRUE BLOOD: Comentários do ep. 1x12 "You'll Be the Death of Me" (Final da 1ª temporada)


Episódio exibido no dia 23 de novembro nos EUA

E pensar que eu quase desisti de True Blood logo no início, hein? Encerrada na noite de ontem nos EUA, a 1ª temporada baseada na série de livros The Southern Vampire Mysteries da autora Charlaine Harris, se consolidou facilmente como a melhor estréia da temporada 2008/2009. Dirigida por Allan Ball (Six Feet Under) True Blood entregou uma mistura de temas espinhosos discutidos de uma forma muito sutil, mistérios instigantes e personagens tão heterôgenos quanto carismáticos que rendeu a produção nova mais cool da tv.

Leia mais...

    O que mais me fascinou na série - depois que fui picado pela mosca azul -, foi sua capacidade de equilibrar o lado sombrio e sério com o da diversão e do entretenimento puro. Ao longo de toda essa 1ª temporada, vimos no caipirão ingênuo Jason e na traumatizada, mas não menos divertida Tara, grandes tramas repletas de muito drama. No caso de Jason, sempre ficava uma ponta de dúvida de como o cara conseguia se envolver em uma desgraça atrás da outra e sempre terminava encrencado por conta de alguma morte (e foram várias). Já Tara, era a moça atormentada pelas dificuldades de uma criação complicada e que apesar de encontrar na rebeldia e na língua ferina, uma válvula de escape para se defender e extirpar seus próprios demônios internos, tinha sempre algum comentário ou frase engraçada para fazer. Nesse último episódio por exemplo, morri de rir quando ela perguntou para o Eggs (o cara tocando violão) se o hobby de Maryann era coletar negros para cuidar. Aliás, por falar em Maryann, que ao que tudo indica é outra metamorfa como Sam, me pergunto se ela só fez o que fez por Tara porque quer roubar tudo o que puder de Sam, com quem aparentemente tem alguma história pregressa complicada. Ainda sobre Jason, é interessante notar que seu envolvimento com a Irmandade do Sol reforça a idéia de que sua personalidade quase infantil e constantemente suscetível à mudanças repetinas de crenças, comportamento e atitude, voltarão a colocá-lo em situações absurdas na próxima temporada.

    A entrada da Irmandade do Sol serve como indicativo à uma outra marca forte que a série conseguiu imprimir nessa temporada: a de construir analogias contundentes que fazem críticas à realidade hipócrita da nossa sociedade, usando como pano de fundo a interação entre humanos e vampiros. Ao ouvir o discurso xenófobo do reverendo da Irmandade, por exemplo, fica impossível não associar aquele grupo a uma Ku Klux Klan ou a um grupo de supremacistas qualquer. Da mesma forma, a breve notícia de que o estado de Vermont legalizara o casamento entre humanos e vampiros poderia ser interpretada como a da lei que em alguns lugares permitem o casamento gay. Por falar nele, não dá para esquecer do ótimo Lafayette que no episódio 1x11, vê a máscara da mentira e da sordidez de um de seus clientes mais importantes caindo, quando este, posando de puritano conservador, promete combater tudo aquilo que ele mesmo fazia, refletindo mais uma vez um quadro do que vemos todos os dias nos noticiários.

    Sobre o assassino de Maudette, Dawn, Adele Stackhouse e Amy, o que mais gostei do desenvolvimento da história, foi que a partir do momento em que ficou óbvio que Rene era o tal cara no final do 11º episódio, não se tentou criar uma possível virada espetacular na trama nesse final. Os esforços concentraram-se mais na tensão da situação envolvendo Sookie e o resultado não foi menos do que impactante com Sam expondo sua natureza de metamorfo (mais uma vez como evidência de sua paixão pela garçonete) e Bill quase se sacrificando por ela numa cena que desde já merece ser destacada como uma das melhores do ano na tv e que mais tarde foi coroada pelo apaixonado reencontro dos dois, que inegavelmente são a alma da história e um dos motivos do grande sucesso e empatia alcançados pela série.

    Não li Morto Até o Anoitecer, o primeiro livro que deu início às histórias de Sookie Stackhouse e que serviu de base para o desenvolvimento dessa temporada de estréia, mas se for julgar pelo resultado alcançado com a adaptação sabendo que ainda existem outros livros, acredito firmemente que ainda iremos nos deliciar ainda mais com as histórias da turma de Bon Temps. Alô garçom, traga minha próxima dose de Tru Blood, por favor!

    Diálogo do episódio:

    Sookie: Você está vivo.
    Bill: Bem, tecnicamente não, mas estou aqui.

    Menção honrosa da temporada para a atriz Adina Porter, que como Mae Thornton, a mãe de Tara, roubou várias cenas sempre transpirando emoção numa alta carga dramática que caminhou de forma tênue entre o exagero e o brilhantismo.


    Alguns dos ganchos que ficam para a 2ª temporada:

    - Sam e a montanha de dinheiro guardado. Como ele juntou tanto e o que fará com ele?

    - Bill tendo que cuidar da Jessica, a vampira rebelde que ele foi obrigado a criar e que fatalmente provocará algum abalo em seu relacionamento com Sookie.

    - O desaparecimento de Lafayette. É dele o corpo no carro do detetivo Andy? Se sim, teria ele sido silenciado pelo senador Finch por saber demais?

9 comentários:

  1. True Blood foi realmente a melhor estréia da temporada, batendo Fringe com louvor.

    Os três episódios finais foram simplesmente sensacionais, que encerraram a história da primeira temporada com um rítmo muito bom, já abrindo os principais assuntos da segunda.

    Acho que Maryann não é uma shape-shifter, é algo mais que isso.

    E também resta saber como a Irmandade do Sol agitará a nova temporada. Talvez, como uma sociedade de caça-vampiros?

    E por fim, Lafayette. Bill disse que se alimentou. Poderia ter sido Lafayette a vítima? Bem, acredito que o corpo no carro de Andy não seja dele, pois o pé mostrado é mais feminino e de cor mais clara - na verdade, acho que esse corpo é o primeiro de uma leva de assassinatos na nova temporada.

    Bom, é isso. Gostei de True Blood desde o começo e a série só evolui! Que venha a próxima temporada, em julho!

    Abraços, Davi! ;)

    ResponderExcluir
  2. Acredite..

    por mais que meus olhos estão recusando e lutando para ficarem aberto, estou digitando esse comentario praticamente com os olhos fechados..

    Não acompanho a serie, mais conheço quem acompanha e odeia um Spoiler, dhsaudhsaudhsauhdsa não posso ver isso se não ja vo querer provocar ele.. kkk

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Essa primeira temprada de True Blood foi boa demais! tudo certinho.
    Eu também acho que o Bill se alimetou do Lafayette, e não acho que seja o corpo dele no carro porque foi 2 semanas depois que ele foi atacado (se é que ele morreu quando foi atacado). Se a pessoa do carro está morta, duas semanas é muito tempo para o pé ainda estar inteiro, e mole (não é isso que CSI nos ensina: rigor mortis).
    Eu tenho medo da Maryann. prontofalei. Aquela casa dela parce coisa de culto.
    Acho que vou comprar os livros.

    ResponderExcluir
  4. Você lembra quando o Lafayette foi atacado e na cena seguinte o Bill chega na casa da Sookie? Uma das primeiras coisas que ele diz é que precisou se alimentar, com um expressão de culpa. E quando o Lafayette foi atacado, as cenas, a velocidade do agressor, lembrou muito os movimentos do Bill também. Acho que o Lafayette não tá morto não, só tá jogaram ele no carro enquanto se recupera por ter servido de banco de sangue para um vampiro. E se você pensar direito, é irônico, porque durante tanto tempo ele vem sendo traficando de V…

    ResponderExcluir
  5. True Blood é, sem duvida, a melhor estréia dessa temporada.

    Me deu vontade de ler os livros para comparar com a série e os que ainda não foram adaptados para a TV ainda.

    Sobre o Lafayette, ficou meio que sugerido que o Bill é que atacou ele. O angulo que mostra o vampiro se aproximando da casa da Sookie, mostrando a visão em primeira pessoa, é o mesmo de quando o Lafayette é atcado e o Bill ainda diz que se alimentou. Muito suspeito. Apesar disso, não acredito que tenha sido ele. Acho que isso foi colocado apenas para deixar os espectadores curiosos.

    Só daqui a um ano agora... Damn It, por que não fizeram uma temporada de 22 eps?

    ResponderExcluir
  6. Lafayette foi morto por Bill. Isso ficou bem evidente e mais do que óbvio.

    ResponderExcluir
  7. TB - não consegui passar do piloto. Não é o tipo de temática que eu gosto, apesar de ter percebido alguns pontos bem interessantes no 1o. episódio.

    O mesmo me aconteceu com Pushing Daisies. Não fui adiante. Mas o povo só elogia, então darei uma nova chance prá série no verão.

    Mas só depois de 24, Lost, Damages, In Treatment, ...

    ResponderExcluir
  8. Não acredito que acabou. Vi só hoje. Adiei ao máximo para não ter a sensação de muito tempo sem. Mas não consegui esperar uma semana.

    ResponderExcluir
  9. Ola,
    Estava vendo um otimo blog, mas nao muito conhecido, sobre series e varias outras coias, quando vi um post de um eater egg de true blood, onde mostra que o pé do corpo estava pintado de vermelhor, e no episodio anterior mostrafa Lafayette pintado seus pés
    E ai Davi, o que achou?
    Fonte:
    Link do blog
    http://gmsbnews.blogspot.com/
    Link do marcador True Blood
    http://gmsbnews.blogspot.com/search/label/True%20Blood

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.