terça-feira, 2 de dezembro de 2008

DEXTER: Comentários do ep. 3x10 "Go Your Own Way"


Episódio exibido no dia 30 de novembro nos EUA

Acho graça cada vez que leio ou ouço alguém comentando que Dexter está ficando previsível, que o personagem perdeu o apelo e blá, blá. Pura besteira. A série continua despejando altas doses de supresas e viradas de trama inesperadas que a tornam cada vez mais complexa e a consolidam como uma das melhores produções da tv em todos os tempos. "Go Your Own Way" é facilmente um dos melhores da série e seguramente um dos que me deixou mais tenso assistindo. Pode soar como exagero, mas se o episódio fosse só aquela cena da cobertura do prédio eu já me daria por satisfeito. Que episódio!

Leia mais...
    Aquele embate verbal entre Dexter e Miguel merece entrar desde já para os melhores momentos da história da tv. Foi um duelo de grandes atores, mas principalmente de seus personagens. A frieza de Dexter provocando o descontrole de Miguel, a tensão crescente, o texto dado aos dois, tudo impecável. Confesso que vendo a cena fiquei meio sufocado achando que a qualquer momento os dois iriam se engalfinhar, mas isso é Dexter e como o que é previsível não existe aqui, veio a grande surpresa/revelação: mesmo (aparentemente?) descontrolado, era Miguel quem comandava a situação o tempo todo mais uma vez manipulando Dexter e finalmente colocando-o sob o alvo do Esfolador com quem ele havia se encontrado tempos antes dentro da delegacia, lembra? Será que desde o início Miguel conhece o 'hobby' de George Kings e o aprova mantendo-o como uma carta na manga a ser usada quando lhe fosse mais conveniente?

    E a LaGuerta, hein? À perigo depois de ter sacado que a mentira contada por Miguel à Syl pode ter um fundo ainda mais sombrio do que ela jamais imaginaria? Eu acredito que sim, afinal seria interessante ver como ela lidaria com a situação, já que há uma história pregressa entre os dois que pode complicar tudo. Por falar em complicações, é curioso que mesmo quando Miguel disse que Dexter tinha sangue em suas mãos e que poderia usar isso contra ele, em nenhum momento o acusou de ser o Bay Harbor Butcher, o que inegavelmente seria uma vantagem e tanto se formos pensar que isso colocaria LaGuerta totalmente focada em tirar a história a limpo em nome de Doakes, concorda?

    Outro importante desenvolvimento recai sobre Quinn. O personagem continua mantendo sua aura de mistério e talvez seja o personagem mais difícil de se 'ler' até agora, mas depois desse episódio uma idéia me veio à mente por conta da chantagem que Miguel fez com Dexter em relação ao envolvimento de Deb com Anton. E se Quinn trabalha com Miguel há tempos, e sabedor do romance da parceira com uma testemunha, deu essa 'arma' a Miguel mesmo sem saber como ele poderia usá-la?

    Pois é, como você reparou, esse comentário tá cheio de perguntas e possibilidades, mas a maior dúvida que fica no ar é essa: como Dexter se sairá, agora que deixou a posição de caçador e passou à presa? Bem, sabendo que a série ainda terá (pelo menos) mais duas temporadas, fica óbvio que de alguma forma ele se livrará da encrenca, mas como? Simples fuga? Dizer ao Esfolador que sabe exatamente onde está o Freebo tentando convencê-lo que Miguel o manipulou?

    Seja lá qual for a saída para essa situação, uma coisa é certa: Dexter não vai deixar nenhum dos dois 'impunes'. Há alguns episódios vem se fortalecendo a idéia de que Miguel não terá outro fim que não o da morte, mas e se dessa vez Dexter - a exemplo do que sugeriu ao Angel sobre não fazer algo do que pudesse se arrepender -, simplesmente resistisse à tentação de matar seu oponente (que como ele mesmo refletiu, é bastante conhecido e despertaria atenção demais caso fosse morto) conseguisse incriminá-lo fazendo com que a justiça oficial tomasse conta dele?

    Com o perdão do trocadilho, esses dias de espera pelo próximo episódio serão de matar, hein? Se quiser ter uma idéia das surpresas reservadas para os dois próximos episódios, leia as sinopses que estão logo abaixo, mas cuidado, pois há indicação de um grande spoiler.

Sinopse do ep. 3x11 "I Had a Dream"

    Enquanto se prepara para o grande dia de seu casamento, Dexter precisa descobrir um jeito de tirar Miguel de sua vida para sempre. Mas como Dexter pode fazer isso quando Miguel não apenas é um promotor altamente conhecido, mas também seu padrinho? Rita também tem problemas a enfrentar quando Syl revela que Miguel andou vendo uma de suas antigas paixões. Enquanto isso, Debra encontra uma nova pista que a coloca ainda mais perto de capturar o Esfolador.

Sinopse do ep. 3x12 "Do You Take Dexter Morgan?"

    No final da 3ª temporada, Dexter tenta acalmar o emocionalmente instável Ramon agora que Miguel está sumido; Debra está prestes a receber seu distintivo de detetive, mas se vê pega desprevinida com uma informação que pode comprometer sua promoção.

    *-*-*

    Miguel sumido? Hum... Duvido que ele possa morrer no 11º episódio, portanto aposto que ele se esconda ou fuja.Sobre o titulo do episódio, duas leituras me parecem razoáveis. A primeira e mais simples, indica a famosa pergunta feita em casamentos, "você aceita fulano de tal como seu legítimo marido e etc...", e a segunda seria que Rita ou mesmo Debra, descobre a verdade sobre Dexter e precisa responder para si mesma, se o aceita como ele é. Faz sentido para você?

12 comentários:

  1. Episódio perfeito, concordo muito que foi um dos melhores da série.

    Quanto aos spoilers das sinopses, eu prefiro passar longe, mas quem sabe não acontece a mesma sorte da temporada passada quando vazaram os dois últimos episódios? aeuaheuahea

    Difícil, mas se o 11 e o 12 vierem tão bons quanto esse de agora, espero feliz (e muito ansioso) durante a semana mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que alguém fale que Dexter é previsível muito menos apontar o que seja à personagem mais bem construída e conseguida da televisão. E sim, Dexter é neste momento uma das melhores e mais perfeitas séries que já foram feitas!!!

    ResponderExcluir
  3. Já pensei no início de miguel ser o falso e blá blá blá....mas nunca achei o motivo para isso. Se foi algo planejado por ele não sei. Ou talvez tenha acontecido ao acaso e cada vez mais que eles iam se conhecendo, miguel já preparava seu terreno caso alguma imprevisão pudesse acontecer.

    Mas como NADA é previsível em Dexter, aguardo anciosamente pelos 3 últimos episódios do ano e nem sobre tortura leio spoilers xp.

    Impecável. É o que define esse excelente episódio e comentário ;*

    ResponderExcluir
  4. Esse episódio foi "du car....". Nossa, show de bola, fiquei tenso, mesmo depois de ter terminado.
    Eu não acho que seja previsível, mas estava muito devagar ultimamente, preparando terreno, é claro, mas demorou pra ele se soltar. Excelentes expectatívas :)

    ResponderExcluir
  5. Davi, ainda sobre o 3x10 de Dexter, por favor me tira uma dúvida?! Aquele sangue na camisa de Miguel?! Eu não entendi. Anteriormente Miguel não tinha enganado ele como o sangue bovino?!
    E essa camisa agora q Miguel tirou da lavanderia?! O q tem haver com o Dexter pra ele usar como trunfo?! Adorei o episódio, mas viajei nessa. =/ Aguardo resposta.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Davi voces nao comentam mais Fringe? tava tão legal seus comentarios e Fringe ta simplesmente sensacional. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Rafa, no meu entendimento, o fato do Dexter ter devolvido a camisa para o Miguel foi um recado direto de que a farsa dele tinha acabado e que ele sabia que havia sido enganado. Aí pegando o lance do Dexter ter recuperado o anel da Ellen Wolf que estava guardado dentro da casa do Miguel deixando aquele aviso na caixa de charutos, foi mais um lance do jogo de gato e rato. Era mais ou menos como "você me ferra, mas eu dou o troco" ;)


    Daniel, o último comentário de Fringe tá atrasado, mas sai em breve. A Juliana deve publicar ainda essa semana junto com o do episódio exibido na terça nos EUA.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ah, Davi! Saquei! Lembrei do bilhetinho da lavanderia q Dex deixou na caixa de charutos! Valeu!
    E pensei exatamente o q vc pensou enquanto via o episódio: "Um jogo de gato e rato"!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Tem surgido a teoria de o "raptor" não ser o skinner mas sim alguém da policia nomeadamente o Quinn para a tal festa de despedida de solteiro.

    A dois episódios do fim, seria mais provável ser o skinner, por outro lado, se fosse a tal despedida, ficaria para ultimo episódio a morte do skinner que durou toda a temporada e ficaria o excelente actor Jimmy Smits resguardado para a 4ª temporada.

    O que faz mais sentido, e qual seria a melhor situação?

    ResponderExcluir
  10. Episódio espetacular, incrível, ótimo, qualquer adjetivo para falar desse episódio é pouco.

    A cena final do Miguel e o Dexter é espetacular. Eu a vi umas quatro vezes quando assisti o episódio. Muito boa a cena.

    ResponderExcluir
  11. mfed, interessante essa teoria sobre o sequestro do Dexter. Confesso que não havia pensado nessa possibilidade que se confirmada seria uma pegadinha e tanto com o público. Não saberia avaliar só pela especulação, qual situação seria melhor, mas faltando tão pouco para acabar tudo é possível. Sobre o Miguel continuar na série para a próxima temporada, depende de como a história vai caminhar nesses 2 últimos episódios. É bom lembrar que cada temporada até aqui teve uma história com início, meio e fim, portanto seria a primeira vez que a série estenderia alguma trama por mais um ano. De qualquer forma, eu acharia interessante se esse jogo de gato e rato continuasse por mais tempo, afinal é muito bom ver o Jimmy Smiths e o Michael C. Hall atuando juntos.

    ResponderExcluir
  12. Nem mais Davi, Michael C. Hall e Jimmy Smiths fazem um grande par no ecrã. Nem é preciso ir muito longe para saber que para qualquer série ou filme ser de topo, de grande destaque, poder ser considerado como um/uma das melhores, o "heroi" precisa de ter um "inimigo" à altura, estou-me a referir a "The Dark Knight" e Miguel Prado foi de longe o melhor inimigo que Dexter teve, acho que podemos ter um season finale dramático e não um final feliz como tem sido.
    Esperamos para ver...

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.