quarta-feira, 24 de junho de 2009

CBS/Showtime dá tiro no próprio pé

Para ser bem sincero, a vontade de publicar esse post era quase zero. O motivo? Bom, no meio da tarde da terça-feira 23 de junho, fui surpreendido por um e-mail administrativo do blogger com uma mensagem direcionada pela CBS (dona do Showtime) argumentando que a divulgação do pôster teaser da 4ª temporada de Dexter que estava neste post infringia direitos autorais. Ora, mas se a emissora produz um material que supostamente deveria promover a série e na sequência vai para cima de blogs humildes e pequenos como esse para impedir a divulgação gratuita como bem apontou o Rocker Space feita por fãs da série, o que pensar? Será que a CBS não quer que mais pessoas acompanhem suas séries, comprem DVDs e repercutam suas produções? Difícil dizer, mas só me resta deixar registrado aqui minha imensa decepção frente uma atitude absolutamente sem sentido como essa.

Trecho (em inglês) da mensagem recebida

    Blogger has been notified, according to the terms of the Digital Millennium Copyright Act (DMCA), that certain content in your blog infringes upon the copyrights of others. The URL(s) of the allegedly infringing post(s) may be found at the end of this message.

    The notice that we received that we received from CBS, with any personally identifying information removed, will be posted online by a service called Chilling Effects at http://www.chillingeffects.org

    We do this in accordance with the Digital Millennium Copyright Act (DMCA).


Em tempo, vale dizer que entrei em contato com a RP do Showtime através de seu perfil no Twitter em busca de esclarecimentos, mas não tive (e provavelmente não terei) qualquer resposta. Dessa pequena confusão uma lamentável e temerosa constatação: ser fã e falar de série agora é para alguns canais, crime. Vai entender esses 'executivos'.

Update: Antes que alguém diga que esse post é mimimi demais para quem supostamente não gera renda para a emissora, posso dizer com toda segurança que direta ou indiretamente dou sim dinheiro para eles, afinal sou assinante do FX (exibidor da série no Brasil) e compro os DVDs da série, o que me dá todo o direito de manifestar essa reclamação.

22 comentários:

  1. Os teasers não eram material de divulgação da próxima temporada? Qual crime o dudenews cometeu em usar o mesmo material para DIVULGAR a série? INSANO!!!

    ResponderExcluir
  2. Tata, era sim. Na verdade, os cartazes foram feitos especialmente para o Dia dos Pais, que foi comemorado no final de semana passado, nos EUA. E foram distribuídos pela emissora para a imprensa. Realmente, é tão sem sentido que fica difícil de entender tal atitude do canal.

    ResponderExcluir
  3. Santa ignorancia, Batman!!! (oops, talvez nao deva escrever Batman aqui por causa dos Copyrights...)

    ResponderExcluir
  4. Estou boquiaberta com esta atitude irracional do Showtime. Se não é para assistir e comentar os seus programas, que nem façam material de divulgação e comecem a pensar em terminar a série, para não correr o risco de ter o progrmaa comentado por Blogs como o Dude News. Que absurdo!

    David, Ju, vcs não conseguiram achar um email da Showtime para mandar uma réplica?

    ResponderExcluir
  5. Pior que não, lunnafe. O e-mail que recebi veio do blogger mesmo. Vamos ver se a Relações Públicas do canal responde minha mensagem, mas acho difícil.

    Fato é que se a moda pegar, daqui a pouco nenhum site poderá divulgar cartazes de filmes, séries...

    ResponderExcluir
  6. Pois é, a Showtime caminha a passos largos pra trás. Pelo visto, a "proibição" parece ser para blogs de fora dos EUA (eles já proibem o acesso aos vídeos do site), pois pelo que andei vendo, nenhum blog de fora que acompanho retirou as imagens.
    Atitude mesquinha e falta de bom senso.

    ResponderExcluir
  7. Na boa? Acho que é porque a audiência da FX no Brasil é tão pífea (e nem adianta sonhar que o SBT um dia passe Dexter na tv aberta), que eles enxergam a propaganda em blogs como uma forma de incitar as pessoas a baixarem os vídeos na internet. Bando de marketeiros burros. Eu demitia todos.

    ResponderExcluir
  8. Começo a pensar que esta história de hospedagem barata nos EUA é algo que as empresas de mídia estão bancando para manter o controle sobre a disseminação da informação. Porque se o weblog estivesse em um servidor aqui do Brasil nada poderia ser feito (exceto a não indexação do conteúdo no Google e outros search engines)

    É uma pena mesmo. Mas tens o nosso apoio Davi.

    ResponderExcluir
  9. ridículo isso.
    mas aconteceu só com blogs do blogger?


    enfim, eu gosto muito das séries do showtime, acho que o canal produz séries excelentes (dexter, weeds e a nova nurse jackie). mas eles não estão sendo muito inteligentes. será que eles pensam que fazendo isso vão diminuir o número de downloads da série?

    ResponderExcluir
  10. Ju e Davi, não há o que dizer. Não faz sentido não poder divulgar o material de divulgação. Mas isso reflete a maneira desfocada como a "velha mídia" lida com os novos meios. Bom, minha sugestão é a seguinte, que tal se fizéssemos um boicote bem-humorado. Toda vez que escrevermos sobre o Dexter do Showtime, por exemplo, usar a imagem do Dexter do Cartoon Network. Que tal?

    ResponderExcluir
  11. Nuss q ridiculo, so pod ser fake, isso será?

    Bom se for a ST msm, é muita falta do que fazer =S

    ResponderExcluir
  12. Fabiana, nas buscaque fiz em sites e blogs gringos tive essa mesma percepção o que só comprova que não existe lógica na ação.

    Paulo, não sei se a influência deles chegaria a tanto, mas eu não descarto nada a essa altura para falar a verdade.

    di, não sei dizer com certeza se a ação foi concentrada em blogs hospedados pelo blogger, mas há alguns aqui no Brasil que não receberam a notificação e continuam com a imagem no ar.

    Rodrigo, perfeita a tua sugestão. Confesso que estou pensando seriamente em adotá-la em posts sobre Dexter :p

    Grande abraço a todos e obrigado pelo apoio/compreenssão desse post desabafo.

    ResponderExcluir
  13. Ué, se não é pra *divulgar* o material de *divulgação*, então é pra fazer o que com ele? Noção, onde estás que não responde?

    Não vejo Dexter pelo FX, mas assino o canal, comprei o box da primeira temporada e só não comprei o da segunda porque não saiu aqui ainda.

    P.S: Ótima ideia a de colocar o Dexter do desenho nos posts!

    ResponderExcluir
  14. Você nem precisava colocar o update, você tem todo direito de reclamar.

    EM nanhum momento você usou as imagens PROMOCIONAIS para denegrir a emissora ou a série, muito pelo contrário. Quem postou as imagens, está ajudando a emissora, divulgando sua série e possivelmente aumentando o público que a série possa ter.

    Lamentável essa situação.

    ResponderExcluir
  15. Absurdo isso.
    E to com o Rodrigo, gostei da idéia dele. lol

    ResponderExcluir
  16. Showtime manda muito bem quanto o assunto é marketing,a prova está aqui, vejam a repercussão que isso gerou. Ano passado eles fizeram uma ainda melhor, para divulgar Californication, fizeram o David Duchovny se internar em uma clínica de reabilitação para viciados em sexo. LOL
    Showtime rulez!!!

    ResponderExcluir
  17. Essa do Duchovny é verdade cara, ele realmente esteve doente. Ou não? uhahua

    ResponderExcluir
  18. A falta de noção de alguns surpreende, e muito. Se não pode mais divulgar séries COM O MATERIAL DE DIVULGAÇÃO, tô até imaginando receber cartinha da CBS também por causa do meu blog, o Criminal Minds Brasil. Eu postei a foto promocional do elenco da season 5, isso mata alguém? Nãaaaao, isso atrai as pessoas a verem a série. ¬¬'

    Convenci minha professora de matemática a exibir para minha turma um episódio de Criminal Minds sobre a matéria, e ela decidiu passar não só para minha turma, como para as outras quatro salas de oitava série do colégio. Em suma, passei adiante a "sabedoria das séries" para 200 alunos. Isso é crime, dona-executiva-mal-amada? ¬¬'

    Ser fã já é difícil sem executivos pinéis pegando no pé por motivos inúteis, agora com mais isso...

    ResponderExcluir
  19. Ivan, certo que é mentira.

    Outra jogada de marketing da Showtime, é liberar episódios antes, sempre acontece com Dexter, Califonication e praticamente todas as outras.

    ResponderExcluir
  20. Eu iria fazer um post a respeito no meu blog mas deixei de lado, e também achei um absurdo o fato ocorrido.

    Sempre acontece esse tipo de coisa que nos revolta. Algumas a gente ainda releva, outras a gente ri, mas algumas como essa além de englobar tudo, ainda nos preocupa, porque se vira moda, ai sim o bicho pega.

    ResponderExcluir
  21. Davi, acho que voce já sabe, mas saiu no estadão essa notícia ontem, falando sobre a polêmica desse boicote nesse site e em outro que não me lembro
    Foi mencionado o site tb. Muito legal. Pelo menos não foi de todo ruim essa situação.

    Abraços e continue com o bom trabalho.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.