terça-feira, 1 de setembro de 2009

True Blood – 2x11 “Frenzy”

Comentário de episódio exibido no dia 30 de agosto nos EUA


Se tratando de penúltimo episódio de temporada, “Frenzy” ficou longe de ser empolgante, mas para ser justo, tem méritos. Construindo expectativas para um final que só será exibido na tv americana no dia 13 de setembro*, a narrativa ficou concentrada basicamente em duas frentes: revelar afinal, o que é a mênade Maryann e como ela foi parar em Bon Temps, e mostrar os esforços de humanos e vampiros para derrotá-la. (Quase) Tudo muito bom, mas o que realmente fez esse episódio valer à pena foi a introdução da linda e sarcástica rainha dos vampiros, Sophie Anne, personagem da não menos bela Rachel Evan Wood.

* O atraso de 1 semana na exibição do episódio final da 2ª temporada foi causado pelo feriado do dia do trabalho que este ano, será celebrado no dia 7 de setembro nos EUA.

Leia mais...

    Tudo bem que ainda não é hora de fazer balanço da temporada, mas depois de criar um arco empolgante na trama desenvolvida em Dallas, a falta de fôlego ficou notória quando tudo se focou exclusivamente na trama de Maryann, que perto do fim, deixa a impressão de não ter rendido o que poderia (ou deveria). Sobre esse esvaziamento aliás, credito sobretudo a péssima ideia de transformar os fiéis seguidores da mênade (leia-se 99% dos personagens secundários de Bon Temps) em uma espécie de zumbis com retardo mental, o que por tabela diminuiu o impacto recorrente de vermos uma cidade dominada pelos encantos de um ser sobrenatural como ela.

    E se a trama da mênade não convenceu, pelo menos tivemos uma explicação satisfatória sobre o que ela é através das palavras da rainha Sophie (mais sobre ela daqui a pouco). Assim, ao associar a chegada de Maryann a Bon Temps com aquele bizarro ritual ao qual Tara se submeteu ainda na 1ª temporada, pudemos entender porque a Sra. Jeanette foi morta e porque Tara ganhou tanta atenção dela, já que consumida pelo ódio, a melhor amiga de Sookie funcionou como o catalisador perfeito para um ser que se alimenta exatamente desse tipo de sentimento.

    E como falei em objeto de desejo de Maryann, não dá para ignorar Sam revelando sua natureza para Jason (ainda bancando o Rambo caipira) e Andy, que diga-se, é agora uma figura muito mais equilibrada e complexa do que aquele de antes, o que por sinal pode significar uma coisa: se passamos a nos importar com um personagem que antes era só um ‘mala’, logo seu fim pode estar próximo. Será?

    Ainda sobre Sam, interessante notar a evolução pela qual o personagem passou ao longo da trama até aqui. De alguém que tinha ojeriza por vampiros a alguém que passou a respeitar um deles (Bill) e a buscar a ajuda de outro (Eric), muita coisa mudou para o dono do Merlottes. Dessa forma, Sam chega ao final de temporada carregando nas costas o peso de ser o centro do conflito estabelecido, e assim, como fã do personagem torço muito para que seu desfecho não signifique sacrifício e consequente desligamento da série.

    Agora, voltando a falar da rainha Sophie Anne, me parece inegável que sua personagem tenha sido o grande trunfo dessa reta final. Já à vontade no papel, a bela Evan Rachel Wood chegou roubando a cena e provando que sua participação na já confirmada terceira temporada da série tende a ser das mais impactantes e importantes. Em “Frenzy”, suas frases e tiradas provocativas serviram não só para provar que os grandes personagens da série são mesmo femininos, mas também para acrescentar um tempero a mais na crescente guerra fria estabelecida entre Eric e Bill por causa de Sookie, um conflito que aliás, deve ser muito mais explorado no terceiro ano da produção.

    Com menos humor que o de costume, mas bem movimentado, “Frenzy” não foi um episódio perfeito, mas ao amarrar bem as pontas soltas jogadas até aqui, deixou com a cena do (na falta de uma definição melhor) ‘ninho do mal’, um gancho interessante para o encerramento da temporada que consolidou True Blood como uma das séries mais divertidas e populares da atualidade.

    Outras observações:
    - Irremediavelmente mal amada, Maxine adiciou um elemento novo para a boa subtrama do envolvimento de Hoyt e Jessica ao lançar verdades incovenientes para o filho que fatalmente voltará correndo para os braços da jovem vampira que não leva desaforo para casa.
    - Que os vampiros se deslocavam com extrema rapidez nós já sabíamos, mas que eles (ou pelo menos alguns deles) podem voar é novidade, não? Que outras surpresas ainda estariam reservadas?
    - Paixonite aguda por um personagem apagado. So isso explica o fato de Tara ter deixado (temporariamente, espero eu) a lista de personagens mais interessantes da série. Queremos aquela Tara irresistivelmente irrascível de volta. Die Eggs!
    - E o Lafa, hein? Como explicar o fato dele também ter sido enfeitiçado por Maryann se não pelo trauma ainda vivo em sua memória? Aliás, será que ainda vai dar tempo disso ser reexplorado no último episódio?
    - Tudo bem que cenas grotescas e bizarras fazem parte da série há tempos, mas bem que podíam ter nos poupado de ver o sherife Dearborne dançando de cuecas, não? :p

15 comentários:

  1. Episódio normal, serviu mesmo pra "amarrar as pontas" como você colocou, para o season finale que deverá ser ótimo. O forte do episódio foi a introdução da rainha dos vampiros e seu palácio, agora é esperar duas semanas :-(

    ResponderExcluir
  2. Davi, se possível, e se você quiser da uma olhada no meu álbum do Orkut, eu fiz no BuddyPoke os perspnagens do Lost e tbm tem uma foto dos de True Blood, se vc quiser dar uma olhada eu agradeço!

    Aqui vai o link do álbum

    http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=2598470723791454576&aid=1245056076

    :P

    ResponderExcluir
  3. Concerteza a melhor parte do episodeo foram as cenas com a rainha! Rachel arrasa demais! =D

    ResponderExcluir
  4. Nossa, pelo jeito vou ser a voz do contra. Achei inútil a Rainha. Muita afetação, muito forçada... não sei se a atriz não me convenceu, mas não gostei. Muita aparência e pouco conteúdo, achei um desperdício de de tempo. Tirando a explicação sobre a Maryann e a sugestão de que Bill e Eric deveriam se transar e resolver logo a tensão entre os dois (sensacional!)


    Fora isso, o Jason imaginando bizarrices literalmente animais sobre o Sam. Hilário. E só! Convenhamos, não aconteceu absolutamente NADA nesse episódio. Diria que foi o mais fraco da temporada, no sentido de (não) me agradar.

    ResponderExcluir
  5. Sou obrigado a concordar com o Jackson, o que tá acontecendo com True Blood?? Esses dois últimos episódios foram praticamente inúteis, nem deu pra esperar muita coisa pro season finale.

    ResponderExcluir
  6. Davi, o feriado é dia 7 de setembro e não dia 7 de agosto como você colocou, que por coincidência é aniversário de Rachel Evan Wood

    ResponderExcluir
  7. @Matheus, bem bacanas os desenhos, hein?! Os de Lost estão ótimos, mas os de True Blood ficaram ainda melhores. Parabéns pela iniciativa e obrigado por dividir conosco :)

    @Tiago, obrigado pela correção que já está refletida no post.

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  8. Interessante quando o Eric disse ao Bill que ele também deu seu sangue à Sookie.
    Isso me fez despertar pra uma coisa que até então não tinha percebido: a Sookie se apixoinou pelo Bill devido ao sague que ela bebeu dele e não naturalmente.
    Do jeito que o Eric se dirigiu ao Bill naquela conversa, fiquei pensando que o Bill talvez não seja esse mocinho que ele vem mostrando, e que ele armou isso pra ter a Sookie sob seu domínio.

    ResponderExcluir
  9. Na primeira temporada os personagens eram muito mais interessantes, assim como os diálogos e palavras cortantes de Tara, que agora virou uma bobinha com repentes amorosos. O Bill caiu tanto que a torcida vai toda pro Eric. O Jason ninfomaníaco agressivo meio aparvalhado, só sobrou o aparvalhado.O Sam é o único que ainda se mantem. A Sookie virgem era muito mais agridoce e agora pós coito tá irritantezinha.
    A Rainha é uma adolescente, com cara e comportamentos de adolescente que entrou pra angariar mais ainda o público tal. Não empolga na figura de uma possível vilã ou coisa que valha, pra quem terá um papel mais ativo na terceira temporada. Ela é linda, e sua beleza funciona como desculpa.
    Se as cenas de sexo às vezes sádicas, masoquistas funcionavam bem, agora se tornaram apelativas de tanta orgia. Quando aparece uma já dá vontade de bocejar.
    O público alvo da primeira com certeza não é o mesmo da segunda temporada, por isso o nível cai. Mas se eles conseguiram fidelizar uma maioria, e conseguiram, nos resta esperar mais umas semanas pra ver o episódio final.
    Esse Frenzy sendo o penúltimo da temporada, foi fraco demais. E o ovo gigante tendo um ninho feito pelo Eggs?! É ladeira.

    ResponderExcluir
  10. A Rainha Sophie Ann foi a melhor coisa desse episódio, e depois foi a Pam (que andou apagada nessa temporada) com nojo das crianças.
    O Eric voa nos livros, e na primeira temporada o Bill falou para a Sookie que alguns vampiros voam, mas ele não.

    Chega logo dia 13!!

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito do blog, leio sempre, mas preciso discordar de você em alguns pontos. 1º, a trama da Maryann foi desde o final da temporada passada uma das mais interessantes, e foi fantástico como se construiu tudo para que quando o pessoal voltasse de Dallas, existisse um conflito interessante em Bon Temps. Esse episódio foi pra mim um dos melhores da temporada, não só pelos ótimos diálogos (como o do Jason e do Andy dentro do carro, da Tara e da sua mãe em casa, da Sookie e do Lafayette antes de entrarem em casa) como da própria evolução da trama, que conseguiu mostrar um panorama perfeito do que aconteceu com todos os personagens importantes da série, trazer personagens novos e ainda se lembrar de personagens como os filhos da Arlene. Enfim, foi pra mim um dos melhores episódios de True Blood até hoje.

    Abração e continue o bom trabalho no blog!

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente, eu sou daqueles que concordam com o Regis e o Jackson...achei que o episódio teve muito pouco de se aproveitar.
    A mim a rainha tb não convenceu, achei a atriz muito concentrada na forma do que fazia e esqueceu completamente de tentar viver a situação proposta...tudo bem, vários atores são assim, mas não é o tipo que me agrada.
    Concordo tb que o excesso de orgias matou o erotismo da série, que era tão bacana...a mudança de idéia da mãe da Tara pareceu frívola demais...todos os diálogos do Jason me pareceram inúteis...bom, vou ficar por aqui, enfim, para mim, foi triste ver um episódio assim em uma das três únicas séries que assisto...espero que o final justifique alguma parte disso...Desculpem meter o pau, mas é que achei ruim mesmo, fazia muito tempo que não via algo tão ruim na TV (não, eu não assisto TV aberta...rs)

    ResponderExcluir
  13. Não achei o ep ruim , eu esperava q fosse assim, um preparo pro ep final da 2 temporada, ai não vejo a hora de a Maryann morrer ai muito chata essa trama dela, no começo eu a achava interessante + depois ficou muito chato, a Tara ficou chata..Enfim.. eu tb adorei a Sophie Anne, fiquei feliz de saber q ela vai continuar na 3 temporada.Bom quando foi revalado q Maryann pode dizer assim foi invocada pela Tara eu iamginei uam coisa, a única pessoa q pode matar a Maryann é a Tara no ritual, enfim achoq viajei hehe. a Mãe do Royt realmente é foi mau comida não é possivél isso hehe. e eu ri muito na parte q o Jason fala com o Andy è o Sam se transforma eu uam galinha e bota ovo e depois ele come seu próprio ovo?? foi + ou _ isso q ele disse, hehe só ele mesmo p falar isso. E q q era aquele Ovo gigante na cama?? aff muito bizarro. enfim agora tem q esperar 2 semanas p ver como isso td vai acabar e qual outro ser vai aparecer em Bon Temps.

    ResponderExcluir
  14. Ah esqueci , eu espero q o Sam não morra, pq ele se tornou um dos meus personagnes favoritos nessa segunda temporada tb =]

    ResponderExcluir
  15. Beber o sangue do vampiro faz a libido da pessoa ficar mais aguçada, ela pode ter sonhos eróticos com o vampiro, como já vimos que Sookie e Lafayette tem com Eric, assim com Sookie tinha com Bill no começo da 1ª temporada.
    Mas isso não faz a pessoa se apaixonar pelo vampiro "doador" de sangue, então quem aqui está atribuindo a ligação de Bill e Sookie ao sangue que ele deu a ela está enganado na minha opinião, acho que foi meu xará Rodrigo.
    Pois pelo que entendi, os efeitos do sangue são libido, sentidos aguçados, o vampiro poderá rastrear vc e suas emoções.
    Nada a ver com amor e paixão, a ligação de Sookie e Bill vai muito além do sangue.

    ResponderExcluir

Fale conosco! também pelo e-mail mandando sua sugestão ou crítica.

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o post serão recusados.