quarta-feira, 23 de setembro de 2009

House – 6x01 / 6x02 "Broken"

Episódio exibido no dia 21 de setembro nos EUA


“Somos todos patéticos e isso é o que torna tudo interessante”

Adjetivos elogiosos para definir a estreia da 6ª temporada de House não faltam, mas optando pela objetividade, basta dizer que “Broken” (episódio especial duplo) foi simplesmente o melhor da história da série até aqui. Diferente, divertido, cheio de viradas interessantes e sobretudo emocionante, o episódio surge como um divisor de águas na série, que investindo numa mudança significativa de seu protagonista, agora tem tudo para voltar à boa forma.

Leia mais...

    Dirigido por Katie Jacobs (produtora da série) e roteirizado por quatro pessoas (sendo uma delas o próprio criador da série, David Shore) “Broken” é praticamente um filme da série. Retomando o gancho do final da temporada anterior quando House se interna num hospital psiquiátrico, o episódio se concentra inteiramente em mostrar o esforço do médico em não só se livrar de seu vício em Vicodin, mas também em encontrar o reequilíbrio mental há tempos perdido.

    No processo – que nos leva por uma verdadeira montanha russa de emoções – House conhece pessoas tão miseráveis psicologicamente quanto ele (com destaque para o irritantemente divertido Alvie) e inicialmente agindo como a misantropia que lhe é peculiar, se vê progressivamente obrigado a mudar de postura principalmente depois de um terrível incidente envolvendo um outro paciente e sobretudo por conta da influência de um médico tão teimoso e inteligente quanto ele próprio (o Dr. Nolan feito pelo ótimo Andre Braugher) e por seu rápido, mas impactante envolvimento com Lydia (Franka Potente de Corra, Lola, Corra).

    Belíssimo em toda sua concepção (trilha sonora ótima e fotografia idem) e absolutamente corajoso mesmo quando decide apelar para soluções simplistas (na cena em que o paciente herói ‘cura’ a mulher muda), “Broken” expõe as várias nuances da psique de House de um jeito que nunca vimos. E assim, ao apontar um caminho de mudança em seu comportamento, ele ficará marcado como O episódio de Hugh Laurie na série, que mais uma vez perfeito na composição de seu mais famoso personagem, consegue provocar em simples gestos e ações, emoções tão distintas quanto a frustração (de não o vermos tendo o controle) e mais tarde o inevitável prazer das lágrimas que terminam, como na imagem que abre esse post indica, num sorriso.

    House voltou aos bons tempos meus amigos. Inteligente e sarcástico como sempre, mas diferente como nunca no que promete ser a melhor temporada da série. Alguém duvida?

    A 6ª temporada de House tem estreia prevista no Brasil para o dia 22 de outubro via Universal Channel

21 comentários:

  1. Eu sei que é piegas e patetico, mas eu chorei nesse episódio. O melhor que já assisti ate hoje. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Cara pra mim esse episódio teve um gostinho diferente, pq há menos de dois meses comecei a assistir House. Devorei 5 temporadas com o objetivo de ver Broken essa semana.
    Concordo com Davi, adjetivos não faltam. Relamente me emocionel com esse episódio. Fantástico. O episódio 2 da 2ª temporada tbm foi muito emocionante, mas esse superou tudo. Muito bom. Valeu a pena ter assado tamto tempo baixando e assistindo as temporadas anteriores.

    Valeu.

    Mais uma coisa, tenho todas as músicas que já tocaram nos episódios, alguém sabe onde conseguir cada música desta temporada depois que episódios são exibidos?

    ResponderExcluir
  3. Não sei se eu chamaria de "o melhor da série", mas certamente um dos melhores. Vamos ver pra onde a coisa vai agora...

    ResponderExcluir
  4. Ótimo episódio e promissor começo para a temporada... desde que os produtores não insistam muito com o formato clássico da série: paciente com doença exótica, solução brilhante de House que não dá certo, tensão na equipe médica, epifania e nova solução brilhante de House.

    Se eu fosse da equipe de produção, colocaria o personagem de House mais próximo do Sherlock Holmes - uma espécie de médico consultor - pelo menos por alguns episódios. Afinal, o personagem está diferente, não?

    De um jeito ou de outro, palmas para Hugh Laurie, o cara que realmente parece carregar a série nas costas!

    ResponderExcluir
  5. Episódio emocionante e muito bem roteirizado, dirigido e principalmente, interpretado ...
    Fica agora a minha ansiedade de saber como a série vai se virar daqui pra frente com o House em um novo estágio psicológico ...
    Essa série não pára de me surpreender !

    ResponderExcluir
  6. Davi vc disse tudo esse foi o melhor ep de tosa a série até aqui, eu acabei de ler e chorei litros hehe só eu achei q tinha me emiconado com esse ep. o Haugh Lairie taav impecavel, espero q essa 6 temporada seja tão boa quanto foi esse ep especial de 2 horas . Ah eu adorei o Alvie será q ele aparece de novo nessa temporada?? =]

    ResponderExcluir
  7. Apesar de acompanhar umas 10 séries, sou absolutamente fanática por House. É uma daquelas coisas misteriosas da vida, sabe. Também estou falando pra todo mundo: HOUSE VOLTOU. Não só a surpreender, o que não acontecia desde a quarta temporada, que foi fantástica e cheia de riscos, mas esse episódio deu um sopro de vida novo na série. Não sei se é a ressaca de uma quinta temporada decente, mas muito irregular e com uma season finale apesar de boa, extremamente frustante em alguns pontos, mas dá pra sentir que a página tá virando. Mesmo que no final do, vamos chamar de "arco da não licença" (hehe), volte ao normal. Pq House mudou, e principalmente nossa visão sobre ele mudou. Isso renova qualquer série, meu amigo.

    ResponderExcluir
  8. *Spoiler de House*




    http://www.seriemaniacos.com.br/blog/atriz-do-elenco-fixo-de-house-deixa-a-serie/

    ResponderExcluir
  9. "Cara pra mim esse episódio teve um gostinho diferente, pq há menos de dois meses comecei a assistir House. Devorei 5 temporadas com o objetivo de ver Broken essa semana.
    Concordo com Davi, adjetivos não faltam. Relamente me emocionel com esse episódio. Fantástico. O episódio 2 da 2ª temporada tbm foi muito emocionante, mas esse superou tudo. Muito bom. Valeu a pena ter passado tanto tempo baixando e assistindo as temporadas anteriores."

    Me deu medo.....fiz a mesma coisa que o Thiago ahsuhausas

    Em julho estava procurando uma série pra substituir PB e encontrei essa magnífica obra (a série em geral) tão intrínseca, emocionante.

    Este episódio vai ficar pra história da série...tão diferente...provavelmente um dos melhores roteiros que ja vi em house.
    Mas como Thiago falou.....vou com ele e com o Hugh na escolha do melhor episódio, o 202.
    Tenho que mencionar o final da 4ª tbm! Maguinífico.

    Espero que esta temporada seja inovadora....com roteiros inspirados. Pra te post aqui no dude, claro hahahaha.

    E será mesmo que "People don't change"?

    ResponderExcluir
  10. Ótimo começo de temporada, realmente demais!!! Mas eu curti mesmo foi o final do episódio com a sugestiva frase que aparece no ônibus que o House toma para ir embora "Prepare to succeed" e a camiseta com o smile... muito bom!

    Ansiosa pelos próximos episódios!

    ResponderExcluir
  11. Jonatas Corteze, cara eu também procurava uma série pra substituir Prison Break...kkkkk

    Escolhi House por causa dos comentários que já havia lido aqui no Dude e pq minha namorada já era fã.
    Aliás, tirando Lost, todas as séries que assisto são por causa do Dude.

    Se alguém tiver alguma dica sobre onde encontrar as músicas que passam nos episódios...comentem aí.

    Ou me mandem um e-mail: thiagoce@gmail.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Desculpe os erros de português, eu teclo muito rapido depois fico com preguiça de ler p ver se tá td certo heheh =P

    ResponderExcluir
  13. "Jonatas Corteze, cara eu também procurava uma série pra substituir Prison Break...kkkkk

    Escolhi House por causa dos comentários que já havia lido aqui no Dude e pq minha namorada já era fã.
    Aliás, tirando Lost, todas as séries que assisto são por causa do Dude."

    Pronto!!!! você só pode ser meu clone HUAHSUHAUHSUAHSUHAUSH

    dude rules o/

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkk

    Jonatas Corteze, que coincidência, cara.

    valeu parceiro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Acho que mudará um pouco sim, mas não ao ponto de se tornar um outro médico.

    Acho que ele terá altos e baixos. Ora no estado emocional que estamos acostumados a ver, ora neste novo e inusitado House.

    ResponderExcluir
  17. Bom galera, encontrei algumas das músicas que tocaram no episódio Broken.

    .Radiohead – No Surprises

    .Cole Porter – I Love Paris (Maurice Chevalier)

    .Robert Schumann – Scenes from Childhood, Op. 15, I

    .Iron & Wine – Love Vigilantes

    .Bach – Cello Suite nº1 – Prelude

    .The Frames – Seven Day Mile


    Valeu..

    ResponderExcluir
  18. Eu simplesmente AMEI este episódio!!!
    Perfeito!

    ResponderExcluir
  19. Bom pessoal, pra quem gosta de música como eu e pra quem curte muito a relação de House com a boa música, segue todas as músicas que tocaram no episódio Broken.


    "No Surprises" - Radiohead

    "Little Cabin Song" - Billy Moon,
    Sharkey & Zooks from the Spark

    "Kinderszenen Op. 15 (Lydia plays Schumann on the piano)

    "Love Vigilantes" - Iron & Wine

    "Symphony No. 5 in C Minor, Op. 67: Allegro Con Brio" (House plays Beethoven on the piano)

    "Poison Pushy" - Stanton Moore

    "No Smoke Without Fire" - James Hunter

    "Impromptu #3 in B flat" (Lydia plays Schubert on the piano)

    "For He Is An Englishman" (House sings)

    "Harmonia" - Cass McCombs

    "I Do Not Fear Jazz" - Big Strides

    "Life" - Sly & The Family Stone

    "No Moon At All"

    "Night Train"

    "I Love Paris" - Cole Porter

    "Every Time We Say Goodbye" - Cole Porter

    "Kinderszenen, Op. 15" (House plays Schumann on the piano.)

    "Macarena/Macarena River Remix" - Los Del Rio

    "You're Nobody Till Somebody Loves You" - Hal Richter & Jay-Bird sing

    "The Magic Flute" (The Mozart song the music box plays)

    "Cello Suite #1, Prelude in G Major" (Silent Girl plays Bach on the cello)

    "Seven Day Mile" - The Frames

    É isso aí...que venha Epic Fail.

    Abraços..

    ResponderExcluir
  20. O Melhor mesmo... emocionante...a serie precisava de umamudança a cada capitulo que passava o proprio espectador se sentia pesado com um clima obscuro a cada capitulo..pelo menos me senti assim.. agora depois desse capitulo um alivio como o próprio espectador estive curado junto.... meus parabens.

    ResponderExcluir
  21. Episódio perfeito! Não me emocionava desde a morte da Amber.


    - Destaques para a música de abertura e de encerramento.

    - House se tornou meu personagem preferido, antes era o Dexter.

    - Melhor episódio da série mesmo.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.