terça-feira, 14 de abril de 2009

Caprica – Piloto 1x00

Comentário de produção inédita até mesmo nos EUA



Cinquenta e oito anos antes de hecatombes nucleares, perseguições e batalhas pelo espaço nos confins do universo, houve um tempo em que Caprica era ‘só’ um planeta habitado por homens cheios de conflitos éticos, morais, filosóficos e religiosos. Mergulhada numa espiral irreversível, que através do avanço contínuo da tecnologia definiria seu destino para sempre, Caprica é o berço do que vimos na recém encerrada Battlestar Galactica e, a julgar pelo piloto, vem aí uma baita série.

Leia mais...

    Antes de qualquer coisa, não se engane achando que Caprica seguirá a mesma linha de BSG. Tanto no conceito quanto na execução, as diferenças são gritantes. A começar pela narrativa mais condensada e por uma fotografia marcadamente distinta. Além disso, aqui não há cenas de ação cheias de adrenalina, tomadas espaciais repletas de efeitos visuais bacanas ou vários momentos de arrancar o fraking fôlego. A força de Caprica concentra-se em outro terreno: o de explorar os dilemas morais de quem tem acesso/capacidade de recriar a vida (ou continuá-la incessantemente) frente os que acreditam que as fronteiras da tecnologia já ultrapassaram qualquer barreira do aceitável moralmente.


    Daniel Greystone e Joseph Adama

    Nesse cenário, dois personagens que se unem na dor da perda de suas filhas, assumem papéis antagônicos: Daniel Greystone (Eric Stoltz) e Joseph Adama (Esai Morales). O primeiro é um cientista renomado com acesso a tecnologias de ponta que, após um breve período de sofrimento, vê numa criação de sua falecida filha Zoe a oportunidade de trazê-la de volta à vida, enquanto o segundo, temendo o desconhecido ou apegado à lei da vida, se recusa a aceitar a ideia de poder ter a filha de volta daquele jeito.

    Obviamente, há muito mais elementos subjetivos por trás dos conflitos que se desenvolvem a partir daí, mas para entender efetivamente as motivações destes personagens o melhor a se fazer é conferir como se estabelece a dinâmica relação dos dois com as mais altas rodas de poder de Caprica. Ambos à sua maneira e em escalas distintas, acabam se revelando como peças-chave no surgimento da inteligência artificial, que mais tarde se transformaria nos rôbos cylons que declarariam guerra aos homens.

    Fora esse aspecto, vale mencionar que o piloto de Caprica dá sinais de que a série vá expandir ainda mais e de uma forma mais efusiva a discussão sobre divindades que permeou boa parte de BSG. E nisso a personagem de Polly Walker (a Atia de Roma) dá mostras que tem tudo para se tornar marcante.


    Ah, e se você está aí se perguntando se é fundamental ter visto BSG para poder curtir Caprica, digo que não, mas faço uma ressalva honesta: quem viu a produção que a originou, tende a se divertir muito mais com o que a história traz e o motivo é bem simples, por se tratar de uma produção de origens, o curioso jogo de buscar referências e fazer associações com tudo o que BSG mostrou será prazerosamente inevitável e que o digam as aparições do jovem William Adama, e claro, do primeiro modelo de centurião cylon.

    O piloto de Caprica será lançado em DVD no dia 21 de abril nos EUA e deve ser exibido no canal Sci Fi americano (ou SyFy como passará a se chamar) no início do 2º semestre deste ano.

4 comentários:

  1. A série é muito boa mesmo. Segue a qualidade de Battlestar Galactica. Criei uma comunidade no orkut para quem estiver interessado na série: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=85156609

    Falow.

    ResponderExcluir
  2. MEU COMENTÁRIO PODE TER SPOILER
    Só ontem vi o piloto e corri para cá,para ver seus comentarios.No começo fiquei muito saudosa de BSG e naum tava gostanto,não tinha starback,lee,nem alirante...ai com o passar do episodio vi que a série é bacana,gosto muito dos atores principais e achei muito bom ver os primeiros cylons,suas origens.Fiquei meio confusa,mas pelo seu coment minhas ideias clarearam veja se é isso: O "programa Zoe" vai originar os cylons-centuriões que vão se rebelar,não tem nada a ver com aqueles cylons humanoides que foram uma criação dos 5 finais?Então é isso.

    ResponderExcluir
  3. Falta os três últimos episódios pra eu terminar de ver Batllestar Galactica e começar Caprica :)

    ResponderExcluir
  4. Estava pensando em começar a assistir, mas pensei justamente nessa questao de referências e ligações que quem assistiu Battlestar Galactica pode fazer, e pra mim isso é sensacional!
    Como nao assiti BSG, acho q não vou comecar Caprica!
    Muito bom o post!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.