segunda-feira, 8 de junho de 2009

Nurse Jackie – Comentários do Ep. Piloto

Comentário de série inédita no Brasil

Começa hoje à noite nos EUA Nurse Jackie, a série que marca o retorno de Edie Falco à tv depois do fim de The Sopranos. À primeira vista, a série pode parecer uma tentativa do Showtime (o mesmo canal responsável por Dexter, Californication e etc) em criar um House de saias. Porém, bastam poucos minutos do Piloto e fica evidente que, embora se passe num hospital e conte com uma protagonista tão singular como o Dr. House, não são os casos médicos que movimentam a história, mas sim os conflitos e dilemas que acontecem na cabeça da protagonista.

Leia mais...

    Criada com um brilhantismo que já lhe é peculiar, desde os tempos em que fazia a cativante Carmela, Edie Falco constrói em Jackie uma personagem real e assustadoramente humana com todas as suas qualidades e defeitos. Contando com um texto apurado e nada trivial (“Me faça ser uma boa pessoa, Deus, mas não por enquanto” é desde já uma das melhores frases do ano na tv), a Jackie de Falco cativa e provoca uma estranha simpatia, mesmo quando age de forma moralmente contestável, o que inclusive estabelece paralelos curiosos com outros personagens do canal como Dexter, Hank Moody e Nancy Botwin.

    Caso raro nas produções de tv hoje em dia, Nurse Jackie tem como grande mérito não só sua capacidade de nos envolver desde o primeiro minuto, mas sobretudo a de usar elementos já batidos e que em mãos menos talentosas resultariam apenas em mais do mesmo, para criar algo genuinamente novo e atraente. E assim, pegando carona na sugestão feita pelo USA Today para combater o marasmo que geralmente toma conta desse período do ano nas produções da tv, a receita que seguirei é simples: acompanhar uma ótima atriz num excelente papel ao longo das próximas 12 semanas.

    E aí, já viu o episódio Piloto? O que achou da série?

8 comentários:

  1. Nurse Jackie teve um ótimo pilotoo e tenho certeza que teremos outros otimos episódios daqui pra frente. A série tem grande potencial e Edie Falco está fazendo um excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  2. O trabalho da atriz em Família Soprano é sensacional, é uma série que está entre minhas favoritas, por esse motivo já pensei em conferir 'Nurse Jackie' mas não tive tempo ainda, depois desse review fiquei com mais vontade de assistir.

    ResponderExcluir
  3. Se tudo o que fosse feito dessa série fosse o piloto, ele já seria um curta-metragem perfeito

    ResponderExcluir
  4. Davi, eu sei q não tem nada a ver com esse post, mas lembrei de vc essa semana.
    Como todas as séries que eu estou acompanhando deu season finale, note que são pelo menos umas 10, eu resolvi dar mais uma tentativa a heroes e não é q tive uma boa surpresa, o arco fugitives não só é assistível como é realmente MUITO BOM, pra mim foi como assistir 10 vezes "how to stop an exploding man parte 1" q pra mim foi o melhor episódio da série ever!!!!!!!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Sério, Jamille? Engraçado que você não é a primeira pessoa que me diz que o arco de fugitivos foi menos ruim que o anterior. Confesso que lá no fundo fica uma pequena vontade de conferir, mas quando lembro das decepções anteriores e do fato do Tim Kring já ter admitido mais de uma vez que não sabe o que fará com a série desanimo de novo :p

    ResponderExcluir
  6. Não gostei muito não, prefiro The Unusuals.

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando a Nurse Jackie! Ainda terminando a primeira temporada :)

    ResponderExcluir
  8. Que bacana, Ana. A série é das melhores dessa safra mais recente. Eu acabei me atrasando e agora terei vários para ver em junho :)

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.