sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A volta do American Idol

Post com spoilers para quem pretende acompanhar a 8ª temporada do AI pelo Sony que começa a exibí-la neste sábado, dia 17 às 18h.

Não nego que o programa segue uma fórmula e fica repetitivo à medida em que a temporada evolui, mas a verdade é que entra ano sai ano, toda vez que o American Idol começa eu sempre me divirto muito, principalmente com a primeira fase da atração, aquela das audições pelas cidades onde aparece gente de todo tipo e talento, e onde o Simon geralmente mais destila seu característico sarcasmo e ironia.

Leia mais...


    Iniciada em jornada de duas noites essa semana nos EUA, a 8ª temporada do reality musical que elege um novo ídolo da música americana (e quem sabe até mundial), já cravou logo de cara pouco mais de 30 milhões de média na audiência dos dois dias, números que são 'simplesmente' os mais altos do ano dentre as séries e os chamados reality shows.

    A brincadeira da vez começou nas cidades de Pheonix e Kansas (terra natal do vencedor de 2008, David Cook) revelando a nova jurada do programa, Kara DioGuardi, que é um nome já consagrado na indústria musical como compositora e produtora, e que julgando pelas primeiras impressões, fará um mix dos estilos de Simon, Paula e Randy, mas com uma leve tendência a ser mais direta, implacável e não menos polêmica que o colega inglês. Em Phoenix por exemplo, DioGuardi não perdoou o visual ousado de uma candidata chamada Katrina que foi se apresentar de bikini e virou pivô de um mini bate boca bem divertido. Ao criticar a moça por sua performance de uma música da Mariah Carey (Visions of Love), ela mostrou como ela deveria ter cantado e teve que ouvir da ousada candidata (que mais tarde até beijou o Ryan Seacrest) que o exemplo dela não tinha sido lá muito melhor. O curioso da situação? Katrina - que até canta bem - acabou sendo aprovada pelos empolgados Simon e Randy. Será que foi por causa do bikini? :p

    Phoenix e Kansas trouxeram também aquele inevitável (e indispensável) festival de candidatos bizarros, mas o mais divertido dessa vez, é que até dentre as figuraças havia gente com relativo talento. O que não era o caso de uma garota que cantava como se fosse 'um gato pulando do Empire State' (frase do Simon) e de um cara com a voz 10 vezes mais grossa que a do Darth Vader (é sério). Dentre os esquisitos que sabiam cantar, conhecemos um nerd que aprendeu a cantar dentro do closet (!) e ficou doente por causa da humidade do lugar, outro com visual meio emo cujo hobby é fazer filmes de terror amadores e até um que foi alvo de piadas dos jurados por conta do figurino (chinelo, bermuda e camisa social), mas que deu conta do recado quando cantou.

    Já dentre aqueles por quem já me simpatizei logo de cara (e torcerei) estão: Scott, que é um jovem cego que se formou na faculdade aos 19 anos e que além de cantar realmente muito bem e de forma serena, foi autêntico; Danny, um professor de canto de 28 anos com uma história pessoal terrível (a esposa faleceu 1 mês antes da audição); e finalmente Lil, uma moça de 23 anos com um vozeiraço que muito provavelmente deve levá-la até as rodadas finais.

    De uma maneira geral, gostei bastante desse retorno do AI. Os jurados estavam bem à vontade - Simon estava até mais sorridente do que o habitual -, a edição continua dinâmica deixando o programa atraente e Seacrest ainda domina o papel de apresentador como poucos. Primeiro passo dado, já espero pelos próximos ansiosamente.

    Notas:

    - Dentre os classificados para a etapa de testes em Hollywood está Michael Castro, irmão mais novo do 4º colocado do ano passado, Jason Castro. Parecido com Jason até na timidez frente às câmeras, Michael canta melhor (embora tenha dito que só tenha começado a fazê-lo 20 dias antes) e parece explorar um estilo diferente.

    - Logo no início do episódio 8x01 quando rolava uma mini recapitulação de como foi o final da temporada anterior, o programa exibiu um vídeo muito engraçado flagrando a reação de choque de um grupo de meninas que torciam por David Archuleta.

Um comentário:

  1. Nunca tinha visto American Idol, comecei a ver ontem os primeiros dois episódios, para tentar perceber porque é que é o top dos top a nível de audiências semanais.

    É realmente um programa de entretenimento e consigo perceber de o porquê de 30M de pessoas terem assistido.
    Parte desses milhões assiste por causa do Simon Cowell certamente.

    Não é por acaso que Simon Cowell e o Piers Morgan são tão amigos e tão parecidos neste aspecto.

    Eu já via 1 reallity show, o America's Got Talent, agora vão passar a ser dois.


    Só para referir que apesar dos "monstro" das audiências, NCIS e o grande grande The Mentalist conseguiram umas audiências fenomenais, embora ligeiramente menos que na semana passada ainda assim,... a CBS tá em grande mesmo.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.