quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Fringe – Review do episódio de estreia da 2ª temporada

Review antecipada do episódio 2x01 “A New Day in the Old Town
com exibição programada para o dia 17 de setembro nos EUA.


Por Jace do Televisionary

Tive oportunidade de assistir a fantástica e empolgante estreia da 2ª temporada de Fringe ("A New Day in the Old Town"), que apresenta uma nova e intrigante direção à série e força seus protagonistas a assumirem um papel mais proativo na ação.

Leia mais...

    Embora eu não vá comentar muito sobre as várias viradas na trama (e há algumas particularmente surpreendentes além de uma que achei precipitada), posso dizer que a sequência de abertura desse episódio de estreia da temporada deve ser uma dos melhores - se não a melhor -, na curta história de Fringe. Há um momento chocante que não só faz o telespectador lembrar quão assustadora e aterrorizante a série pode ser, mas também nos suga de volta a esse sombrio mundo onde qualquer coisa é possível.

    Essa ação envolve Olivia Dunham e o que acontece nela é ao mesmo tempo chocante, empolgante e um tanto quanto aterrorizante. Essa sequência também serve para trazer os Bishops de volta ao centro das atenções à medida em que Walter e Peter são chamados para investigar uma estranha anomalia e acabam cruzando com a curiosa agente novata do FBI, Jessup, personagem claramente introduzida para ser o ponto de ligação substituto de Charlie Francis entre a Divisão Fringe e o FBI. (Que fique claro no entanto que Kirk Acevedo, aparece nesse episódio de estreia da temporada e desempenha um papel fundamental.)

    Embora ainda não tenha me simpatizado com a personagem Jessup (falta charisma à ela nessa pimeira participação), ela serve não apenas para sacudir as coisas com os membros da Divisão Fringe, mas também para apontar algumas perguntas que novos fãs da série podem ter sobre o que se passa ou relembrar os fãs mais antigos que podem estar com a memória enferrujada. (Para os que se lembram bem do que a Divisão Fringe faz e quem são aqueles personagens, essas cenas soam um pouco expositivas demais.)

    Quem ficou curioso para saber o que aconteceu exatamente naquele outro universo paralelo onde Olivia encontrou William Bell vai ter que esperar um pouco mais para saber a verdade, já que os produtores sabiamente decidiram manter os acontecimentos daquela cena um mistério a ser desvendado em outro momento. Dito isso, fica óbvio que algo importante aconteceu entre Olivia e William e que a conversa dos dois será um ponto importante para a segunda temporada.

    Já sobre Peter, que foi criticado por muitos por ser reativo e tangencial demais à trama da primeira temporada, aparece num papel mais proativo nesse primeiro episódio, espertamente mudando o papel que a Divisão Fringe ganha investigando o padrão e salvando a pele de ninguém menos que Philip Broyles. Não vou dizer qual é o problema no qual Broyles se mete, mas direi que ele afeta a existência do time e que isso vai levar Peter a livrar Broyles de um grande problema. (Por falar em Broyles, fiquem de olho numa virada de trama interessante envolvendo o personagem.)

    Adicionalmente, os roteiristas estão ajustando o foco que antes se concentrava na dinâmica interpessoal dos membros da Divisão Fringe e apontando para seus passados. A história introduzida na primeira temporada sobre Peter Bishop não ser o Peter de seu universo continua importante e central além de estar mais viva na mente de Walter. Como isso vai se desenrolar ainda é um mistério, mas há um desenvolvimento tocante nas mini revelações que ocorrem na mente de Walter sem que Peter saiba.

    Infelizmnte, Astrid continua parecendo ter pouco a fazer e torço para que isso mude à medida em que a temporada evolua. Mais uma vez ela fica reduzida a ajudar no laboratório e a atuar como espécie de babá de Walter, sendo assim, espero que os roteiristas desenvolvam a personagem e dêem a ela mais espaço.

    De uma forma geral, o episódio de estreia da 2ª temporada de Fringe oferece uma jornada hipnótica de volta ao conturbado mundo da Divisão Fringe ao mesmo tempo em que altera de forma habilidosa o padrão dessa intrigante série de formas inesperadas e gratificantes. Mal posso esperar para ver o que virá a seguir.

9 comentários:

  1. Meu Deus, bastava Dexter para me deixar naquela expectativa, agora vem você com tantas informações, sem aprofundamento nenhum, deixando a gente atordoado, sem definar nada. Você me deixa realmente instigado!

    Salve Dude!Ahhhhhh!

    ResponderExcluir
  2. Renan, tenha certeza que fiquei tão curioso e ansioso quanto você para ver o episódio :p

    ResponderExcluir
  3. O que me deixou mais curiosa foi o fato de não mostrarem o que aconteceu entre Olívia e William. Acredito que isso foi uma ótima estratégia e mal posso esperar para ver as reações e a nova postura de Olivia. Assim como tu, Davi, acho que algo importante deve ter acontecido e com certeza isso não vai passar em branco, e alguma mudança no comportamento dela, acredito, vamos observar.

    Muitas expectativas!

    ResponderExcluir
  4. Bom eu só vou ver o ep quando a 2 temporada começar, e eu não li seu review + eu já fiquei feliz pelo q vc disse no começo do texto. Uma fanstástica e empolgante estreia. então isso q dizer q Fringe começa com tudo =]

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, só pra deixar claro de novo, eu ainda não vi o episódio também. Só traduzi o texto do Televisionary ;)

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Nossa Davi... assim fica difícil esperar até dia 17, né? hahahahahahaha

    Eu ouvi falar, acho que a fonte é o painel da Comic-Con, que vão contar a história do Peter ou pelo menos parte dela nessa temporada, e parece confirmada essa informação já nesse review.

    ResponderExcluir
  7. Pensei que o episódio tivesse vazado. rsrs

    ResponderExcluir
  8. Davi, você tem alguma notícia sobre o lançamento do DVD ou Bluray no Brasil?
    Na Amazon já está em pré-venda.

    ResponderExcluir
  9. Final de outubro, Humberto, mas por enquanto não há informação se o Blu Ray chega ao Brasil junto do DVD ;)

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.