terça-feira, 18 de agosto de 2009

True Blood – 2x09 ‘I will Rise Up’

Comentário de episódio exibido no dia 16 de agosto nos EUA

Decididamente mais lento e bem menos envolvente que o (ótimo) episódio anterior (talvez pela falta de cenas de ação tão boas quanto as daquele), ‘I will Rise Up’ inegavelmente deixou a desejar, mas nem por isso abriu mão de trazer desenvolvimentos importantes para o arco final dessa 2ª temporada.

Leia mais...

    A começar pela jogada suja de Eric, o episódio deu o primeiro passo rumo ao tão comentado triângulo que pode se formar (informamente, talvez?) entre o vampiro nórdico, Sookie e Bill. Sobre isso aliás, e salvo engano, este é um dos elementos presentes na história narrada pelos livros nos quais a série se inspirou, o que não deixa de ser uma péssima notícia para quem não vê a menor graça nessa subtrama, mas ótima para quem torce para que um tempero maior surja ali. Fora isso, convenhamos que o “Sou parte dela agora” dito por Eric a Bill, promete aumentar a rixa entre os dois de forma exponencial, além de comprovar que Sookie inevitavelmente terá que lidar com os ‘efeitos colaterais’ de ter bebido o sangue de Eric.

    Outro relacionamento que também promete novos capítulos interessantes, diz respeito ao outrora bobão Hoyt e à insegura vampira Jessica, que teve que engolir a seco, mas nem por isso sem raiva, a afirmação de da amargurada e frustrada Maxine de que o novo casal jamais poderia ter filhos. De curioso dessa situação, fica mais uma vez o retrato que a série faz de gente como a mãe de Hoyt, que diz odiar esse ou aquele tipo de pessoa ou comportamento, sem nem mesmo saber explicar o porquê, o que reforça o aspecto crítico explorado ocasionalmente em True Blood.

    Agora, e a Tara, hein? Sempre tão malandra e vacinada contra manipulações e de repente vira essa presa fácil e influencíável da agora claramente destruidora de Maryann? Particularmente acho que essa trama em Bon Temps já deu o que tinha que dar. Já tivemos bacanais e demonstrações de perda de controle demais para contribuições de menos para o grande arco da temporada. Seria ok se tudo realmente girasse em torno de uma busca de conexão com os deuses como Maryann disse em dado momento, mas quando fica evidente que ela age motivada exclusivamente pelo desejo de se vingar de Sam, esse pedaço da história fica menos interessante a meu ver.

    Reclamações à parte, é bom saber que dado o encerramento do episódio, a história voltará a se concentrar inteiramente em Bon Temps até o desfecho da temporada, já que assim finalmente teremos as duas tramas até então exploradas colidindo. Não sei se Godric fará falta à série, mas não dá para negar que mesmo curta, a participação dele foi importante para evidenciar um aspecto até então não explorado na série: a de que mesmo com todo o poder que lhes cabe, eventualmente a natureza bizarra dos vampiros (ou a negação a ela) cobra seu preço que se traduz no cansaço de uma vida supostamente eterna que se esvai no desinteresse e nas desilusões alimentadas por milênios de existência.

    Mas e você, o que achou desse episódio?

12 comentários:

  1. eu gostei desse episódio, até derramei uma lágrima pelo Godric.
    Eric e Sookie. No livro ele lambe o sangue dela quando a menade a ataca, na série ele não faz isso. E aí, como é que só ela bebendo o sangue dele vai ter uma ligação? Assim qualquer um que tomar uma dose de V vai ter ligação com o vampiro doador.
    O Eric deve ter uma ligação direta com o Lafayette, já que os dois trocaram sangue.
    Hoyt e Jessica, awwwww.

    ResponderExcluir
  2. Kaká,

    existe uma diferença entre o "V" e o sangue tirado diretamente do vampiro.

    Pelo menos foi o que disseram no painel de True Blood na Comic Con 2009.

    ResponderExcluir
  3. Ae, levantei a bola lááá atrás que o Godric tava de saco cheio da vida. Compreensível. Impressionante o desespero do Eric, querendo morrer junto. Esse ator cada vez me surpreende mais… e pensar que na 1a temp eu achava que ele era só um poser (apesar de ótimo nessa função). Legal também o fim do Godric ao lado da Sookie. Uma cena que enquanto começava me pareceu tão clichê, conseguiu me fazer lacrimejar no final. Parabéns.

    Lafayette apavorou nesse episódio, MVP com certeza. Finalmente alguém viu que a Maryann não presta. E Tara, querida, vc se afundou tanto na chatice nessa temporada… aliás, na insuportabilidade. Só se salva se matar sangrentamente Maryann e “Negão Sem Carisma” Ovos. De livre e espontânea vontade, claro. Nada de zóinho preto Supernatural Style.

    ResponderExcluir
  4. Rafael, eu achava que o V era o sangue do vampiro e deram esse "apelido". :) Será que diluem o sangue do vampiro em alguma coisa?

    Lafayette is the best!

    ResponderExcluir
  5. Pela primeira vez eu posso usar esse adjetivo para um episódio de True Blood: Belo. Legal como uma série possa ter tantas camadas assim. Não foi tão bom quanto o episódio anterior, mas só por mostrar esse outro lado da série, já foi um grande destaque.

    Que elenco fantástico! Que parte técnica maravilhosa! LOST é minha preferida absoluta, mas só pela constante evolução que True Blood vem tendo, certamente ela vem logo atrás.

    Globo de Ouro neles!

    ps: Eu pensei a mesma coisa que Kaká! O sangue de vampiro não era a mesma coisa que "V"?

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito do episódio!

    Achei emocionante a despedida do Godric com o Eric e depois com a Sookie, os diálogos foram profundos, vou sentir saudade desse vampirinho!

    Também o diálogo da Sookie com o Jason no quarto do hotel foi algo bonito sem ser piegas!

    Só não estou achando interessante o que está acontecendo em Bon Temps!

    ResponderExcluir
  7. LOST é minha preferida absoluta, mas só pela constante evolução que True Blood vem tendo, certamente ela vem logo atrás. [2]

    Gostei muito do episódio! Talvez por esperar algo pior pelos comentários...

    Cada vez mais perto do final, com o fim da trama em Dallas, e com a Maryann desistindo de seus jogos e partindo pra cima do Sam com tudo, que procura....Andy.

    E, é claro, a despedida do Godric. Impressionante como um personagem que vimos tão pouco pode nos marcar assim! Vai fazer falta.

    ResponderExcluir
  8. Episódio morno mas não deixou de ter suas cenas importantes e cumprir a sua parte. Não sei se vou sentir falta do Godric, o modo dele agir não me cativou muito e achei que a cena final deixou um pouco a desejar. Que venha domingo.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei do ep achei do mesmo patamar q o anterior , relamente não teve cena de ação etc, mas quem disse q trublood é só isso? foi um ep muito importante. Chorei muito pela morte de Godric. e eu acho q essa subtrama de romance entre Sookie e Bill e Eric é importa sim p trama. e o Lafa heim mais 1 vez mostrando q é macho muito mais de q muito homeem q se diz q é mahão etc. Lafa forever. Concordo na parte na Maryann a estória dela já deu o q tinha q dá tá na hora de ela ralar o peito de Bon Temps,gostaria q ela morrese + acho q não vai ser possivél então ela q vá mebora de 1 vez. heeh

    ResponderExcluir
  10. Acho que a Maryann vai morrer só no último episódio dessa temporada.

    Tenho uma dúvida: Porque o Goric se matou? Juro que não entendi, fiquei boiando.

    ResponderExcluir
  11. Acho que Eric tem que morrer e Lafayette dar uma porrada em Maryann ;D

    ResponderExcluir
  12. O conteúdo deste episódio pode ser comparado ao episódio 6 da primeira temporada: "Cold Ground" no que diz respeito a emoção, sentimento e beleza: teve cenas como a Sookie comendo a torta, a 1ª vez dela com o Bill, Tara fazendo as pazes com a mãe, Sam e Tara juntos para abrandar a solidão daquele momento, Jason chorando pelo vazio que estava sentindo mesmo durante um ato sexual, tudo com um trilha sonora maravilhosa como Half of You da Cat Power.
    E neste episódio da 2ª temporada teve a mesma carga emocional, com cenas como Lafa buscando sua prima, Sookie e Jason tendo uma conversa de irmãos, Godric se despedindo de Eric desolado e frágil e o grand finale com Sookie, uma mortal ao lado de um vampiro de mais de 2.000 anos nos seus ultimos instantes de vida.

    Godric era um personagem incrível? Sim, mas se a sua despedida é capaz de causar este turbilhão de sentimentos que grande parte dos telespectadores sentiu e é capaz de deixar questionamentos tão contundentes e aproveitáveis no nosso mundo real, então sua partida foi justificável e indispensável.

    Seria mesmo dificil manter uma criatura tão poderosa na série, alguém que tudo pode fazer num estalar de dedos. E acho que um ser que evoluiu ao longo dos séculos, milênios, se tiver consciencia, com certeza um dia ficaria cansado de ver a sua espécie cada vez mais bestial perante a outra que destrói tudo o que não compreende. Que perspectivas ele teria de continuar vivo?

    E fica uma frase brilhante do Godric: "Não vejo problemas em tratarmos eles como iguais. A Sociedade do Sol surgiu porque nós não o fizemos."

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.