terça-feira, 30 de junho de 2009

True Blood - 2x03 "Scratches"

Comentário de episódio exibido no dia 28 de junho nos EUA



Qualquer produção que apele para repetição de fórmulas geralmente acaba se dando mal. Felizmente, (até aqui) esse não é o caso de True Blood, que mesmo insistindo na repetição de certos elementos (as brigas entre Bill e Sookie; as cenas grotescas; os sustos provocados pelo que não se vê...) episódio após episódio, sempre contraria a lógica tornando-os mais atraentes ao passo em que insere novas subtramas na mistura.

Leia mais...

    Scratches” teve de tudo um pouco. Bill acusando Sookie de ter traído sua confiança por conta de Jessica; Sookie se afastando enfurecida por não aceitar a crítica só para ser atacada logo em seguida por um novo e misterioso ser (parecido com um minotauro, talvez?) que os milenares vampiros à princípio desconhecem; Jason dando mostras de que apesar da iminente lavagem cerebral ainda vive o conflito de não enxergar tudo como ‘preto e branco’; Lafayette abaladíssimo (e ainda humano, afinal) depois de ser libertado, e por fim, a expansão da influência bizarra da não menos misteriosa Maryann. Sobre esta última aliás, o pessoal do ótimo TrueBlood.Net aponta que ela pode ser uma ménade, uma adoradora do deus grego Dionísio (o mesmo que na cultura romana virou Baco), aquele que inspirou os bacanais, algo que vimos em cores bem vivas no final deste terceiro episódio. Ainda sobre as ménades, diz-se que se entregavam facilmente à luxuria desmedida e por vezez à violência extremada, o que de certa forma permite que já especulemos se Maryann e o tal ser que matou a Sra. Jeanette e atacou Sookie não seriam a mesma representação.

    Curiosidades e especulações à parte, outros bons momentos desse episódio vieram de três situações envolvendo Jason, Lafayette e o até então calado Hoyt, que deram à série a chance de explorar subtextos que conferem força narrativa à trama. Com o primeiro, True Blood denuncia o sempre perigoso fundamentalismo religioso que ao pregar o ódio por uma minoria, deturpa e destroi a mensagem de amor e luz que tanto apregoa (que frase melhor que a do Newlin, “Odiar o mal, é amar o bem”, para ilustrar isso?). Já com Lafayette - que no fim não virou vampiro coisíssima nenhuma conforme eu e muitos tinham imaginado -, vimos não só uma crítica sutil ao sistema de saúde americano (Lafa diz que mesmo com 3 empregos não tinha como ir buscar atendimento médico num hospital), mas sobretudo um homem até então muito seguro de si desmontando física e emocionalmente de forma surpreendente e até emocionante (e nisso, palmas mais uma vez para a atuação segura de Nelsan Ellis). Agora, com relação ao Hoyt, foi interessante ver como a reação dele frente à descoberta da natureza de Jessica, desmontou (à princípio pelo menos) as más intenções da jovem vampira, ao mesmo tempo em que deu à série mais um ponto de ligação/integração entre humanos e vampiros que pode render boas dinâmicas, sobretudo quando Bill pode se opor ao que experimenta com Sookie.

    Com o primeiro terço da temporada quase completo, True Blood mostrou mais uma vez com “Scratches”, que é possível construir uma trama que entretenha, mas que não abra mão de impressionar com cenas bizarras (deu até calafrio aquela cena em que a ‘médica’ futuca o ferimento das costas de Sookie) ou com reflexões repletas de significados como aquela em que Sookie diz ver cada vez mais maldade à medida em que abre sua mente para as pessoas ainda que prefira enxergar sempre o lado bom naqueles que reconhece serem influenciadas pela escuridão, como é o caso de Bill. Pode parecer pouco, mas pare um pouco e pense: há alguma outra série atualmente que consiga misturar temas e assuntos tão distintos e até polêmicos sem parecer didática ou mesmo piegas?

    Outras observações:

    - Com a promessa de Sookie em ajudar Eric em sua missão em Dallas, uma dúvida começa a martelar: e se o tal vampiro desaparecido tiver sido sequestrado pela Fellowship of the Sun para provocar uma resposta violenta dos vampiros que justifique sua pregação de ódio contra eles?
    - Por falar em Fellowship, impressão minha ou Sarah Newlin parece ter algum outro interesse em Jason que não o de convertê-lo para a ‘luz’?
    - Agora que Tara percebeu que há algo no mínimo estranho na conduta de Maryann, será que a veremos batendo de frente com ela?
    - E a tal Daphne, hein? Confesso que aquela cena final me surpreendeu genuinamente, já que eu jurava que a personagem só havia sido introduzida para virar outra vítima. Agora, será que Sam corre perigo com a moça ou o que vimos foi "só" mais um gancho para nos deixar ansiosos?

13 comentários:

  1. Pra mim esse episódio já pode ser considerado um dos melhores da temporada... ao menos até agora, né? Vamos ver o que ainda vem pela frente.

    E também acho que Sarah e Jason vão acabar tendo um caso!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do episódio, mas preciso reve-lo com legenda em PT-BR.

    PS: Arrasaram no podcast especial TB, espero que rolem outros durante a temporada. Muito legal ver o trabalho de vcs crescendo.

    ResponderExcluir
  3. PS: Sobre o Jason e a Sarah: desde a primeira vez eu ja sabia que os dois iam se pegar!

    ResponderExcluir
  4. Emocionante a cena do Lafayete chegando na casa dele, depois de lost, true blood!!

    ResponderExcluir
  5. Quem disse que o Lafayette não foi mesmo transformado em vampiro? Não apareceu ele saindo de dia… e outra, ele pode estar ainda passando pelo processo de mudança, por isso sente dores.

    Não há dúvida: o Jason vai pegar a mulher do pastor. É o Jason, caramba! Tá até demorando, considerando o histórico dele, hehehe. Continuando a pegação, que poooooorrre a Tara com o negão. O cara mais sem carisma EVER que a série já teve, e ela, coitada, também tá bem chatinha.

    Quem deixou de lado a chatice a abraçou com vontade a falta de noção, foi nossa querida Sookie. Entendo as razões dela, mas aquele tapa… que coragem. Mesmo ficando de boa, o Eric continua show. O cara é todo seguro de si, fica com aqueles sorrisinhos perturbadores, enquanto o Bill só falta explodir de tão nervoso quando tá perto dele.

    Pra terminar, ADOREI o casal Jessica e Hoyt. Claro, ela estar parecidíssima com a minha musa mor top 1 Scarlet Johansson afetou meu julgamento. Mas acho que toda a interação, desde que ela entrou no bar, foi muito bem construída. A inversão de valores foi bem interessante, aguardo pra ver a Jessica jogar na cara do Bill que ele faz extamente a mesma coisa que ela quer fazer, e ele certamente não vai deixar.

    ResponderExcluir
  6. Boa sacada, Jackson. Eu nem considerei esse 'detalhe'. Acho que se o Lafa se tornasse vampiro ia ser interessantíssimo para série explorar num mesmo personagem todos os preconceitos retratados seja com cor, opção sexual e natureza. Vamos ver o que sai dessa subtrama.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. Ia ser massa se a primeira cena do próximo episódio fosse a Jessica, Hoyt, Bill e Sookie jogando wii juntos bwhahahuahuahua

    ResponderExcluir
  8. Mais um ótimo episódio esse. Tô impressionado como a série tá conseguindo me prender e fazer esperar ansiosamente para a próxima semana, esse gancho final da Daphne me deixou de cara.

    ResponderExcluir
  9. Ah p variar o ep foi muito bom!
    Nossa eu me contorsi toda vendo a cena da medica botando aquele remedio nas costas da Soockie.
    Ah eu gostaria de ter visto o Lafayette como vampiro, mas se não quiseram o trasformar(pelo menos por enquanto) tudo bem,! pelo menso ele está vivo!! o Lafa é o melhor amo ele !!
    Essa Maryan é muito da sinistra não gosto dela.
    E Será q essa Daphne é aquele bixo esqueisto q machicou a Sookie, ou ela tb foi uma vitima igual a sookie??
    Isso só vamos saber no próximo ep !
    Beijus

    ResponderExcluir
  10. Ah! esqueci de fala do Jason, Com certeza essa Sarah que algo mais com ele tá cara!

    ResponderExcluir
  11. Eu gostaria de ver Lafayette e Eric tendo um caso e quem sabe até se apaixonando no futuro! O que seria interessante, mais interessante até que o conflito entre Bill e Jessica (por causa do Hoyt) seria o conflito gerado dentro de Eric, já que o este critica tanto o Bill por dar tanta importância a uma mortal, ele também poderia ir pelo mesmo caminho... tudo bem que todo mundo quer ver o Hoyt desencalhar, mas ele pode simplesmente ficar com a Jessica e o Bill não se opor! =)

    Quanto à Daphne, acredito que descobriremos que ela na verdade é uma caçadora do "bicho esquisito"... está ali caçando o animal... Ela, assim como a Sookie, pode ter sido curada do veneno do bicho, mas como não tinha V para tomar, não perdeu as cicatrizes!

    Quanto a Maryann... queria que ela vibrasse até a mansão desabar em cima dela e ela morrer soterrada debaixo de toda a despensa... que personagenzinho chato!

    Tara tá mesmo chata, mas vai ficar legal quando ela começar a se voltar contra a Maryann e interagir mais com a Mamaloka dela... Jason... é um mal necessário né... personagem chato, que raramente rende boas cenas e que dificilmente será desligado da trama... podia aparecer mais pelado pra compensar... =P

    Ah... e o Sam apareceu pelado no último episódio então não tenho nada contra ele no momento!

    PS: Essa série é mesmo quente.

    PS2: Não sou tarado...

    ResponderExcluir
  12. E... eu não me lembro de ter visto nos Comentários nada sobre a Sookie ouvindo os pensamentos da Maryann...

    Alguém sabe que idioma é aquele? O que ela estava dizendo?

    Tudo bem que ninguém responde os comentários mas volto pra olhar!

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de True Blood mas não costumo ver porque nunca está a dar quando eu estou na tv mas estou a ler o livro e estou a gostar muito.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.