sexta-feira, 18 de setembro de 2009

FlashForward – Ep. 1x01 “Piloto – No More Good Days”



Um livro respeitado por trás, comparações e hype antecipado. O que geralmente pode ser a receita de fracasso para qualquer produção que crie expectativas demais, acabou jogando a favor de FlashForward, nova produção da ABC que estreia oficialmente no próximo dia 24 de setembro nos EUA, e cujo ótimo episódio Piloto aparece desde já como aquele a ser batido nessa temporada.

Leia mais...

    A trama – a humanidade tem flashes do futuro depois que um apagão de 2 minutos e 17 segundos tira suas consciências de forma simultânea e momentânea – todos já conheciam, mas duas perguntas fundamentais permaneciam no ar: será que a narrativa seria suficientemente interessante e instigante? E os personagens, teriam força para nos conectar à uma história sustentada basicamente por suspense, muito mistério e, claro, drama? Julgando pelo Piloto a resposta para ambas é um animador sim.

    Contando com uma boa sequência de ação (a perseguição de carro que termina no apagão que logo em seguida revela o imenso caos) e uma direção equilibrada e segura de David Goyer (que co-escreveu o roteiro ao lado de Brannon Braga, também criador da série), esse episódio Piloto é impecável em praticamente todos os aspetos técnicos e criativos.

    Objetiva, a introdução dos elementos que compõem o universo da série é feita de forma eficiente, já que consegue tanto nos dar nuances de quem são aqueles personagens (com destaque para o casal Mark e Olivia Benford) quanto criar a ambientação perfeita que acolherá o grande mistério de escala global que a trama irá explorar.

    Repleto de referências à Lost (vide o outdoor da Oceanic aparecendo), série que inegavelmente serviu de inpiração pelo menos no que tange à estrutura narrativa, o que esse episódio de FlashForward faz além de mostrar os primeiros desdobramentos provocados pelo fenômeno (caos, medo e dúvida generalizada), é apontar os possíveis caminhos que serão percorridos ao longo dessa temporada de estreia.

    E é assim, de forma muito promissora que FlashForward começa sua caminhada na tv apresentando uma trama ambiciosa, mas que na essência pretende - através de seus diversos e bons personagens - explorar ‘apenas’ uma única questão fundamental: se você tivesse a chance de enxergar o seu futuro, iria fazer de tudo para evitá-lo ou para que ele se tornasse realidade?

    Outras observações:
    - Julgando por suas reações, fica a impressão de que as crianças (Nicole e depois o garoto atendido por Olivia no hospital) tiveram flashes mais claros do que os dos adultos. Assim, será que eles tem mais consciência de tudo ainda que não entendam as consequências daquilo?
    - Um canguru solto pelas ruas de Los Angeles? Um urso polar numa ilha tropical? Mera coinscidência ou outra boa referência ao Piloto de Lost.
    - Curioso que Mark (Joseph Fiennes) e outros personagens tenham dito que seus flashs passavam muito mais a sensação de serem memórias do que sonhos de um futuro, o que me leva a uma teoria preliminar.
    - E se o que todos viram foi na verdade o espelho para o futuro de um universo alternativo? Algo como ver acontecimentos diferentes baseados em ações não tomadas ou vividas antes. Afinal, como explicar que Aaron (o padrinho de Mark no AA) tenha visto algo que não poderia ocorrer dali a seis meses (sua filha viva)?

15 comentários:

  1. A série promete, inclusive já introduzindo o mistério de quem era a pessoa no estádio que não sofreu com o blackout. Um forte chute, talvez seja o Dominic Monaghan :-)

    Falou.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante desse episódio. FlashForward tem um fardo pesado para carregar: a grande esperaça da ABC de repetir (ou pelo menos se aproxomimar) o sucesso de Lost. Normalmente, quando todo mundo vai ver uma produção com tanta expectativa, vem a decepção. Não foi o caso dessa série.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Espero muito que cada temporada abranja 1 mes desses seis meses. assim tem tempo para desenvolver bem a trama!

    gostei muito, prevejo muitos duelos dos que querem manter o futuro como viram, e os que querem muda-lo!

    E na minha impressão, ficou claro, pra mim, e provavelmente estou errado, que o cara que não apagou é o cara que se disse pai do garto, e o cara da visão de Olivia,

    isso não é spoiler, e uma teoria minha ( sim ja começou ehehehe )

    não li o livro, e vou evitar de fazelo! vou deixar o livro para quano terminar a série!

    ResponderExcluir
  4. A série realmente surpreendeu em seu episódio piloto. As atuações são bastante convincentes e a trama parece estar bem atrelada. Tive essa mesma sensação quando assisti o episódio piloto de Fringe e a série não decepcionou, ao contrário, teve fôlego pra manter um excelente nível.

    Pelo visto estamos muito bem servidos de séries nos próximos 12 meses. Fringe e FlashForward seguido da última temporada de Lost e, depois, terceira temporada de True Blood.

    Vou deixar as teorias para depois, porém, a do David me pareceu muito plausível e interessante.

    O ponto alto do episódio pra mim foi a gravação da camera de segurança do estádio mostrando a figura estranha caminhando enquanto todos estavam inconscientes. Confesso que me deu um baita frio na barriga.

    É isso aí!

    ResponderExcluir
  5. o cara viu a filha no futuro porque ela não morreu... fizeram ele acreditar que ela tinha morrido

    simples

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do piloto! A série lembra demais Lost, o que, vamos combinar, é muito bom! Tb tô na torcida pra durar muitas temporadas e podermos aproveitar!

    ResponderExcluir
  7. realmente o piloto foi bom e é inegável a semelhança com o piloto de lost, a cena que mark se levanta e ouve os gritos help, e sai correndo para ajudar é quase identica, não a gravação, mas a sucessão, com a cena de jack se levantando, shannon gritando, e o resgate das pessoas e em especial o de rose, sem falar do canguru.
    Davi discordo com você, no que disse das crianças, spó tivemos referência a duas crianças, o menino no hospital conhecia olivia, pois seu pai estava se relacionando com olivia, mas o que mais me deixou curioso, após o homem no estádio(também acho que seja o dominic) foi qual a visão da filha de olivia, porque eles a esconderam e ela só disse que foi um pesadelo?
    Também acho que a filha de aaron não tinha morrido, e será se necessariamente aqueles que não tiveram visão estão mortos no futuro, ou apenas dormindo, num coma?
    Cheio de questões e coisas a investigar, espero que os próximos episódios sejam tão empolgantes como lost foi após o piloto, tomara que rendam por um bom tempo.
    Mas em contraposição, achei que pelo piloto essa série será mais lenta que lost, mais leve e de fácil acompanhamento, pois o piloto foi bem auto explicativo, pra mim depois do de lost, o melhor piloto das séries que já vi.

    ResponderExcluir
  8. A série vai estrear dia 24 e o Piloto vazou, é isso? Então esse post é spoiler? É isso? rs...

    Queria ter visto antes de ter lido algumas partes e tal...

    ResponderExcluir
  9. Por isso que os comentários propriamente ditos sobre o episódio estavam no "Leia mais", Breno ;)

    ResponderExcluir
  10. noobices a parte....

    a 1ª impressão q estava tendo no meio do episódio é que tava mais pra ser sucessora de Prison Break...ahushuas

    mas depois da cena do estádio senti aquele velho e bom gosto de Lost *-*

    Acho que a teoria dos espelhos é pouco provável se não a série seria inútil...pode até ter acontecido de algumas pessoas terem visto universos paralelos e outras universos reais....bom... são N possibilidades que podem vir a tona...



    ahhh... davi da um edit ali no "uso polar"

    ResponderExcluir
  11. Eu acabei de ver o ep, e gostei muito, várias semelhanças com Lost,enfim muito bom ficou com um gostinha de quero +, e respondendo a sua pergunta se você tivesse a chance de enxergar o seu futuro, iria fazer de tudo para evitá-lo ou para que ele se tornasse realidade?
    R: Se o meu futuro fosse bom, não e se fosse ruim sim fari de td p evitar hehe.

    Bom eu vou ver o ep de novo depois pq eu não vi o cartaza q vc disse da Oceanic. Vou prestar + atenção.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que o Cho está mentindo! Acho que é ele quem vai atrás do Mark para matá-lo no 29 de abril... rs!
    Só um palpite... é que no começo quando ele fugiu do assunto de comentar seu flash, tive essa impressão...

    Só uma dúvida, o dia em que se passo o episódio é 24 de setembro, né?

    ResponderExcluir
  13. Assistindo novamente ao episódio, vi que o pai da Tracy diz que o único jeito de identificá-la foi fazendo DNA nos seus restos mortais... e no flashforward dele, ela não pareci amuito saudável, nem estava de pé, estava deitada...

    Pois bem, é muito mais certo pensar que ela foi amputada, salva por algum civil e dada como morta... isso certamente foi o que passou pela cabeça do pai dela!

    É muito óbvia essa teoria do universo paralelo, ainda mais com Fringe abordando esse tema recentemente e no mesmo canal, se não me engano...

    ResponderExcluir
  14. A melhor coisa de Flashforward é ter um parentesco com Lost e não parecer velho ou antiquado.

    Bons personagens servindo um roteiro enxuto é tudo o que pedimos para um programa que quer suceder Lost.

    ResponderExcluir
  15. Igual ao amigo ali acima, logo que o Japamericano disse que ñ tinha tido flash, eu não acreditei! Mas agora não sei mais.
    E acho que o cara que ficou acordado é o Bill de True Blood! ;p
    Valeu!

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.